Destaque

Moradores de Barão Geraldo se encontram nessa praça

O que era um espaço abandonado há 26 anos, hoje é a frequentadíssia Praça do Coco

>

Espaços comerciais da Praça do Coco / Local é frequentado por quem procura lazer e comida

>

Texto e imagens: Lucas Maccarone

> 

A Praça Irmã Carmela Stecchi, mais conhecida como Praça do Coco, é ponto de encontro de moradores de Barão Geraldo, estudantes da Unicamp e visitantes em busca de um passeio ao ar livre. Seja para relaxar à sombra das árvores, praticar atividade física na academia ao ar livre, trazer as crianças para brincar no parquinho, apreciar apresentações musicais ou comer um pastel e tomar uma água de coco. Nos fins de semana, a praça é palco da Feira de Artesanato, com artistas e artesãos da região, enquanto barracas oferecem até pratos mais elaborados.

O justo destaque vai para o quiosque de pastel e caldo de cana, onde tudo começou. Também se encontram opções veganas e produtos orgânicos, como destaca Fabio Piva, que vem sempre com a família: “Gosto muito das opções de comidas, mas o pastel daqui é uma delícia”.

Sérgio Medeiros, que trabalha há quatro anos na Feira de Artesanato vendendo brinquedos e jogos educativos em MDF, diz que os frequentadores da praça são muito receptivos e valorizam bastante o trabalho dos artesãos. “Desde que comecei a trabalhar aqui, observo melhorias feitas na praça”.

Rafael Campos, que estava vindo à praça pela segunda vez com a esposa e suas três filhas, disse que aprecia o ambiente descontraído: “É bem tranquilo e divertido, com comida gostosa e bom para vir aos sábados de manhã”. Paula Campos, a esposa, destaca que o local é ótimo para as crianças: “O clima familiar e ótimo, além de ter muitas coisas para as crianças fazerem”.

>

Paula Campos vem com os filhos / Fábio Piva gosta do pastel / Ari Mastromauro trabalha há 24 anos

>

HISTÓRIA

Valdir dos Santos e seu filho Vagner dos Santos, com a ajuda de outros comerciantes, deram início ao processo de revitalização da praça, com a utilização de material reciclável na construção de um quiosque onde estão até hoje, transformando o local em um espaço de lazer, cultura e comida. Ari Mastromauro, um dos sócios do quiosque e que trabalha no local há 24 anos, contou um pouco dessa história:

>

SERVIÇO
Digitais Recomenda: Praça do Coco
Local: Distrito de Barão Geraldo, Campinas-SP
Endereço: Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo
Funcionamento: todos os dias, exceto segundas-feiras, das 10h às 19h. Nas terças-feiras, das 13h às 18:30 funciona a feira de produtos orgânicos. A Feira de Artesanato acontece aos Sábados, das 10h às 16h e aos Domingos, das 10h às 15h.
Mais detalhes: Instagram da praça

> 

Orientação e edição: Adauto Molck


Veja mais matéria sobre Destaque

Quando o verde vem de casa: o impacto de pequenas ações no clima das cidades


Interior de São Paulo lidera ranking internacional de cidades com mais árvores no Brasil; confira os detalhes


Mudanças climáticas e alta dos alimentos agravam insegurança alimentar


Hortas urbanas e cozinhas solidárias ajudam a minimizar o problema no interior de São Paulo; confira exemplos


PUC-Campinas promove Jornada de Empreendedorismo


Motiv.se, será realizada entre os dias 2 e 5 de junho com o tema ‘Cidades Digitais e Sustentáveis1.


‘Rock ao Piano’ faz releituras de clássicos em Campinas


O concerto traz destaque para Queen, Pink Floyd e Rita Lee. A apresentação celebra os 50 anos de álbuns icônicos lançados em 1975 .


Piracicaba recebe nessa quarta o Dia do Desafio 2025


Os moradores de Piracicaba irão participar de uma competição de atividades físicas com outros países, na próxima quarta-feira, dia 28/04.


Giro RMC destaca o aumento de cesarianas em Campinas


O programa abordou também os 137 anos da abolição da escravidão e o papel dos matemáticos na sociedade



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.