Cultura & Espetáculos
Francês Nicolas de Barry diz que faz um trabalho que vai do natural ao histórico
Por Raquel Piveta
A perfumaria sempre foi vista como um mercado de luxo e relativamente pouco acessível, no entanto, Nicolas de Barry escreveu o livro A Arte dos Perfumes justamente para desconstruir essa visão enraizada com a arte. Esse nicho é ainda pouco explorado no Brasil. O perfumista francês é expecialista na área e possui seu ateliê em Sousas, distrito da cidade de Campinas. A convite da Editora Senac, Nicolas desenvolveu um bate-papo aberto ao público sobre seu livro, que teve a participação de muitos jovens alunos do Senac.

público do Senac (Foto: Raquel Piveta)
Ao contrário da maioria dos livros sobre perfumaria, A Arte dos Perfumes não foi escrito para especialistas, mas para qualquer pessoa que tenha interesse no tema, ainda que seja leiga. “É um livro que eu queria fazer para o grande público, não para especialistas. Paramostrar que a perfumaria é uma arte acessível para todos. É uma coisa que pode se desenvolver na cozinha, no seu apartamento”, disse de Barry.
O artista começou sua carreira na perfumaria no Brasil, por volta de 30 anos, quando veio ao país pela primeira vez. Ao longo de todo esse tempo, se especializou em perfumes naturais e históricos, e ministra masterclasses no mundo inteiro, já tendo formado mais de mil perfumistas ao redor do planeta, e aproveitou o encontro para contar um pouco da sua história.
Um dos questionamentos vindos do público, que mais surgiu ao longo da palestra, foi o que inspirava o perfumista a criar os aromas de suas fragâncias, algo que Nicolas respondeu com prontidão: “Vou falar de mim, mas cada um tem uma maneira de criar. Cada perfumista tem uma maneira de trabalhar a imaginação para depois traduzi-la em produtos materiais”. Nicolas de Barry explicou que seu processo é muito único, especialmente em razão aos seus trabalhos “sob medida”, que são perfumes específicos feitos sob encomenda para alguém. “Minha criatividade é conseguir traduzir o gosto de determinada pessoa em uma essência que ela vai gostar, fazendo algo para ela”. Ou seja, sua inspiração vêm, de fato, das pessoas para quem produz.

O perfumista relaciona a arte de criar perfumes sob medida com as artes plásticas, fazendo um paralelo entre sua forma de criar com o Renascimento, pois muitos de seus perfumes são como retratos, em que a obra reflete algo real. O mesmo vale para seus perfumes 100% naturais, os quais Nicolas relata que a inspiração vem da própria natureza.
Orientação: Prof. Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Festa das Nações chega ao Distrito de Joaquim Egídio
A festa vai oferecer barracas de artesanato, gastronomia e shows musicais que remetem às tradições das determinadas nações.

Dia da Dança tem mais de 20 coreografias em Nova Odessa
Meire Prado, diretora da escola, disse que esse momento é essencial para reforçar a importância da cultura para as pessoas.

Gostos da Argentina, Coreia e Minas juntos num só lugar
O festival trouxe mais de 50 pratos típicos de países como Coreia do Sul, Japão, México, Uruguai, Espanha, Argentina.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.