Destaque

Especialistas criticam cobertura do Novo Ensino Médio

Entrevistados apontam pouco aprofundamento da mídia brasileira e falta de escuta dos afetados pela reforma

Por Bárbara Dário, Bárbara Marçal, Juliana Lamussi, Lorena Bonfá, Luiza Maia 

Estudantes no segundo dia de provas do ENEM na UNIP Vergueiro em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O novo ensino médio tem sido objeto de críticas de inúmeros estudantes, professores e famílias dos alunos. Para a doutoranda em Educação e Políticas Públicas da PUC-Campinas, Júlia Cabral Rinaldi, falta aprofundamento na imprensa sobre esse tema. “A mídia muitas vezes dá mais espaço a especialistas e formuladores de políticas públicas, relegando a segundo plano as vozes daqueles diretamente afetados pela reforma”, declarou Rinaldi, destacando a insatisfação de estudantes, professores e famílias que se sentem pouco representados nos debates.  

Marta Avancini, integrante da equipe executiva da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), também alerta para essa falta de aprofundamento e para a necessidade de acompanhar o processo de adaptação nas escolas. Segundo Avancini, as reportagens sobre o tema tendem a perder visibilidade conforme surgem novos assuntos, deixando de lado os desafios cotidianos de alunos e professores. “Acho que apresentar visões diferentes seja a essência do jornalismo, mas a polarização não abre espaço para o confronto, análise e contemporização de pontos de vista diferentes”, ressalta a jornalista. Ela reforça que a complexidade da reforma exige uma cobertura que vá além dos discursos oficiais e se atente às mudanças vivenciadas em sala de aula. 

“Acho que apresentar visões diferentes seja a essência do jornalismo, mas a polarização não abre espaço para o confronto, análise e contemporização de pontos de vista diferentes”, comenta Marta Avancini da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca)

A professora Tatiane Artioli, que leciona redação e gramática no ensino médio, reforça as observações. Segundo ela, o novo ensino médio aprofundou a disparidade entre ensino público e privado. “O modelo está fazendo crescer a diferença entre as escolas, pois as particulares mantêm o foco nos vestibulares, enquanto as públicas diminuem a carga horária de matérias obrigatórias para priorizar os itinerários”, afirmou.  

Edição: Mariana Neves
Orientação: Prof. Artur Araújo


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.