Destaque

Alunos de jornalismo promovem oficina para idosos do Vitalità

Estudantes explicaram ao público sobre o armazenamento do celular e golpes na internet

Por Henrique Alves

Os alunos de jornalismo da PUC-Campinas realizaram uma oficina para nove idosos participantes do Instituto Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade, no Laboratório de Jornalismo da universidade. Sob supervisão da Professora Amanda Artioli, através de uma apostila e aplicação prática, os jovens ensinaram ao público da terceira idade, como limpar o armazenamento do celular e identificar um golpe na internet.

A oficina aconteceu na manhã de sexta-feira (18),Com uma hora e meia de duração, os estudantes deram continuidade à primeira oficina audiovisual realizada na semana passada. Na primeira ocasião, o público aprendeu a tirar fotos com maior qualidade e encontrar o local onde são armazenadas. Por isso, nesta semana, o foco da atividade foi no gerenciamento do armazenamento do celular, para os participantes poderem registrar um número maior de vídeos e fotografias.

Para isso, os mais de 10 alunos presentes formaram duplas com os participantes, realizando um atendimento individual a cada integrante. A partir disso, no próprio celular do visitante para demonstrar como limpar as conversas do aplicativo de mensagens Whatsapp e a caixa de entrada de e-mails, por exemplo. A dinâmica fez parte do componente curricular Projeto Integrador III, que neste semestre, propõe uma maior interação com os maiores de 60 anos, visando entender de forma aprofundada, suas maiores dificuldades e necessidades.

Para documentar a oficina realizada na universidade, os alunos Carlos Favareto, Eduardo Tolentino, Henrique Alves Felipe e João Pedro Bertuzzo produziram uma reportagem audiovisual relatando as experiências vividas na oficina. O conteúdo conta como a dinâmica impactou a vida dos idosos e até mesmo dos alunos participantes.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema está despreparado para inclusão de autistas


Há acesso à informação, mas falta de tutores e infraestrutura limita avanço


‘Samba da Tia Rê’ é patrimônio cultural de Valinhos


Projeto visa ressignificar o samba raiz e arrecadar alimentos para doação


Em minoria na Câmara, mulheres querem mais assentos em 2024


Partidos de Campinas se preparam para eleger vereadoras nas eleições


O novo ensino médio precariza a educação dos estudantes


Não há pontos positivos na nova reforma educacional, diz pedagoga Andreza Barbosa


O momento em que uma diversão começa a virar um negócio 


Segundo Nielsen, Brasil é o 2º país em que mais pessoas tentam carreira de influenciador  


O evento que faz girar a roda de negócios de Americana


Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.