Destaque
Estudantes explicaram ao público sobre o armazenamento do celular e golpes na internet
Por Henrique Alves
Os alunos de jornalismo da PUC-Campinas realizaram uma oficina para nove idosos participantes do Instituto Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade, no Laboratório de Jornalismo da universidade. Sob supervisão da Professora Amanda Artioli, através de uma apostila e aplicação prática, os jovens ensinaram ao público da terceira idade, como limpar o armazenamento do celular e identificar um golpe na internet.
A oficina aconteceu na manhã de sexta-feira (18),Com uma hora e meia de duração, os estudantes deram continuidade à primeira oficina audiovisual realizada na semana passada. Na primeira ocasião, o público aprendeu a tirar fotos com maior qualidade e encontrar o local onde são armazenadas. Por isso, nesta semana, o foco da atividade foi no gerenciamento do armazenamento do celular, para os participantes poderem registrar um número maior de vídeos e fotografias.
Para isso, os mais de 10 alunos presentes formaram duplas com os participantes, realizando um atendimento individual a cada integrante. A partir disso, no próprio celular do visitante para demonstrar como limpar as conversas do aplicativo de mensagens Whatsapp e a caixa de entrada de e-mails, por exemplo. A dinâmica fez parte do componente curricular Projeto Integrador III, que neste semestre, propõe uma maior interação com os maiores de 60 anos, visando entender de forma aprofundada, suas maiores dificuldades e necessidades.
Para documentar a oficina realizada na universidade, os alunos Carlos Favareto, Eduardo Tolentino, Henrique Alves Felipe e João Pedro Bertuzzo produziram uma reportagem audiovisual relatando as experiências vividas na oficina. O conteúdo conta como a dinâmica impactou a vida dos idosos e até mesmo dos alunos participantes.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.

Publicitário discute o resgate da criatividade
Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.