Noticiário Geral
Por Caio Possati
O Deu na Mídia desta semana destaca: infográficos do Estadão que mapeiam o eleitorado de cada candidato a partir do IDH de cada município brasileiro; o aumento na busca pela palavra “Fascismo”, reportado pela Piauí; o relato do brasileiro à BBC que sobreviveu ao acidente de avião em 1973, na França; e a entrevista feita pelo El Pais com o professor de Harvard, Michael J. Sandel, considerado o filósofo mais popular da atualidade.
A votação de acordo com o IDH das cidades
O Estado de S.Paulo divulgou, na última segunda-feira (15), infográficos que ajudam a explicar uma relação entre a quantidade de votos que os cinco candidatos à Presidência mais votados tiveram no primeiro turno e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada município. Pela ferramenta criada, é possível identificar as afinidades pelos candidatos por região e estabelecer uma conexão com o índice de desenvolvimento da cidade onde o eleitorado vota. O Estado de S. Paulo considerou, ainda, cidades que “estão fora da curva”. Ou seja, que escapam do padrão de votação identificado pelo jornal.
A procura pelo “Fascismo”
Com a ajuda da ferramenta “Google Trends”, que contabiliza a quantidade de vezes que uma palavra-chave foi pesquisada no Google, a Piauí identificou que o termo “Fascismo” foi procurado 10 vezes mais na semana das eleições em primeiro turno no Brasil em comparação a 2004, quando o Google começou a medir o material buscado em sua plataforma. A intensidade de busca pela palavra “Fascismo” também foi maior em relação às palavras que representam outras ideologias e regimes políticos, como: Socialismo, Nazismo, Comunismo e Democracia.
O brasileiro que sobreviveu
Quando tinha 21 anos, Ricardo Trajano foi o único passageiro que sobreviveu a um acidente de avião, que vitimou 123 pessoas em 1973, eme Orly, na França. Em depoimento recente dado ao programa Witness, da BBC Sounds, Trajano relatou como foi viver e sobreviver em meio ao caos que dominou aquele Boeing da Varig, há mais de 40 anos. Na última sexta-feira (13), a BBC Brasil publicou o relato de Trajano. As histórias do brasileiro sobre o que aconteceu antes, durante e depois do acidente podem ser acessadas aqui.
Entrevista com Michael J. Sandel
Nesta entrevista exclusiva concedida ao El País, o professor de Harvard e filósofo político, Michael J. Sandel – considerado o filósofo mais popular do mundo -, abriu as portas de sua sala de aula e de sua casa para apresentar o seu posicionamento acerca de temas que não se limitam a um único tempo ou espaço. Sandel mostrou preocupações sobre o crescimento de um mercado que não apresenta limites morais; comentou sobre a importância da filosofia e dos espaços universitários para se debater política, sobretudo em tempos de extremismos e polarizações partidárias; e criticou as políticas de funcionamento de grandes empresas, como o Facebook, que, de acordo com Sandel, têm influência direta na democracia.
Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino