Destaque
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts
>
Texto: Enzo Zaros e Sofia Pisteker
Imagem: Sofia Pisteker
>
Produção musical e produção sonora com inteligência artificial foi a oficina conduzida por Márcio “Mouse” Claver durante o Intercom Sudeste que está acontecendo na PUC-Campinas. Márcio trabalha nos estúdios de som da universidade e é produtor musical e DJ. Em sua ‘oficina’ foram apresentadas ferramentas que auxiliam no processo de criação de projetos musicais e de podcast utilizando a inteligência artificial.
Segundo Mouse, a primeira vez que utilizou inteligência artificial profissionalmente foi quando gravou o coral da Arquidiocese de Campinas… ouça:
>
Este programa foi um dos explorados na oficina, assim como o que mais chamou a atenção dos que estavam presentes no local. Para Ricardo Brambila, estudante de Jornalismo da Universidade Estadual de São Paulo, o Moises e a aula prática com o produtor o ajudaram a ter novas ideias e como manejar seus novos projetos… ouça:
>
Amanda Silva também da UNESP está começando um projeto de rádio pela sua faculdade, e aproveitou sua vinda ao Intercom para ampliar seu conhecimento sobre IA e sua aplicabilidade em áudios e músicas… ouça:
>
Arthur Figueiredo é recém graduado pela Universidade Federal de Juíz de Fora, para ele é melhor usar a IA como uma linha guia do que utilizar 100% na hora de criar, “Prefiro tentar ir errando e acerto do que me render a IA” porém pretende aplicar algumas ferramentas após escutar e ver na prática como funciona. Ouça:
>

Para Márcio Claver (foto acima) a IA funciona como um complemento do seu trabalho, sempre mantendo o lado criativo e humano como prioridade. “Em alguns momentos utilizo para ter uma ideia ou quando acho um instrumento legal, pego esse instrumento e dou a minha cara”.
>
Edição: Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.

Publicitário discute o resgate da criatividade
Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.

‘Top Voices’ defende uma comunicação sustentável
Viviane Mansi conduziu a palestra ‘Os desafios da comunicação da sustentabilidade num contexto de greenwashing’.