Noticiário Geral
Por Caio Possati
O Deu na Mídia desta semana destaca: infográficos do Estadão que mapeiam o eleitorado de cada candidato a partir do IDH de cada município brasileiro; o aumento na busca pela palavra “Fascismo”, reportado pela Piauí; o relato do brasileiro à BBC que sobreviveu ao acidente de avião em 1973, na França; e a entrevista feita pelo El Pais com o professor de Harvard, Michael J. Sandel, considerado o filósofo mais popular da atualidade.
A votação de acordo com o IDH das cidades
O Estado de S.Paulo divulgou, na última segunda-feira (15), infográficos que ajudam a explicar uma relação entre a quantidade de votos que os cinco candidatos à Presidência mais votados tiveram no primeiro turno e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada município. Pela ferramenta criada, é possível identificar as afinidades pelos candidatos por região e estabelecer uma conexão com o índice de desenvolvimento da cidade onde o eleitorado vota. O Estado de S. Paulo considerou, ainda, cidades que “estão fora da curva”. Ou seja, que escapam do padrão de votação identificado pelo jornal.
A procura pelo “Fascismo”
Com a ajuda da ferramenta “Google Trends”, que contabiliza a quantidade de vezes que uma palavra-chave foi pesquisada no Google, a Piauí identificou que o termo “Fascismo” foi procurado 10 vezes mais na semana das eleições em primeiro turno no Brasil em comparação a 2004, quando o Google começou a medir o material buscado em sua plataforma. A intensidade de busca pela palavra “Fascismo” também foi maior em relação às palavras que representam outras ideologias e regimes políticos, como: Socialismo, Nazismo, Comunismo e Democracia.
O brasileiro que sobreviveu
Quando tinha 21 anos, Ricardo Trajano foi o único passageiro que sobreviveu a um acidente de avião, que vitimou 123 pessoas em 1973, eme Orly, na França. Em depoimento recente dado ao programa Witness, da BBC Sounds, Trajano relatou como foi viver e sobreviver em meio ao caos que dominou aquele Boeing da Varig, há mais de 40 anos. Na última sexta-feira (13), a BBC Brasil publicou o relato de Trajano. As histórias do brasileiro sobre o que aconteceu antes, durante e depois do acidente podem ser acessadas aqui.
Entrevista com Michael J. Sandel
Nesta entrevista exclusiva concedida ao El País, o professor de Harvard e filósofo político, Michael J. Sandel – considerado o filósofo mais popular do mundo -, abriu as portas de sua sala de aula e de sua casa para apresentar o seu posicionamento acerca de temas que não se limitam a um único tempo ou espaço. Sandel mostrou preocupações sobre o crescimento de um mercado que não apresenta limites morais; comentou sobre a importância da filosofia e dos espaços universitários para se debater política, sobretudo em tempos de extremismos e polarizações partidárias; e criticou as políticas de funcionamento de grandes empresas, como o Facebook, que, de acordo com Sandel, têm influência direta na democracia.
Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Flores e finados: a simbologia de presentear aqueles que já se foram
A tradição de florir túmulos de entes queridos que não estão mais entre nós ainda é presente nos dias de hoje
RMC elege somente prefeitos de centro e de direita nas eleições de 2024
Das 20 cidades da RMC, 19 decidiram no primeiro turno; grande parte dos eleitos são de oposição ao governo federal
SPFW 58 celebra Regina Guerreiro e revela tendências da moda brasileira
Criações unem tradição e modernidade com coleções inspiradas no streetwear, alfaiataria e referências do Brasil
Violência no Futebol: um problema além das quatro linhas
Advogados especialistas em Direito Desportivo analisam a problemática da violência no futebol brasileiro e implicações
Brasil registra aumento no número de pedidos de demissão
Os trabalhadores cada vez mais buscam melhores condições e equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Unicamp anuncia criação de Hub Internacional sustentável em Barão Geraldo
A iniciativa prevê o nascimento de um distrito referência em inovação e sustentabilidade na antiga Fazenda Argentina