Ciência

Biblioterapia atua como aliada aos tratamentos psicológicos

Por Yasmin de Souza

O uso dos livros para tratamentos psicológicos vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade contemporânea. Esse hábito é conhecido como blibioterapia, uma abordagem terapêutica que utiliza livros como uma ferramenta para auxiliar no bem-estar emocional e psicológico. Essa técnica é muito comum em terapias em grupos, mas ela também pode ser utilizada e aplicada por profissionais em escolas, hospitais e consultórios de psicologia.

O psicólogo João Luís Souza comenta que a bibliopterapia tem os mesmos benefícios da arteterapia (Foto: Yasmin Souza)

O procedimento não substitui a terapia convencional, mas se bem utilizado, pode oferecer benefícios, como “redução do estresse e da ansiedade, auxilia no autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e cognitivo, pensamento crítico, desenvolvimento de habilidades sociais e entre outros”, como explica o psicólogo João Luís Souza.

Ele também destaca que “a leitura dentro da saúde mental funciona como qualquer outra forma de arte, tem um papel de expressão de sentimentos dando a possibilidade do indivíduo que está sob sofrimento psíquico a chance de se expressar sem nenhum tipo de prejuízo físico”.

Lyandra Vitória, estudante de psicologia, compartilha como os livros vem contribuindo com a melhora dos seus sintomas de depressão e de seu transtorno de personalidade limítrofe (borderline).

“Em dias difíceis eu procuro ler algo que me distraia e isso tende a mudar meu humor e o fluxo dos meus pensamentos, quando li Anne de Green Gable senti que a vida que levamos no dia de hoje não será a vida que levaremos para o resto da vida e que temos o poder de escolha”, comenta.

Para Lyandra Vitória ter contato com personagens que passam ou passaram pelas mesmas coisas nos ajuda a entender a possibilidade de mudança (Foto: Yasmin Souza)

De acordo com o psicólogo, quando alguém tem dificuldades sociais e vê um personagem em situação semelhante, pode analisar as respostas na trama e, a partir disso, trabalhar quais foram as certas e erradas. Com a reflexão observa-se o que pode ser aplicado à vida cotidiana, ajudando na melhora de suas reações

A biblioterapia tem crescido cada vez mais dentro do meio institucional e com base nessa expansão que no dia 12 de julho de 2023, em Santa Catarina, ocorreu o I Fórum de Biblioterapia no Brasil, um evento que reuniu especialistas, psicólogos, bibliotecários e educadores para debater o impacto dos livros na saúde mental e no bem-estar.

Esse encontro colabora para a consolidação da biblioterapia como prática terapêutica no país, com o objetivo de fortalecer a utilização da leitura como ferramenta de cura e de autoconhecimento.

Orientação: Profa. Karla Ehrenberg
Edição: Luísa Viana


Veja mais matéria sobre Ciência

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura


Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global


Terapias alternativas ajudam o tratamento psicológico


Práticas Integrativas e Complementares (PICS) podem ser aliadas a procedimentos psicoterapêuticos


Jornalistas precisam dominar a inteligência artificial


Durante a Aula Magna, Profa. Dra. Cristiane Barbosa destacou a importância de aprimorar práticas profissionais e enfrentar os desafios éticos


Mulheres Aviadoras compartilham conhecimentos


Encontro é destinado a pilotas de avião e helicóptero e engenheiras aeronáuticas


Inteligência Artificial Movimenta a Agricultura no Brasil


Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global


Era uma vez uma luva que fez um pianista voltar a tocar 


O empreendedor Ubiratan Bizarro conseguiu fazer do seu negócio um instrumento de inclusão 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.