Destaque

Torre de Castelo é ponto de referência para Campinas

O espaço tem um museu e integra a campanha sobre os pontos turísticos da cidade

Por: Tomas Caballero

A Torre de Castelo, localizada em Campinas, é uma caixa de água, utilizada para distribuição à cidade. Para cumprir essa função, está em um plano elevado, com aproximadamente 735 metros de atitude, oferecendo uma vista diferenciada de qualquer outro bairro.

O museu ainda tem os equipamentos usados anos atrás (Foto: T. Caballero)

Construída em 1936, com 27 metros de altura, já passou por três reformas, o mais atual no estilo “Art Deco”.

Sua construção foi reponsabilidade de Francisco Prestes Maia, como parte do remodelação urbana de Campinas. No interior do prédio há um museu, com acervo sobre a obra, juntamente com alguns dos antigos equipamentos de serviço de água. A Torre , que forma uma rotatória, recebe carros de várias direções, unindo Avenida Dr. Alberto Sarmento, Rua Santo Antônio Claret, Avenida João Erbolato, Avenida Francisco José de Camargo Andrade,Rua Oliveira Cardoso e a Avenida Andrade Neves.

A Torre é usada como um ponto de referência para mapas da cidade (Foto: T. Caballero)

SERVIÇOS – A Torre de Castelo é aberta para visitantes às 10 às 21horas nos finais de semana, e de segunda à sexta das 10 às 17hs.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Bianca Bernardes


Veja mais matéria sobre Destaque


Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.