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Essa rede social pode ajudar empreendedores a entrarem na dança e nos bons negócios

 Pesquisa aponta que 40% dos usuários do TikTok já foram influenciados por essa rede na hora de fazerem as compras

Por: João Chaves, Laura Nardi e Marina Fávaro

Conhecido pelos vídeos virais, o TikTok está se consolidando como uma ferramenta poderosa de venda para empreendedores. Segundo a Opinion Box, empresa brasileira de pesquisas de mercado online, quatro a cada dez usuários da plataforma já comprou algo por influência desta rede digital. Trata-se de uma tendência em ascensão e nos Estados Unidos, por exemplo, foi lançado ano passado o TikTok Shop, que logo deve chegar ao Brasil. 

Bolsas, sapatos, roupas, acessórios, maquiagem e comida são alguns dos itens disponíveis na plataforma. Empresas de todos os tamanhos apostam nesse filão para impulsionar vendas pelo engajamento.

A tendência ganha força por meio dos usuários e os empreendedores vão aonde os consumidores estão. “Através dos vídeos, que, muitas vezes, contêm reviews ou indicações, vejo como os produtos funcionam. Mais do que isso, descubro como eles ficam em corpos reais, já que costumo seguir mulheres com o mesmo biotipo que o meu”, afirmou a estudante Lara Santana Silva, que costuma comprar roupas e acessórios pelo TikTok mensalmente.

Não basta, entretanto, ao empreendedor estar na rede: é preciso saber usá-la. Janaína Camilo, que é especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), aponta que é importante que o dono do negócio esteja atento às tendências. “Claro que se deve escolher memes que se conectem com o seu negócio, que não desmereçam pessoas, ou que não desqualifiquem o seu produto, ou o seu serviço ou a sua própria figura, explicou.

Milhões de visualizações

Na onda dessa tendência está a empreendedora Sirlaine Carvalho, da Laine Sapatilhas Louveira. Seu negócio tem mais de 10 mil seguidores na rede social. Ela utiliza o TikTok para divulgar os seus produtos e conta que tanto a visibilidade da loja quanto o faturamento estão em alta por causa dos vídeos. “As vendas aumentaram até mesmo pelos correios. Muitas pessoas vieram conhecer a loja porque me viram nos vídeos do TikTok. Ofereço alegria às pessoas e me divirto muito fazendo isso”, declarou.

Dois vídeos da Laine Sapatilhas Louveira atingiram a marca de 3 milhões de visualizações. A proprietária aponta que, para isso, ela costuma utilizar hashtags e trends (conteúdos que estão em destaque na rede social naquele momento). “Sempre fico atenta para ver os áudios que estão mais em alta para saber como podemos usar isso para propaganda e divulgação da loja de uma maneira divertida e não aquela publicidade forçada ou sem graça”, afirmou Sirlaine Carvalho. 

O poder de influenciar é uma das chaves para fazer da plataforma uma ferramenta de vendas. Vinicius Costa, coordenador de eventos da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), aponta que “o aumento de usuários comprando produtos por causa do TikTok pode ser explicado pela influência dos criadores de conteúdo na plataforma. Eles têm o poder de recomendar e promover produtos de forma autêntica e envolvente”, destacou.

Test drive

Um dos segredos das compras por meio da rede social está no fato de muitos vídeos servirem como uma forma de test drive das mercadorias. A estudante Nathalia Buscaratti conta que, antes de comprar um produto, ela pesquisa no TikTok “para ver o que o povo fala. Até o meu computador, que comprei recentemente, eu pesquisei lá”. Buscaratti explica que, para ela, essa rede social é uma ferramenta que facilita a decisão de compra.

Professora Helena Ferrari de Almeida: “O alcance do TikTok é potencializado e a capacidade de influenciar as pessoas é facilitada” (Foto: Arquivo pessoal)

Uma outra pesquisa, realizada pela empresa de mídia e marketing Her Campus Media, voltada à geração Z, indica que 72% desse público já comprou um produto depois de vê-lo no TikTok. As estudantes Lara e Nathalia, ambas com 21 anos são um exemplo dessas conclusões do estudo.

A professora Helena Ferrari de Almeida da PUC-Campinas, especialista em posicionamento digital, explica que esses números refletem a atual tendência de consumo. “O algoritmo da plataforma é menos ‘travado’ que o de outras redes sociais. Por isso, o alcance do TikTok é potencializado e a capacidade de influenciar as pessoas é facilitada”, explicou.

Mais do que isso, a plataforma é relevante, como destaca Helena de Almeida. “O TikTok tem uma base de usuários enorme, especialmente entre os jovens. Isso faz com que os empreendedores possam alcançar uma audiência significativa. Há uma maior facilidade de chegar às pessoas, mais do que em outras plataformas como o Instagram, por exemplo”, afirmou.

Estratégia viral

Empresária Silvana Fér: “Não faz muito tempo, criei um TikTok e já consigo notar o aumento da demanda por causa da plataforma” (Foto: Arquivo Pessoal)

A especialista da PUC-Campinas ressalta que o TikTok é muito conhecido pelos desafios virais e que é preciso incorporá-los como estratégia digital. “É uma maneira divertida e relevante de aumentar a visibilidade da marca e o engajamento dos usuários”, destacou.

A empresária Silvana Fér, da SilFér, confeitaria localizada em Campinas, produz vídeos sobre rotina de produção das receitas e dicas gastronômicas. Apesar de ter pouco mais de 200 seguidores, ela conta que a ferramenta tem ajudado a impulsionar a venda dos bolos.  “Nunca saí da minha casa para oferecer nada dos meus produtos. Sempre utilizei redes sociais para vender. Comecei com o Instagram, aí eu também fiz um Facebook e, não faz muito tempo, criei um TikTok e já consigo notar o aumento da demanda por causa da plataforma”, destacou.

Janaína Camilo do Sebrae pontua que “hoje, a gente não consegue mais falar de um negócio promissor, escalável, que não esteja no digital. Nessa linha, o TikTok tem sido cada vez mais presente junto ao empreendedorismo. A plataforma tem a junção de três poderes: influência dos criadores, alcance e capacidade de venda. Por isso, vale muito a pena ter um perfil no TikTok, investir nisso, ter estratégia de postagens e usar essa rede com a pujança que ela tem para captar os seus seguidores e conectar ao seu negócio”, concluiu.

Orientação: Prof. Artur Araújo

Edição: Gabriela Lamas


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