Destaque
Entrevistados apontam pouco aprofundamento da mídia brasileira e falta de escuta dos afetados pela reforma
Por Bárbara Dário, Bárbara Marçal, Juliana Lamussi, Lorena Bonfá, Luiza Maia

O novo ensino médio tem sido objeto de críticas de inúmeros estudantes, professores e famílias dos alunos. Para a doutoranda em Educação e Políticas Públicas da PUC-Campinas, Júlia Cabral Rinaldi, falta aprofundamento na imprensa sobre esse tema. “A mídia muitas vezes dá mais espaço a especialistas e formuladores de políticas públicas, relegando a segundo plano as vozes daqueles diretamente afetados pela reforma”, declarou Rinaldi, destacando a insatisfação de estudantes, professores e famílias que se sentem pouco representados nos debates.
Marta Avancini, integrante da equipe executiva da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), também alerta para essa falta de aprofundamento e para a necessidade de acompanhar o processo de adaptação nas escolas. Segundo Avancini, as reportagens sobre o tema tendem a perder visibilidade conforme surgem novos assuntos, deixando de lado os desafios cotidianos de alunos e professores. “Acho que apresentar visões diferentes seja a essência do jornalismo, mas a polarização não abre espaço para o confronto, análise e contemporização de pontos de vista diferentes”, ressalta a jornalista. Ela reforça que a complexidade da reforma exige uma cobertura que vá além dos discursos oficiais e se atente às mudanças vivenciadas em sala de aula.

A professora Tatiane Artioli, que leciona redação e gramática no ensino médio, reforça as observações. Segundo ela, o novo ensino médio aprofundou a disparidade entre ensino público e privado. “O modelo está fazendo crescer a diferença entre as escolas, pois as particulares mantêm o foco nos vestibulares, enquanto as públicas diminuem a carga horária de matérias obrigatórias para priorizar os itinerários”, afirmou.
Edição: Mariana Neves
Orientação: Prof. Artur Araújo
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Arte e resistência se encontram no sarau Poetiza-me
Na próxima quarta-feira, dia 21 de maio, o Porão Skate Park, em Americana (SP), acontecerá mais uma edição do Sarau Poetiza-me.

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.