Destaque
Local foi revitalizado depois que um incendio, em 2015, destruiu boa parte do prédio
>
Texto e Imagens: André Pezzotti Casarin
>
A variedade de serviços oferecidos para quem frequenta o Mercado Municipal de Rio Claro, popularmente conhecido como Mercadão, é seu ponto forte. O local conta com diversos estabelecimentos dos mais variados segmentos, indo de lanchonetes até lojas de artesanato.
Segundo a médica endocrinologista Camila Fernanda Buffolin, de 48 anos, o local é muito bom para organizar encontros com familiares e amigos. “O novo mercado é um espaço muito aconchegante para nos reunirmos com amigos ou a família para um happy hour, um almoço. Tem varias opções gourmets que agradam todos os gostos”.
Além dos estabelecimentos comerciais, o local também conta com um palco para a realização de shows. A música ao vivo é um dos motivos pelos quais as pessoas amam ir ao mercadão. “Podemos desfrutar de uma boa música popular brasileira ou de um samba raiz, graças ao palco que tem bem no centro do mercadão. É um espaço incrível e muito bem revitalizado”, reforçou Camila.
O chefe e dono do Gastrobar Generoso, Sebastião Generoso Neto, de 45 anos, falou sobre sua relação com o seu estabelecimento, e sobre a importância do mercadão em sua vida. “O Generoso faz parte da minha vida, é uma das minhas maiores paixões. E o fato de o mercadão permitir eu fazer o que mais amo, que é cozinhar, só aumenta a minha gratidão e amor que eu tenho pelo lugar. É como se o mercadão fosse um órgão vital meu”.
Para o administrador das obras do mercado, Luiz Felipe Altimari Olivari, de 50 anos, as reformas melhoraram o espaço, mas por fatores externos, as obras demoraram muito mais do que deveriam, chegando a um ponto de até de serem paralizadas por um tempo: “O mercadão ficou com uma cara mais jovem, revitalizado. Mas por fatores como a política, tivemos que paralisar os projetos para alinhar alguns assuntos. Graças a Deus deu tudo certo e agora o mercadão está funcionado a todo vapor e com qualidade.”
>



Frente do Gastrobar Generoso / A entrada o Mercadão / Área externa com o palco e as mesas
>
HISTÓRIA
O Mercado Municipal de Rio Claro teve suas obras iniciadas em 1895, e teve sua inauguração dois anos depois, em 1897. Antes possuía um pátio central, com chafariz de água potável que era rodeado por salas que comercializavam secos e molhados, hortaliças, verduras, aves e animais de abate. Havia também açougues e bares. Depois de um tempo, teve seu uso mudado para o Quartel do Exército. As Forças da União usaram o prédio do quartel alojando a 6ª Companhia de Metralhadoras. A ocupação foi interrompida em 1924.
Em 2015, o local sofreu um incêndio, que danificou várias partes do prédio, o que levou ao começo de obras de restauração e revitalização. Em 2023, houve a reinauguração com estabelecimentos novos, um espaço para shows e uma fonte totalmente nova.
>
SERVIÇO
Digitais Recomenda: Mercado Municipal de Rio Claro
Endereço: Rua 8, 1345 – box 15 – Santana
Horários: Aberto todos os dias das 08h às 18h
Entrada: Gratuita
Mais informações: Instagram do mercadão
>
Orientação e edição: Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Destaque

Projeto que muda a trajetória de adolescentes é destaque no Giro RMC
A edição do dia 12 de abril de 2025 também aborda a importância da arte para a construção da cidadania do campineiro.

Jornalistas da EPTV ministram aulas especiais na PUC-Campinas
Thalles Bruno, Talita Nonato e Jorge Talmon compartilharam suas experiências no telejornalismo em bate-papo com alunos.

Pane di Padre aposta na fermentação natural
Padaria da cidade de Vinhedo se destaca por produzir pães artesanais, doces, salgados e produtos sem glúten.

Abril Azul e Dia do Jornalista ganham destaque no Giro RMC
Programa transmitido nesse sábado, 5 de abril, destaca o Transtorno do Espectro Autista e a importância do jornalismo.

Mirante de Caconde é um refúgio de beleza, ar puro e paz
A menos de três horas de Campinas, o lugar oferece conexão com a natureza e um toque de misticismo.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.