Noticiário Geral
Por Lucas Rossafa
A falta de cimento na base de um poste, localizado na Rua São Vicente de Paula, em frente ao nº 80, preocupa os moradores do Bairro São Bernardo, em Campinas. A estrutura, responsável pela transmissão de energia elétrica na região, está bem torto e tira o sossego daqueles que moram nas adjacências.
O porteiro Gilmar Castro, de 34 anos, é um dos residentes que admite certa apreensão. Há doze anos no local, vê sua casa correr risco em caso de desabamento e convive com essa situação há tempo. O porteiro, inclusive, já demonstrou insatisfação na Prefeitura Municipal e na Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), mas nunca teve seu pedido atendido.
“Pago imposto todo mês como qualquer outro cidadão e não tenho meus direitos. Jamais fui ouvido pelos órgãos responsáveis. Isso me preocupa. Se o poste cair, minha vida fica em xeque e terei tudo destruído. É lógico que a saúde vem sempre em primeiro lugar, mas qualquer vendaval pode derrubá-lo”, reclamou.
Quem tem opinião semelhante é Marlene de Almeida. A aposentada, de 62 anos, reafirmou que o estrago da estrutura é antigo. “A situação do poste é a mesma há muitos meses. Já fiz reclamação por telefone, prometeram que a manutenção seria feita de forma imediata, mas até agora nenhuma medida foi realizada. Se ele cair, corremos risco de vida. Tenho receio de que a base não resista e venha ao chão, falta concreto para sustentá-lo e a estrutura já está velha”, afirma.
Em contato com a reportagem do Digitais, via email, a CPFL esclarece que o poste não apresenta risco de queda. Uma equipe de técnicos visitou o local e analisou a situação de forma criteriosa. Ainda de acordo com a companhia, a substituição da estrutura será realizada como medida de prevenção nos próximos dias.
Editado por Thais Lopes
Orientação de Profª Cynthia Andretta
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino