Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste

Juliano Prado relembra a trajetória da personagem e apresenta filme que deve estreiar em 2026

>

O criador da “Galinha” apresentando o making of do filme na PUC-Campinas (Fotos: Karla Ehrenberg)

>

Por Gabriela Belloto e Maria Fernanda Esmeriz

No último dia do Intercom Sudeste 2025, o co-criador, produtor e roteirista da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro e a expectativa do crescimento para o ano de 2026 com uma estreia pela frente.

A história começa no início dos anos 2000, quando Juliano e seu parceiro de criação, Marcos Luporini (músico formado pela Unicamp), começaram a produzir animações para a internet. Marcos havia gravado em seu estúdio algumas canções de música popular, entre elas, a música “Galinha Pintadinha”. A ideia inicial era criar videoclipes dessas músicas para apresentar um projeto infantil a canais de televisão.

No entanto, um vídeo esquecido no YouTube acabou surpreendendo. Em 2006, alcançou a marca de 500 mil visualizações, revelando o potencial do conteúdo e o poder do acesso gratuito como ferramenta de conexão com o público. “A gente disponibilizava o desenho animado de graça no YouTube e assim formamos uma comunidade, esse foi o nosso primeiro produto feito basicamente no quintal de casa, com alguns artistas e produtores”, relembra Juliano sobre os primeiros passos da produção.

Artista multimídia, roteirista e produtor audiovisual, Juliano Prado é pós-graduado em Produção Executiva de Cinema e TV pela FGV. Com uma trajetória marcada por experimentações com a internet, o audiovisual e o teatro, ele é idealizador da Galinha mais famosa do Brasil. Também destacou que a cada dois ou três anos tiveram que repensar sua estratégia por conta da mudança da tecnologia e dos meios de comunicação em alta, como o Tik Tok. “Por meio de outros canais a gente acaba falando com um público que não é criança e nem pai, e sim os adolescentes por meio das trends do tik tok, por exemplo”, explica Juliano.

>

“A Galinha se tornou um fenômeno cultural,
então ela vai acabar conquistando pessoas de todas as idades de alguma forma”

Juliano Prado

>

Com o sucesso online, o projeto chamou atenção de distribuidores, que passaram a comercializar os DVDs em grandes redes de varejo. A presença da “Galinha Azul” cresceu, e, em pouco tempo, surgiram os primeiros produtos licenciados, como pelúcias e aplicativos para celulares. “Levamos o desenho para feiras de brinquedo, aprendemos como funcionava o mercado. E quando vimos a Galinha Pintadinha chegando no camelô, tivemos certeza de que algo grande estava acontecendo,” conta ele.

Além do sucesso nacional, veio o internacional quando as traduções das canções começaram a ser feitas para outros idiomas, por volta de 2013, até atingirem o noticiário internacional Bloomberg. A partir daí perceberam o amadurecimento da marca. Se tornam um clássico brasileiro com cinco álbuns, a série “Galinha Mini”, aplicativos, jogos, presença em shows e eventos, e até nas redes sociais com o mais atual caso da separação da galinha e do galo.

O filme da Galinha Pintadinha está em produção com estreia prevista para 2026. Juliano Prado apresentou o making of da produção para o público presente no encerramento do Intercom Sudeste 2025, no auditório do campus I de PUC-Campinas. Ele explicou que muita gente está envolvida neste projeto, como a Bromélia, com a roteirização e a edição e Hype, que é especializada em 3D. O trabalho envolve várias etapas de animatic, blocking, animação e color script.

>

Orientação: Karla Ehrenberg
Edição: Adauto Molck


Veja mais matéria sobre Destaque

Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.


Publicitário discute o resgate da criatividade


Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.


‘Top Voices’ defende uma comunicação sustentável


Viviane Mansi conduziu a palestra ‘Os desafios da comunicação da sustentabilidade num contexto de greenwashing’.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.