Noticiário Geral
Por Caio Possati
O Deu na Mídia desta semana destaca: infográficos do Estadão que mapeiam o eleitorado de cada candidato a partir do IDH de cada município brasileiro; o aumento na busca pela palavra “Fascismo”, reportado pela Piauí; o relato do brasileiro à BBC que sobreviveu ao acidente de avião em 1973, na França; e a entrevista feita pelo El Pais com o professor de Harvard, Michael J. Sandel, considerado o filósofo mais popular da atualidade.
A votação de acordo com o IDH das cidades
O Estado de S.Paulo divulgou, na última segunda-feira (15), infográficos que ajudam a explicar uma relação entre a quantidade de votos que os cinco candidatos à Presidência mais votados tiveram no primeiro turno e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada município. Pela ferramenta criada, é possível identificar as afinidades pelos candidatos por região e estabelecer uma conexão com o índice de desenvolvimento da cidade onde o eleitorado vota. O Estado de S. Paulo considerou, ainda, cidades que “estão fora da curva”. Ou seja, que escapam do padrão de votação identificado pelo jornal.
A procura pelo “Fascismo”
Com a ajuda da ferramenta “Google Trends”, que contabiliza a quantidade de vezes que uma palavra-chave foi pesquisada no Google, a Piauí identificou que o termo “Fascismo” foi procurado 10 vezes mais na semana das eleições em primeiro turno no Brasil em comparação a 2004, quando o Google começou a medir o material buscado em sua plataforma. A intensidade de busca pela palavra “Fascismo” também foi maior em relação às palavras que representam outras ideologias e regimes políticos, como: Socialismo, Nazismo, Comunismo e Democracia.
O brasileiro que sobreviveu
Quando tinha 21 anos, Ricardo Trajano foi o único passageiro que sobreviveu a um acidente de avião, que vitimou 123 pessoas em 1973, eme Orly, na França. Em depoimento recente dado ao programa Witness, da BBC Sounds, Trajano relatou como foi viver e sobreviver em meio ao caos que dominou aquele Boeing da Varig, há mais de 40 anos. Na última sexta-feira (13), a BBC Brasil publicou o relato de Trajano. As histórias do brasileiro sobre o que aconteceu antes, durante e depois do acidente podem ser acessadas aqui.
Entrevista com Michael J. Sandel
Nesta entrevista exclusiva concedida ao El País, o professor de Harvard e filósofo político, Michael J. Sandel – considerado o filósofo mais popular do mundo -, abriu as portas de sua sala de aula e de sua casa para apresentar o seu posicionamento acerca de temas que não se limitam a um único tempo ou espaço. Sandel mostrou preocupações sobre o crescimento de um mercado que não apresenta limites morais; comentou sobre a importância da filosofia e dos espaços universitários para se debater política, sobretudo em tempos de extremismos e polarizações partidárias; e criticou as políticas de funcionamento de grandes empresas, como o Facebook, que, de acordo com Sandel, têm influência direta na democracia.
Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini

‘Seja amigo de um morador de rua’ propõe padre Júlio Lancellotti
Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa, se reuniram para receber uma visita especial: o padre Júlio Lancellotti.